Os complexos de criação de gado coletam artificialmente esperma de touro para restaurar e aumentar a prole. Essa abordagem permite obter descendentes de alta qualidade, sendo que a ejaculação de um doador é suficiente para fertilizar várias fêmeas. Com a tecnologia de congelamento correta, o fluido seminal pode ser armazenado de 1 dia a vários anos.
Prós e contras da coleta de sêmen artificial
Os criadores de gado estão cada vez mais a recolher o seu próprio esperma, citando o facto de a inseminação artificial do gado ter uma série de vantagens.
Prós do procedimento:
- uma porção de esperma é suficiente para inseminar várias fêmeas;
- a população do rebanho é constantemente atualizada, não havendo necessidade de aquisição de novos reprodutores;
- Para a inseminação artificial, utiliza-se esperma puro, que não se tornará fonte de propagação de infecções sexualmente transmissíveis;
- a ejaculação é coletada apenas dos melhores doadores, o que melhora significativamente a composição reprodutiva do rebanho;
- Graças ao banco de fluido seminal é possível planejar o aparecimento organizado e simultâneo da prole. Isso torna muito mais conveniente cuidar de animais jovens.
Existem algumas desvantagens neste método de coleta de sêmen, mas são menores: é necessário equipar a sala e durante o trabalho será necessária a ajuda de um especialista qualificado.
Como tirar esperma de touros
Antes de prosseguir com a coleta do ejaculado, são realizados procedimentos especiais em relação ao touro. Conhecendo a natureza do doador, o pecuarista escolhe a forma de trazê-lo até o curral. A coleta é realizada somente após manipulações preparatórias.
Preparando o animal
Imediatamente antes do procedimento, o doador toma banho. É limpo, lavado com sabonete infantil e água morna, cuja temperatura deve estar entre +18...20˚С. O fluido seminal é coletado no máximo uma hora após a última refeição.
Para garantir que o reflexo sexual dos touros desperte e a coleta da ejaculação ocorra sem problemas, eles são conduzidos em círculo em fila.
Ao mesmo tempo, certifique-se de que o produtor que anda atrás não toque com o pênis na pele de outro animal. Tendo levado o touro à ereção máxima, ele é levado para o curral, previamente irradiado com lâmpadas fluorescentes.
O processo em si
Para gaiola use um boneco ou boneco.Algoritmo de ações:
- O técnico pecuário calça luvas e, em seguida, recebe um órgão vaginal artificial, que deve ser instalado em um ângulo de 30-35˚.
- Quando o doador sobe na máquina, o pênis é segurado pelo prepúcio e cuidadosamente inserido no funil vaginal.
- Após o empurrão, ocorre a ejaculação, o órgão artificial é retirado e enviado ao laboratório.
Entre as visitas para coleta dos testículos, o touro é caminhado por 15 a 20 minutos. Para evitar que o doador desenvolva um reflexo inibitório, é necessário alterar o local do procedimento e o manequim.
Como avaliar a qualidade?
A ejaculação resultante é examinada quanto à presença de espermatozóides vivos. A melhor opção é 1 bilhão de unidades por 1 ml, com pelo menos 90% delas realizando movimentos de translação retilíneos.
Volume
O volume nominal normal de espermatozóides é de 4-5 ml. Se um touro produz menos sementes por vez, é necessário reconsiderar sua dieta e condições de alojamento, e não atribuir tudo a reflexos prejudicados durante a ejaculação.
Cor
A pesquisa é realizada em uma sala bem iluminada. O esperma de alta qualidade deve ser branco com uma tonalidade amarela. Se o fluido seminal apresentar manchas rosa ou vermelhas, o sangue entrou na ejaculação. Uma tonalidade amarela indica que a urina penetrou; verde indica secreção purulenta.
Consistência
A semente tem consistência normal, homogênea e tem espessura semelhante a creme. Se forem encontradas impurezas ou flocos no sêmen, o fluido seminal é de baixa qualidade.
Cheiro
Quando o líquido “cheira” com um aroma pútrido, significa que estão ocorrendo processos patogênicos nos órgãos genitais. A ejaculação de um animal saudável praticamente não tem odor. Em alguns casos, o sêmen pode cheirar a leite recém-ordenhado, o que é normal.
Como armazenar sementes?
Após a coleta do esperma, ele é armazenado reduzindo os processos metabólicos do esperma. Isso permite aumentar a vida útil da ejaculação para fertilização.
Por um curto período de tempo
Para armazenamento de curto prazo do biomaterial, são utilizados diluentes de gema, que aumentam a resistência dos espermatozoides aos choques térmicos. Componentes incluídos no produto de preservação de esperma:
Nutriente | Quantidade |
Glicose anidra médica, g | 30 |
Água purificada, ml | 1000 |
Gema de ovo de galinha, ml | 200 |
Citrato de sódio, g | 14 |
Durante o armazenamento da ejaculação, as mudanças de temperatura devem ser insignificantes. Portanto, a semente é colocada em uma garrafa térmica ou geladeira especial. O esperma diluído é embalado em pequenos frascos (ampolas, tubos de ensaio), enchendo-os até o topo. Isso é necessário para que a ejaculação não se solte durante o transporte.
O recipiente com esperma é acondicionado em espuma de borracha ou envolto em algodão, colocado em um saco plástico bem fechado. Depois disso, resfrie a uma temperatura de 2...4 ˚С.
O material da semente preservado por este método é utilizado em 24 horas. Após esse período de tempo, a capacidade fertilizante dos espermatozoides cai drasticamente.
Armazenamento de longo prazo
Hoje em dia, é mais utilizado o congelamento do ejaculado em baixa temperatura, no qual ele pode ser armazenado por muito tempo em nitrogênio líquido. Este método permite preservar a capacidade fertilizante dos espermatozoides por vários meses (anos). Outra vantagem é que você pode criar um grande suprimento de biomaterial.
Com o método de congelamento com nitrogênio, é obrigatória a adesão a um regime rigoroso. Flutuações de temperatura acima de -150 ˚С são inaceitáveis.Ampolas ou grânulos com produtos de esperma são colocados em recipientes fixos localizados em depósitos especiais.