As vacas devem ter um sistema de digestão saudável para mantê-las saudáveis. Mas muitas vezes ocorrem distúrbios e outros problemas. Estômago de vaca pode parar de funcionar, isso acontece por vários motivos. Vejamos o que pode ser feito se uma vaca tiver problemas de estômago, as causas e sintomas dessa condição, métodos de diagnóstico e tratamento e como evitá-los no futuro.
Causas da parada gástrica
As vacas, como todos os herbívoros, apresentam problemas digestivos com bastante frequência.Muitas vezes, isso se deve a erros na alimentação do gado: ao consumir alimentos de baixa qualidade, frios ou, inversamente, alimentos quentes e úmidos. O gado não é muito exigente e pode comer quase tudo o que lhe é dado, até mesmo objetos não comestíveis que caem na boca com a comida no pasto ou no comedouro.
O jejum pode levar à parada gástrica, após a qual o animal começa a comer avidamente o alimento oferecido, enche o estômago e seu trabalho é interrompido. Legumes grandes e não cortados e raízes que entram no rúmen também podem causar sua parada. Objetos estranhos, como pedras e ossos, podem interromper seu funcionamento. Quando ficam presos no esôfago, eles o bloqueiam. Os bezerros, especialmente os pequenos, podem sentir cólicas estomacais devido ao medo. O espasmo do esôfago pode ocorrer devido a traumas em suas paredes, devido a doenças tumorais - tuberculose ou leucemia.
A digestão pode parar devido ao bloqueio do livro. A patologia é caracterizada pela obstrução dessa parte do estômago do gado para alimentação devido ao seu preenchimento com componentes sólidos da ração, areia e terra, consumidos pela vaca junto com a ração. Eles não passam pelo trato digestivo e secam.
A perturbação é provocada pelo pastoreio prolongado do gado em pastagens com má composição vegetal, alimentação com resíduos de grãos entupidos, palha, grandes quantidades de grãos integrais, cascas de milheto, aveia e algodão. Areia e terra vão para o estômago pelo fato de as vacas a pasto comerem, exceto capim, e terra - por falta de sal e elementos minerais na ração.
A atonia de livros ocorre em bovinos que levam um estilo de vida sedentário, vivem em baias e raramente saem para passear.A patologia também é típica de animais com doenças crônicas do proventrículo, e também ocorre em vacas prenhes no meio da gestação.
Sintomas e sinais
Se o estômago não estiver funcionando, será visível imediatamente. Em um animal adulto ou bezerro, o arroto desaparece, não há chiclete e ele se recusa a comer. Ele fica parado com a cabeça baixa, a boca ligeiramente aberta e as mandíbulas em movimento. A vaca se abana com o rabo, respira pesadamente, com falta de ar e pode tossir. Aparecem nervosismo e ansiedade e a produtividade diminui drasticamente. A temperatura aumenta, o pulso acelera, a intensidade do peristaltismo do abomaso e do trato intestinal diminui. O animal pode sentir dor, grunhir, gemer e ranger os dentes.
Quando envenenadas, as vacas apresentam vômitos, falta de ar, secreção de muco pelo nariz, a esclera fica amarela e a coordenação dos movimentos pode ser prejudicada.
Métodos de diagnóstico
O problema é diagnosticado pelos sinais clínicos, pelo fato do animal se recusar a comer e não haver sinais de atividade digestiva. É preciso levar em consideração o que o animal comeu antes de o estômago parar, se poderia ter sido envenenado.
Como colocar estômago em uma vaca
Existem vários métodos para tratar o distúrbio. Dependendo da causa, utiliza-se terapia medicamentosa, cirurgia e remoção mecânica do objeto. Os métodos tradicionais de tratamento também são eficazes neste caso.
Removendo um corpo estranho
Se um objeto estiver preso no esôfago ao seu alcance, ele poderá ser removido manualmente. Primeiro você precisa amarrar ou conter o animal para que ele não se mova. Para evitar que a vaca feche a mandíbula, coloque uma cunha entre os dentes, enrole a mão em uma toalha e jogue-a garganta abaixo.Remova o objeto preso.
Às vezes esse método também ajuda: é preciso puxar a língua do animal para induzir o vômito. Dessa forma ele consegue se libertar do objeto irritante.
