O sucesso de um agricultor depende inteiramente da saúde dos seus animais e, para uma exploração agrícola, a vaca é fonte de bem-estar para toda a família. Assim como as pessoas, os animais e as vacas leiteiras em particular, são suscetíveis a diversas doenças, inclusive infecciosas. Contra doenças causadas por bactérias, é praticado o uso de tetraciclina para animais, que existe em diversas variações.
- Características das tetraciclinas
- Indicações de uso
- Variedades
- Oral
- "Biovit"
- "Terravetina"
- "Mepatar"
- "Doxiciclina"
- Externo
- "Spray de terramicina"
- Pomada para os olhos
- Pomada de tetraciclina
- Parenteral
- "Nitox"
- "Morfociclina"
- "Doxiciclina-200"
- Regras de aplicação
- Conselhos e recomendações de especialistas
- Posso beber leite enquanto uso antibióticos?
Características das tetraciclinas
Antibióticos do grupo das tetraciclinas são usados para destruir a maioria das bactérias gram-positivas e gram-negativas, incluindo Escherichia, Salmonella, estafilococos, estreptococos, bem como riquétsias e alguns tipos de micoplasmas. Deve-se ter em mente que os antibióticos são ineficazes contra vírus e infecções fúngicas, por isso só podem ser prescritos após a identificação das causas da doença e o diagnóstico.
Em alguns casos, rações contendo baixas doses de antibióticos são utilizadas na alimentação do gado para prevenir diversas doenças. Este método permite aliviar o gado do risco de infecção, mas tem um impacto negativo na qualidade da carne e dos laticínios. Em vários países, o método é proibido.
Os medicamentos vêm em diversas formas. O pó é usado para injeção, a partir dele são feitos comprimidos, pomadas e sprays de irrigação. Ao usar tetraciclina, a cor do esmalte dentário pode mudar. O gado pode ser abatido apenas 6 dias após terminar de tomar o medicamento. Se o animal foi abatido antes desse período, sua carcaça é utilizada para alimentação de animais peludos ou para produção de farinha de carne e ossos. Essa carne não deve ser usada como alimento para pessoas ou animais de estimação.
Indicações de uso
As tetraciclinas são utilizadas para tratar uma série de doenças infecciosas causadas por bactérias gram-positivas e gram-negativas que são sensíveis a estas substâncias. O agente destrói as ligações formadas entre o ribossomo e o RNA transportador.Isso causa a supressão da síntese protéica e leva à morte do patógeno.
A lista de patógenos contra os quais as tetraciclinas são eficazes inclui o seguinte:
- Escherichia.
- Salmonela.
- Estafilococos.
- Estreptococos.
- Rickettsia.
- Algumas variedades de micoplasmas.
- Pasteurela.
- Listeria.
- Micróbios do antraz.
- Leptospira.
- Clostridia e vários outros patógenos.
Proteas, uma proporção significativa de fungos, bactérias resistentes a ácidos, Pseudomonas aeruginosa e vírus são insensíveis às tetraciclinas ou apresentam baixa suscetibilidade.
Os medicamentos à base de tetraciclina são prescritos para doenças provocadas pelos patógenos listados, bem como para as seguintes doenças:
- Pneumonia.
- Mastite.
- Metrite.
- Erisipela.
- Gastroenterite.
- Lesões do trato urinário.
- Eczema, queimaduras e feridas de diversas origens, principalmente as infectadas.
- Doenças dos olhos, ouvidos, boca.
A tetraciclina não é prescrita para vacas grávidas devido aos efeitos negativos no feto. Além disso, os medicamentos podem causar alergias, incluindo choque anafilático em caso de hipersensibilidade a eles.
Variedades
Dependendo do método de uso, existem os seguintes tipos de medicamentos.
Oral
Esses antibióticos vêm em forma de comprimido e são administrados aos bezerros por via oral (oral). Eles se dissolvem no trato digestivo e são absorvidos pelo sangue, por isso esses medicamentos são frequentemente prescritos para doenças associadas a danos aos órgãos internos.
"Biovit"
A droga é um líquido de cultura seco no qual a clortetraciclina foi cultivada. Disponível em diversas versões: “Biovit-40”, “Biovit-80”, “Biovit-120”, que contêm, respectivamente, 40, 80 e 120 miligramas de tetraciclina e 4, 8 e 12 microgramas de vitamina B12. É um medicamento terapêutico e profilático administrado a bezerros e outros animais e aves quando há ameaça de infecção, principalmente quando os alojamentos estão lotados.
