O leite de vaca consiste em gorduras, carboidratos, minerais, vitaminas e água. A umidade ocupa mais de 80% da composição total do leite. Uma vaca que recebe água suficiente apresenta alta produtividade. A quantidade de água que uma vaca bebe por dia é calculada com base em vários fatores. Se faltar líquido, o animal adoece. Se um animal perder mais de 20% de sua umidade, ele morre. É necessário garantir o livre acesso à umidade para que o nível de produção de leite não diminua.
O papel da água no corpo dos animais
Um elemento importante para o funcionamento normal de qualquer mamífero é a água. Sua composição no corpo de qualquer animal é de cerca de 60%. Células, plasma e todos os tecidos contêm fluido. A principal forma de o líquido entrar no corpo da vaca é através da ingestão de alimentos. A pele, os músculos e o tecido conjuntivo acumulam água durante todo o dia.
Funções da água para mamíferos:
- Transporte. A água ajuda a distribuir microelementos e substâncias benéficas por todo o corpo.
- Solvente. O líquido ajuda o corpo a se livrar de substâncias nocivas.
- Normalização do nível ideal de oxigênio e pressão do animal.
- Regulador de temperatura corporal.
Quando há falta de água nos mamíferos, observa-se o seguinte:
- fraqueza;
- cardiopalmo;
- a viscosidade do sangue aumenta;
- a temperatura corporal aumenta;
- o apetite diminui;
- o metabolismo é perturbado;
- o sistema nervoso está excitado;
- A produção de leite diminui.
Quanta água uma vaca precisa por dia?
Quanto um animal bebe por dia deve ser monitorado cuidadosamente. Para calcular o valor necessário, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:
- dieta geral;
- temperatura ambiente do ar no pasto e no celeiro;
- nível de umidade;
- condição física do animal;
- fase de lactação.
A dose diária é de 100-110 litros. A quantidade mínima é de 70 litros. Se uma vaca come comida seca, é necessário mais líquido. O cálculo é o seguinte: 4-6 litros de água por 1 quilograma de alimento seco. Ervas e vegetais suculentos reduzem o nível de consumo, o clima quente e a fase ativa da lactação aumentam-no.
A água deve ser limpa e fresca. O acesso 24 horas a bebedouros ajuda o animal a regular de forma independente o metabolismo da água.Se possível, a área onde os animais pastam deve ser equipada com bebedouros automáticos. Uma vaca deve beber 3-4 vezes ao dia. A água dos bebedouros é trocada regularmente.
Como treinar um animal para beber água fria
As vacas podem beber líquidos cuja temperatura não seja inferior a 10 graus. A temperatura ideal da água potável é de 15 a 17 graus. Isso economiza energia animal. É utilizado para produzir leite e não para aquecer água fria. Ao beber água muito fria, as vacas apresentam problemas no sistema digestivo e o funcionamento normal do estômago é perturbado. Eles se recusam a beber, o que prejudica o corpo.
Características de rega após o parto
Após o parto, a vaca precisa de bastante água morna para se recuperar e iniciar a lactação. A vaca precisa beber água morna com sal 30-50 minutos após o nascimento. Água salgada é necessária somente após o parto, não há necessidade de adicionar sal posteriormente. A temperatura recomendada da água é de pelo menos 25 graus. Para fortalecer o corpo, recomenda-se preparar purê com aditivos especiais. Adicione um quilo de farelo de trigo e 100 gramas de sal à água morna, você pode adicionar uma pequena quantidade de aveia.
Antes de cada ordenha, a vaca deve beber. A exceção é um úbere inchado e inflamado. Para aliviar a inflamação, o úbere é massageado e o animal é ordenhado com mais frequência. A primeira ordenha é feita uma hora após o parto.
Possíveis problemas e suas soluções
Burenka consegue controlar a quantidade de líquido que bebe quando está com sede. Para fazer isso, a água deve estar disponível gratuitamente.Se uma vaca começar a recusar água, isso é motivo de preocupação.
Razões para recusar água
As principais razões para recusar água são as seguintes:
- bebedouro inconveniente e de difícil acesso;
- beber muito frio;
- a água não é doce ou tem odor desagradável;
- problemas de estômago ou está entupido.
Se a água for fresca, limpa, não fria, tiver acesso normal e o animal beber pouco, o sistema digestivo fica perturbado. Se você tiver outros sintomas, entre em contato com seu veterinário. Uma vaca saudável que não quer beber tem arenque lubrificado nos lábios. Os especialistas recomendam adicionar sal aos alimentos. Esses métodos ajudam a induzir a sede. Se você seguir todas as recomendações, a vaca produzirá regularmente muito leite. E a saúde dela não será uma preocupação.