Se isso não puder ser feito, o objeto pode ser empurrado para dentro usando uma sonda especial. Para garantir que passe livremente, antes de iniciar o procedimento, é necessário colocar 0,5 litro de óleo vegetal na garganta do animal. Para que a sonda funcione de forma eficaz, recomenda-se enchê-la com água, o que empurrará o objeto para dentro.
Tratamento medicamentoso
Se o seu estômago ficar perturbado devido à superalimentação ou a alimentos grandes, são necessários medicamentos. Além disso, devem entrar rapidamente no corpo da vaca, pois interromper a digestão traz não só desconforto, mas também danos ao animal.
Para fazer o estômago funcionar, a vaca ou bezerro é injetado por via intramuscular com antiespasmódicos, por exemplo, No-Shpu, Sulfocamphoin e Oxetetraciclina. Ao mesmo tempo, a cicatriz é massageada na região da fossa faminta, movimentos ativos estimulam o funcionamento de todos os órgãos digestivos.
Intervenção cirúrgica
Se os métodos anteriores que podem ser usados para tratar vacas não derem resultado, o objeto permanecer no esôfago, a vaca precisará ser operada. O esôfago do animal é aberto e o objeto estranho é removido.
Remédios populares
Em casa, você pode dar salmoura a um bezerro ou vaca com vegetais em conserva ou salgados. Contém muitos sais, vitaminas e ácidos, necessários para a atividade digestiva normal dos ruminantes.Pode-se dar água mineral ou solução de ácido láctico, tintura de heléboro diluída em 0,5 litro de água.
Outra forma: dissolva 100 g de fermento em um copo d'água e deixe agir por meia hora. Em seguida, adicione 0,2 litros de vodka e 100 g de açúcar. Deve sair um total de 1 litro da mistura, se o volume for insuficiente é necessário adicionar água. O líquido é derramado na garganta da vaca 2 vezes ao dia, e isso continua por vários dias seguidos. Em casa, utiliza-se uma decocção de ervas medicinais: erva de São João, linhaça, folhas de mil-folhas. Eles também são administrados 2 vezes ao dia.
Nutrição depois que o estômago começa
Quando o estômago estiver iniciado, a vaca deve ser mantida em dieta de fome por um dia, recebendo apenas água. Em seguida, dê-lhe grama fresca e seca ou feno bom. Você pode alimentar com purê de farelo líquido. Durante as primeiras 24 horas, o animal será beneficiado com uma massagem abdominal. Isso é necessário para que o estômago não pare. Uma vaca deve beber bastante. Passeie o gado apenas em uma área ou pasto livre de objetos estranhos.
Prevenção do problema
Para que o estômago não pare e funcione de forma estável, é preciso alimentar a vaca corretamente. Não atrase a alimentação para que o animal não sinta fome. Dê bastante água. Os alimentos devem ser sempre frescos, a qualidade dos produtos é de suma importância. Você não pode alimentar feno e palha velhos, mofados ou podres, e não pode colocar essa palha na cama. Pique os legumes e as raízes o mais fino possível, sem necessidade de ralar, basta cortá-los com uma faca. Descasque as espigas de milho das folhas e descasque os grãos.
A dieta do gado deve ser sempre equilibrada. Isso significa que ao longo do dia o gado deve receber capim ou feno, ração líquida, silagem, ração e pré-misturas.Portanto, é necessário adotar uma abordagem responsável na preparação e preservação da ração, rejeitar produtos estragados já na fase de aquisição e separá-los durante o armazenamento. Beba a quantidade necessária de água, principalmente no inverno, quando os animais comem ração seca.
O exercício diário é obrigatório para as vacas. Quando se movimentam, ocorre uma suave massagem natural nos órgãos digestivos, que protege o gado de problemas digestivos.
A interrupção dos processos digestivos nas vacas pode acontecer por vários motivos, muitas vezes o próprio proprietário é o culpado pela violação. Com base nos sinais característicos, essa condição pode ser estabelecida em casa. Em casos leves, você também pode ajudar seu animal em casa. É importante fornecer assistência na hora certa. Em casos avançados, sem tratamento, a vaca pode morrer.