Um dos vegetais mais comuns e populares são os pepinos. Muitos produtores de vegetais os cultivam em suas roças. Existem várias maneiras de cultivar este vegetal. No entanto, na maioria das vezes, ao cultivar pepinos, são usadas as chamadas treliças. Este dispositivo é instalado no canteiro do jardim e arbustos são amarrados a ele. Antes de cultivar vegetais, você precisa descobrir como fazer uma treliça de pepino com as próprias mãos.
Vantagens de design
Apoiar os pepinos simplifica muito o seu cultivo e melhora o rendimento.Se os arbustos estiverem amarrados à estrutura, praticamente não terão contato com o solo e não poderão se infectar com esporos infecciosos presentes no solo.
Você pode usar suportes para pepinos em terreno aberto e em estufas. As principais vantagens de seu uso incluem o seguinte:
- O uso de treliça para pepinos economiza várias vezes a área de terreno utilizada. Uma cama com suporte para pepino ocupa muito menos espaço. Ao mesmo tempo, às vezes contém ainda mais arbustos do que durante o cultivo convencional.
- Com a ajuda de tal dispositivo, o risco de doenças é reduzido. Durante o cultivo, o contato das folhas e caules com o solo é minimizado. É graças a isso que a probabilidade de oídio ou peronosporose é reduzida.
- Usando um suporte para pepinos, você pode acelerar o período de cultivo. Todos os pepinos amarrados recebem muito mais calor e luz, graças a isso os arbustos se desenvolvem muito mais rápido.
- O uso de suportes para pés de pepino aumenta o rendimento. Muitos jardineiros que cultivam pepinos usando esse método afirmam que conseguem colher mais de 50 kg de frutas em 3-4 metros quadrados.
- As plantas com azulejos são muito mais fáceis de cuidar. Quando o caule começa a tecer, o processamento e a colheita são bastante simplificados.
Como fazer uma treliça de ferro
Muitos produtores de vegetais usam estruturas metálicas para cultivar pepinos. Para fazer uma treliça para pepinos com as próprias mãos, você terá que fazer desenhos com medidas com antecedência e preparar as seguintes ferramentas e materiais:
- arame;
- pá;
- martelo;
- faca afiada;
- máquina de solda;
- fio ou mangueira forte;
- roleta;
- várias estacas de ferro;
- dois suportes de metal, cuja altura deve ser de cerca de dois metros.
Para criar um suporte a partir de materiais improvisados, é necessário transferir todas as ferramentas preparadas para uma estufa ou horta. Em seguida, postes de ferro são cravados no canteiro com pepinos plantados. Devem ser cavados 40-50 cm no solo para que no futuro a estrutura criada seja forte e estável. Na instalação dos pilares são feitos furos de 20 a 30 cm de profundidade, neles são colocados os pilares, que são cravados no solo mais 20 cm com um martelo, depois todos os furos são preenchidos com terra e bem compactados.
Quando todas as colunas para amarrar pepinos estiverem instaladas, uma barra transversal especial pode ser colocada sobre elas. Ele é fixado com parafusos ou soldagem. Além disso, é necessário instalar estacas de ferro ao longo dos canteiros. Eles devem estar localizados a uma distância de 20 a 30 cm um do outro.
Na fase final da confecção da treliça, o barbante é esticado na dacha. Para fazer isso, amarre um barbante na última estaca e puxe-o para cima. Ele é amarrado à barra transversal e depois baixado até a estaca, que fica no lado oposto. Este procedimento deve ser repetido com cada estaca localizada no local.
Alguns produtores de vegetais usam arame de ferro em vez de barbante para criar uma rede-liga. Isso permite uma estrutura mais durável.
Quando os pepinos crescerem e começarem a enrolar, a treliça resultante parecerá uma cabana ou outro abrigo semelhante.
