Os pepinos são um dos vegetais mais comuns cultivados por quase todos os produtores de vegetais. Não é segredo que o pepino é uma cultura exigente e por isso é necessário criar as condições mais adequadas para o seu cultivo. Para garantir um microclima ideal, muitos jardineiros criam eles próprios estufas. Portanto, antes de cultivar uma verdura, você precisa se familiarizar em como fazer uma estufa para pepinos com as próprias mãos.
- Vale a pena fazer você mesmo uma estufa?
- Tipos de designs
- Em forma de arco
- Móvel de madeira
- Simples de madeira
- Ferro
- De quadros
- Como fazer uma estufa de madeira
- Criando um wireframe
- Instalação de moldura
- Instalação de policarbonato
- Instalação de filme
- Como construir uma estufa para pepinos a partir de molduras
- Criando uma trincheira
- Enchendo a trincheira
- Criando um wireframe
- Instalação de moldura
- Mini estufa
- Conclusão
Vale a pena fazer você mesmo uma estufa?
Alguns produtores de vegetais não têm certeza se devem fazer uma estufa para pepinos com as próprias mãos a partir de materiais improvisados. Afinal, nas lojas você pode adquirir estruturas prontas que só precisam ser instaladas no local onde serão cultivados os pepinos. No entanto, alguns produtores de vegetais ainda preferem fazer tudo sozinhos.
É claro que a borragem comprada evita que uma pessoa tenha a maior parte do incômodo associado à construção de uma estufa por conta própria. Nesse caso, você não precisará perder tempo com cálculos, comprando as ferramentas necessárias e montando a estrutura. No entanto, as estufas adquiridas têm uma séria desvantagem - tamanhos fixos. Depois de adquirir uma estrutura, você não poderá alterar sua forma e tamanho sozinho.
Se você fizer uma estufa para pepinos de policarbonato com suas próprias mãos, poderá fazê-la no formato e tamanho desejados. É por isso que algumas pessoas ainda preferem fazer tudo sozinhas. Porém, antes de criar uma estufa caseira para pepinos, você deverá se familiarizar com as características de sua fabricação.
Tipos de designs
Recomenda-se familiarizar-se com antecedência com os projetos de estufas para pepinos existentes. Existem vários designs de estufa mais comuns.
Em forma de arco
Na maioria das vezes, nos terrenos dos jardineiros, há uma estufa em forma de arco. Durante a sua instalação no local, será necessário instalar cinco arcos feitos de tubos de polipropileno ou ferragens a uma distância de 0,5 m entre si. Então eles são cobertos com material de cobertura.
Existe outra opção para fazer estufas em forma de arco.Sua moldura pode ser feita de tábuas, às quais será conectada uma moldura em forma de arco. Alguns jardineiros usam ripas horizontais para fortalecer toda a estrutura.
Esta borragem tem uma grande vantagem: pode ser movida para uma sala quente no inverno e levada novamente para o jardim na primavera.
Móvel de madeira
Se houver muito excesso de madeira em sua dacha, você poderá construir uma estufa com madeira. A partir deste material você pode fazer uma estufa fácil de instalar e conveniente, que, se necessário, pode ser facilmente movida para outro local. Muitos jardineiros usam produtos de madeira no início da primavera ou inverno, quando o solo não está completamente descongelado e ainda é difícil inserir arcos nele.
Durante a fabricação da estufa, são feitas pequenas grades com blocos de madeira colhida. Em seguida, é criada a partir deles uma moldura na qual será fixado o material de cobertura.
Simples de madeira
Uma estufa vertical simples para pepinos com as próprias mãos é feita de tábuas ou pequenos blocos de madeira. Primeiro, a base é construída com tábuas e uma moldura é feita de barras. Depois disso, toda a estrutura é recoberta por uma película espessa e revestida com policarbonato. Essa estufa de madeira pode ter tamanhos diferentes. Se não houver muito espaço livre no jardim, pode-se fazer uma pequena estrutura que pode ser instalada no quintal.
Ferro
Os produtos de metal são considerados os mais duráveis, por isso podem ser usados por várias temporadas para o cultivo de pepinos. Essas estufas são feitas de tubos ou cantos de metal. Todos os elementos são conectados entre si por soldagem ou parafusos.
De quadros
As estufas com caixilhos de janelas são feitas de resíduos de janelas que nunca serão usadas em nenhum outro lugar.As principais vantagens de tais estruturas são a facilidade de fabricação e a falta de custos de material.
Como fazer uma estufa de madeira
Para tornar confiável uma estufa de madeira para pepinos, você precisa entender o processo de sua fabricação. O processo de sua criação consiste em várias etapas sucessivas.