"Terravetina"
Um medicamento doméstico, do qual 1 grama contém 500 microgramas de cloridrato de oxitetraciclina. Fornecido em sacos plásticos de 250 gramas acondicionados em caixas de papelão. É prescrito para bezerros 20-40 miligramas 2-3 vezes ao dia na forma de solução em água.
"Mepatar"
É um análogo do Terravetin-500, produzido na Polônia, contendo 50 miligramas de oxitetraciclina em 1 grama do produto. Os bezerros recebem 40-60 miligramas do medicamento, que são divididos em 2 ou 3 doses, dissolvidas na água potável.
"Doxiciclina"
Este é um derivado semissintético da oxitetraciclina, um antibiótico de amplo espectro. Suprime a síntese de proteínas de patógenos. É caracterizado por absorção acelerada, quase totalmente absorvido pelo trato gastrointestinal e excretado na urina e no esterco. Tem a propriedade de se espalhar pelos tecidos e fluidos contidos no corpo. Em bovinos, a Doxiciclina (Vibramicina) é mais frequentemente usada para combater a brucelose.
Externo
Esses tipos de medicamentos são utilizados exclusivamente para o tratamento de lesões externas. Eles existem na forma de pomadas, emulsões ou aerossóis que formam uma fina película ou camada ativa no corpo.
"Spray de terramicina"
O produto aerossol é utilizado na medicina veterinária para tratar feridas, irritações de pele, eczema, bem como podridão de cascos, doenças de pele causadas por microrganismos sensíveis aos antibióticos tetraciclinas.
Pomada para os olhos
Este remédio é eficaz para conjuntivite bacteriana, blefarite e outras infecções oculares.A pomada é aplicada nas áreas afetadas e colocada atrás da pálpebra. Conteúdo de antibióticos – 1%.
Pomada de tetraciclina
Para o tratamento de eczema, lesões cutâneas infectadas, escoriações, feridas, supurações, furúnculos e queimaduras inflamadas, utiliza-se pomada de tetraciclina a 3%.
É distribuído em camada fina sobre a área afetada 1 a 2 vezes ao dia ou usado como curativo diariamente, até que os sinais de infecção desapareçam completamente e a ferida cicatrize.
Parenteral
Esse tipo de medicamento é destinado à administração por injeção, o que elimina a absorção pelo trato digestivo, acelerando a penetração do medicamento no sangue e na linfa.
"Nitox"
É o medicamento injetável veterinário mais utilizado, liberado em água, um líquido marrom, transparente e com leve grau de viscosidade. O Nitox-200 é fornecido às farmácias na forma de frascos de vidro de 20, 50 ou 100 mililitros.
"Morfociclina"
É uma preparação sintética de tetraciclina solúvel em água, usada para injeção intravenosa. Contém a partir de 600 UI (unidades de ação) de antibiótico em 1 grama do medicamento, diluído em solução de glicose a 5%, disponível em frascos de 0,1 e 0,15 gramas, administrado 1-2 vezes ao dia na proporção de 0,001-0,002 gramas por 1 quilograma de peso corporal.
"Doxiciclina-200"
O ingrediente ativo é o hiclato de doxiciclina na proporção de 200 miligramas por mililitro. Prescrito para bovinos de pequeno e grande porte, suínos para pneumonia, salmonelose, podridão dos cascos, pasteurelose, ceratoconjuntivite e uma série de outras infecções sensíveis às tetraciclinas.
Regras de aplicação
Ao usar qualquer antibiótico, incluindo tetraciclina, siga as instruções de uso.A contra-indicação de uso é reação alérgica e hipersensibilidade a esse grupo de medicamentos. A duração do tratamento, dosagem e forma do antibiótico e método de administração são selecionados pelo veterinário com base na idade e saúde do animal.
Conselhos e recomendações de especialistas
Os antibióticos são medicamentos graves que podem prejudicar o corpo ou ser benéficos. Eles podem curar infecções bacterianas perigosas que podem prejudicar a vaca e causar destruição em massa do rebanho. Ao mesmo tempo, os antibióticos, incluindo a tetraciclina, só podem ser usados conforme prescrito por um veterinário e somente se for impossível prescindir deles.
É arriscado e irresponsável prescrever medicamentos tão complexos aleatoriamente ou sem motivo.
Posso beber leite enquanto uso antibióticos?
Os antibióticos passam para o leite, por isso não são utilizados na alimentação humana ou na alimentação de bezerros durante o tratamento e por algum tempo após o término. O leite é ordenhado separadamente e descartado porque não presta. Após a conclusão do tratamento, as vacas podem ser ordenhadas e o leite pode ser utilizado para o fim a que se destina apenas se não forem detectados antibióticos nas amostras.