Como fazer uma treliça de madeira corretamente
Alguns jardineiros fazem suportes de madeira para pés de pepino. Para fazer um suporte para pepinos em uma estufa de policarbonato ou fora dela, você precisa preparar:
- pá de baioneta;
- unhas;
- divisão de perna;
- arame;
- 3-4 travessas de madeira com pelo menos 90 cm de comprimento;
- 3-4 blocos de madeira com cerca de três metros de comprimento;
- barra com 3-4 metros de comprimento.
A tecnologia para instalar essa treliça para pepinos é bastante simples. Primeiro você precisa preparar a área onde ficará a moldura. São criados três buracos profundos a uma distância de 2 a 3 metros um do outro, nos quais serão cavados pilares de madeira. Em cada um dos furos feitos, na posição vertical, são colocadas barras. Eles são cravados no solo com um martelo e cobertos com terra. Depois disso, uma barra transversal é fixada em cada bloco para que o suporte resultante se assemelhe a um dossel em forma de T.
As estruturas em forma de T resultantes devem ser conectadas. Para fazer isso, uma tira larga é fixada neles com pregos. Depois disso, a moldura para amarrar pepinos trepadeiras estará pronta. Um fio metálico deve ser preso às barras horizontais. Para isso, uma parte dela é fixada na barra mais externa e se estende ao longo da fileira até a barra mais externa, localizada do outro lado da cama. Alguns horticultores esticam não um, mas vários fios ao mesmo tempo para que os arbustos sejam melhor trançados. Depois de instalados todos os fios, é preso a eles um barbante, com o qual se cria uma treliça para amarrar os arbustos.
Treliça feita com rodas de bicicleta
Às vezes, estruturas de suporte que lembram uma cabana ou têm o formato de uma cabana são criadas com pneus de bicicleta. Para criar este design você precisará dos seguintes materiais:
- dois aros de bicicleta;
- fio com cordão;
- faca;
- pá;
- acessórios com 2 a 3 metros de comprimento;
- 5-10 tijolos.
Para saber mais sobre a maneira mais simples de criar esse suporte, você precisa se familiarizar com o processo de sua fabricação. Primeiro você precisa preparar as jantes.Durante o preparo, você deve se livrar de todas as agulhas de tricô, pois elas não serão necessárias. Em seguida, é feito um canteiro na área que futuramente será plantada com pepino. Sua largura deve ser 20 cm maior que o diâmetro da roda.
No centro do canteiro criado é feito um pequeno furo, cuja profundidade deve ser de cerca de 40 cm, onde é cavado vergalhão, após o qual o buraco é preenchido com terra e bem compactado. Para maior confiabilidade, você pode cavar vários tijolos nas laterais da haste.
Depois disso, o primeiro aro passa pela armadura e fica no chão. Em seguida, um segundo aro é preso ao topo com arame. O resultado será uma estrutura que consistirá em reforço, em cujas bordas existem aros de bicicleta. Agora você pode começar a anexar o tópico. Ele é passado pelos orifícios dos raios da borda inferior e fixado na borda superior.
Este procedimento é repetido cerca de 20-30 vezes até que haja furos livres para as agulhas de tricô.
Quando o suporte for criado, podem ser plantadas mudas jovens de pepino. No verão, os arbustos maduros sobem muito melhor e um suporte coberto de pepinos ficará muito parecido com um armário.
Como amarrar pepinos
Amarrar pepinos com efeito de estufa a uma treliça é bastante simples. Para isso, recomenda-se a utilização de tiras de tecido de 3 a 5 cm de largura.Se amarrar as hastes em suportes com fios ou arame comuns, as buchas podem ser danificadas acidentalmente.
Cordas de fixação adicionais são frequentemente usadas quando os arbustos jovens ainda não estão tecendo por conta própria. Neste caso, o caule é amarrado ao fundo da treliça por meio de uma tira de tecido amarrada sob a segunda ou primeira folha. Com o tempo, eles começarão a se prender sozinhos e as cordas não serão mais necessárias.
Conclusão
Muitas vezes, no cultivo de pepinos, utiliza-se uma pérgula ou outros suportes de treliça. Para defender os pepinos, você precisa se familiarizar mais com os recursos de criação de treliças.