Criando um wireframe
Na fase inicial de construção, é criada a moldura da estrutura. Antes de sua fabricação são determinadas a altura da estufa e suas dimensões. Para pepinos, recomenda-se fazer uma estufa com dimensões de 2 x 1 m.Depois de determinar a altura da estufa para pepinos, pode-se começar a trabalhar. Primeiro, o design da moldura inferior é pensado. Deve ser confeccionado a partir de barras com dimensões de 40 x 40 mm. Para sua fixação são criadas pequenas ranhuras especiais, que durante a conexão serão alinhadas e fixadas com parafusos auto-roscantes.
As prateleiras laterais também são feitas de um bloco de madeira de 40 x 50 mm. Eles são fixados à moldura inferior previamente criada por meio de parafusos e cantos de metal. Para resistência estrutural, são adicionados postes intermediários.
Instalação de moldura
A moldura fabricada deve ser instalada na base. Para preparar a base de uma estrutura de estufa, é necessário eliminar a camada superior do solo. Depois disso, a área é coberta com uma camada de areia com cerca de 5 a 10 cm de espessura.
Tábuas de madeira são colocadas na areia e fixadas com cantos de construção. A estrutura é montada no topo das placas dispostas. Depois de tudo instalado, as superfícies de madeira deverão ser tratadas com um anti-séptico.
Instalação de policarbonato
Após a instalação da moldura, o abrigo é revestido com policarbonato. Está instalado em todas as paredes da estrutura.Porém, se a estufa estiver localizada perto de uma parede, a parte traseira pode ser forrada com compensado ou tábuas.
Antes da instalação, o material deve ser cortado de forma que suas dimensões correspondam às dimensões das paredes. Para fazer isso, você pode usar uma serra para metal ou um quebra-cabeças especial. O policarbonato é fixado às paredes por meio de parafusos auto-roscantes.
Instalação de filme
Por último, o topo da estrutura é coberto com filme. Antes da instalação, o material deve ser cortado de forma que suas dimensões correspondam à largura e ao comprimento da estrutura da estufa. O filme cortado é colocado no topo da estrutura e pressionado contra ela com um pequeno bloco de madeira, que é fixado à moldura com parafusos auto-roscantes.
Como construir uma estufa para pepinos a partir de molduras
Uma estufa para o cultivo de pepinos é feita com molduras antigas, caso você precise plantar variedades precoces no inverno. Para fazer isso, a estrutura é isolada e cavada no solo.
Criando uma trincheira
Recomenda-se preparar a vala no início da primavera, quando toda a neve tiver derretido e a camada superior do solo estiver completamente descongelada. Para instalar uma estufa basta um buraco com cerca de 100 cm de largura e 50 cm de comprimento. Se a vala for feita em área com solo solto, deverá ser reforçada com tábuas.
Enchendo a trincheira
O fertilizante deve ser adicionado imediatamente à vala criada. Para isso, adiciona-se palha misturada com esterco. Então tudo isso é coberto com terra e bem misturado. Uma fina camada de palha é espalhada novamente por cima, o que impedirá o crescimento de ervas daninhas na vala.
Criando um wireframe
A moldura da estrutura é em tijolo vermelho, ardósia ou madeira. No entanto, na maioria das vezes são utilizadas vigas de madeira grossas para isso. Eles estão conectados entre si de forma a formar uma estufa triangular.As paredes externas da estufa são polvilhadas com uma pequena quantidade de palha ou turfa para melhorar o isolamento térmico. Algumas pessoas usam palha comprimida para reduzir o estresse nas esquadrias das janelas.
Instalação de moldura
A moldura preparada é coberta por cima com molduras de janela desnecessárias. Se forem instalados sobre uma estrutura de madeira, podem ser utilizadas dobradiças de portas ou janelas durante a fixação. Isso permitirá ventilar periodicamente a estufa com pepinos.
Mini estufa
Em jardins com pouco espaço livre, pode-se instalar uma mini estufa. Primeiro você precisa marcar a área onde ficará a estrutura. Em seguida, é feito um pequeno furo onde será instalada a estufa. Sua profundidade não deve ultrapassar 30-40 cm, mas alguns a tornam menor. Colunas de madeira com 70-80 cm de altura são instaladas nos cantos da vala escavada.
O fundo da cova é coberto com malha e geotecido especial para proteger os pepinos de ervas daninhas e roedores. Depois disso, é feita a moldura da estufa. A versão mais simples da moldura é um telhado de duas águas coberto com filme plástico comum. A moldura é então fixada às colunas instaladas anteriormente.
Conclusão
Muitos produtores de vegetais querem agradar seus convidados com pepinos frescos na mesa na primavera. Para obter uma colheita de pepinos no início da primavera, é necessário cultivá-los em estufas especiais. Fazer você mesmo essa estrutura é bastante simples. Para isso, basta selecionar o tipo de estrutura desejada e familiarizar-se com sua fabricação.