Se as vacas salivarem excessivamente, os agricultores devem tomar medidas imediatas contactando um veterinário. Este problema muitas vezes sinaliza o desenvolvimento de algum tipo de doença no gado. O excesso de saliva e espuma na boca de ruminantes pode estar associado a disfunção gastrointestinal ou inflamação. Para descobrir por que uma vaca baba muito e como lidar com isso, você precisa identificar a causa e eliminá-la.
Especificidades da salivação em bovinos
Uma vez na cavidade oral, o alimento é misturado à saliva, que é produzida pelas glândulas sublinguais, parótidas, submandibulares e pequenas glândulas da membrana mucosa. A saliva é um líquido incolor com efeito antimicrobiano. Sua liberação é uma reação reflexa complexa regulada pelo sistema nervoso central.
Nos bovinos, as glândulas parótidas secretam constantemente, enquanto as glândulas submandibulares e sublinguais produzem saliva apenas durante a alimentação e durante a ruminação. A salivação é necessária para fornecer fluido aos microrganismos e regular o equilíbrio ácido-base. A saliva umedece os alimentos durante a mastigação e ajuda na deglutição. Com sua ajuda, o equilíbrio ideal da água é mantido e ocorrem processos de absorção. A saliva desempenha função protetora em caso de intoxicação e participa de processos metabólicos.
A ingestão de alimentos com alto teor de ácidos orgânicos no corpo do animal leva à salivação abundante. O aumento da pressão ruminal interna também aumenta a produção de saliva. A intensidade de sua manifestação é influenciada pelo estado fisiológico do ruminante.
Por que e o que fazer se uma vaca estiver babando?
A razão para esta manifestação pode ser processos negativos que ocorrem no corpo do ruminante. Os agricultores monitoram o estado de suas vacas e procuram ajuda de um veterinário, que determina as causas da doença.
Estomatite
A causa da inflamação pode ser:
- comer comida quente;
- consumo de vegetação pontiaguda e espinhosa;
- lesões na boca.
Os sinais de estomatite costumam ficar ocultos, tornando difícil para o criador de gado determinar por que um ruminante está espumando pela boca. O primeiro sinal é que a vaca come seletivamente, preferindo alimentos macios. Ao examinar a cavidade oral, você pode notar inchaço, ressecamento e cianose da membrana mucosa. O desenvolvimento da doença é provocado pelo acúmulo de muco viscoso na boca do animal, que escorre.
Para prevenir a ocorrência de estomatite, a vaca fica protegida de comer vegetação espinhosa, pontiaguda e venenosa. Durante o tratamento, o veterinário prescreve uma dieta que inclui: vegetais cozidos, silagem fresca, feno de prado. A cavidade oral é enxaguada periodicamente com solução de refrigerante.
Envenenamento
Os animais que pastam nos prados correm o risco de envenenamento grave por plantas venenosas, bem como por grama que foi tratada com pesticidas. Após consumir substâncias tóxicas ou grama, o animal apresenta os primeiros sinais de envenenamento:
- vomitar;
- diarréia;
- aumento da salivação;
- pupilas dilatadas;
- respiração rápida.
Para evitar o risco de intoxicação, os animais são procurados em local ideal para pastoreio e alimentados com alimentos de boa qualidade. Quando aparecem os primeiros sinais de intoxicação, o animal recebe medicamentos e o estômago é lavado com solução de permanganato de potássio.
Timpania ruminal (inchaço)
O acúmulo de gases no estômago causa inchaço. Esta doença aparece após a ingestão de alimentos facilmente fermentados ou estragados.
A causa da condição patológica do animal pode ser uma obstrução intestinal ou uma doença infecciosa.
A vaca se comporta inquieta, há aumento do abdômen, a saliva flui abundantemente e a respiração acelera.Durante o tratamento, o veterinário utiliza uma sonda de gás para remover gases do corpo. O animal é colocado de forma que suas pernas fiquem mais altas que a cabeça. Com o inchaço, os medicamentos ajudam: “Ictiol”, “Timpanol”, “Kriolin”.
Trato gastrointestinal do Catar
O aparecimento da doença pode estar associado a:
- consumo de ração de baixa qualidade pelos animais;
- violação da dieta alimentar;
- inflamação dos dentes;
- condições insuficientes de detenção.
Há deterioração do estado da vaca, perda de apetite e letargia. Um odor desagradável sai da boca e ocorre salivação. Seguir uma dieta alimentar e melhorar as condições de vida ajudará a eliminar o risco de desenvolver a doença. Ao tratar um adulto, o óleo de mamona é administrado na quantidade de 500-600 gramas e um bezerro - 50-100 gramas.
Bloqueio esofágico
Quando os ruminantes consomem grandes pedaços de comida, o trato gastrointestinal é perturbado. O bloqueio pode ocorrer como resultado de doenças do sistema cardiovascular ou de outros órgãos importantes. O aparecimento da doença é acompanhado de mau hálito, grande quantidade de saliva e diarreia com secreção sanguinolenta. Quando esses sinais aparecem, o animal recebe uma dieta alimentar, com bastante líquido e óleo de mamona.
Entrada de corpo estranho na cavidade oral ou faringe
Se um objeto estranho for ingerido acidentalmente, o gado fica fraco e sua temperatura aumenta. Há uma forte secreção de saliva. Se um objeto estranho entrar, a vaca fica limitada em comida por um dia e recebe bastante água para beber. Após 24 horas, o gado recebe ração macia. Em casos excepcionais, o corpo estranho é removido cirurgicamente.
Para quaisquer sintomas, apenas um especialista experiente pode determinar a verdadeira causa do aumento da salivação.Portanto, aos primeiros sinais da doença, o agricultor precisa procurar ajuda de um veterinário, que irá prescrever o tratamento adequado.