Nas condições modernas, um criador de gado precisa conhecer a anatomia básica de seus animais para compreender as características e a oportunidade de seu desenvolvimento. Essas informações ajudam a melhorar os cuidados com os animais e a detectar prontamente doenças ou deformidades congênitas. Os padrões de modificação do crânio do bezerro e a condição dos órgãos da cabeça da vaca devem estar sob o controle do proprietário.
Anatomia de um crânio de vaca
O esqueleto da cabeça é chamado de crânio. Para cada animal, sua estrutura e forma diferem não apenas no tamanho, mas também na configuração das partes individuais.Isso se deve ao estilo de vida do animal e ao funcionamento de cada osso.
O crânio da vaca é formado por vários ossos grandes:
- frontal;
- parietal;
- occipital;
- temporal;
- maxilares superior e inferior.
O gado (gado) possui um osso frontal poderoso com processos córneos (exceto para raças ou indivíduos com característica mocho). Este osso de um touro é mais grosso e mais forte do que o de uma vaca. As partes do crânio listadas no início da lista são únicas. As mandíbulas estão emparelhadas. Muitos ossos menores têm um par simétrico nas laterais do focinho da vaca, incluindo:
- nasal;
- lacrimal;
- intermaxilar;
- palatal;
- zigomático;
- cornetos superiores e inferiores;
- pterigóide.
No total, a vaca possui 7 ossos do crânio em uma única cópia e 13 em quantidade dupla. Eles formam cavidades nas quais funcionam os órgãos da cabeça e criam proteção confiável para eles.
À medida que envelhecemos, os músculos são acrescentados e a conexão entre os órgãos que sofrem um estresse crescente e os grandes ossos do crânio é fortalecida. Assim, os músculos mastigatórios ficam fixados na região do cérebro. Na borda posterior superior do crânio da vaca, entre os chifres, forma-se uma crista frontal. É típico apenas para gado. Graças a ele, o animal com chifres usa sua arma sem temer pela integridade de sua cabeça. No entanto, um golpe forte no terço superior do osso frontal leva à morte relâmpago de um grande ungulado.
Do que é feita a cabeça?
O crânio da vaca, juntamente com seus ligamentos, músculos e cérebro, está escondido sob a pele e o cabelo. Os seguintes órgãos estão localizados na parte visível da cabeça.
Chifres
As vacas parecem não precisar deles. Mas na natureza, a fêmea os usa para proteger a si mesma e a sua prole. Afinal, até a estrutura do trato digestivo da vaca é projetada de forma a armazenar grama, mordê-la rapidamente em local perigoso e depois, após arrotar, mastigá-la bem. Na pecuária, os chifres só tornam as fêmeas agressivas, podem bater na pele e machucar o úbere.
O formato dos chifres é cônico ou helicoidal, curvo. Eles têm processos do osso frontal como base. A camada superior é uma substância córnea densa, espessada nas curvas. A superfície pode ser lisa, mas os anéis transversais são frequentemente visíveis, refletindo os estágios de crescimento do chifre.
Afinal, tanto os touros quanto as vacas consomem diversos alimentos ao longo do ano. As mulheres têm ainda mais anéis devido aos períodos de gravidez (gravidez).
O peso de um par de chifres depende do peso corporal e da raça, variando de 700 ga 2,5 kg. Mas chifres de até um quilo são mais comuns. São utilizados na indústria de retrosaria porque são fáceis de processar. Eles também são usados para fazer farinha de ossos de alta qualidade para animais, pois contêm as proteínas mais fortes.
Se o proprietário decidir remover os chifres, tal operação é recomendada quando eles começarem a crescer. Isto é explicado pela estrutura dos processos agressivos. Quando eles são feridos ou cortados, muito sangue pode ser liberado.
Olhos
Na abertura da órbita do crânio existe um globo ocular. Possui os mesmos elementos estruturais dos órgãos visuais de outros animais. No entanto, uma vaca vê o seu entorno de forma diferente de um predador ou de um ser humano. O gado distingue cores saturadas, enxerga pior durante o dia e melhor à noite (em comparação com os humanos).
Dentes e língua
Dentes de vaca consistem em incisivos e molares. O seu número depende da idade e das condições de detenção. As raças de carne completam os dentes mais rapidamente do que as raças leiteiras.
Idade | Número e tipo de dentes |
Recém-nascido | 4-6 incisivos decíduos |
1 semana | 8 incisivos decíduos |
2 anos | 12 molares e 8 incisivos decíduos |
5 anos | 24 molares e 8 incisivos permanentes |
A mandíbula superior é mais larga que a inferior e a mastigação ocorre alternadamente com os lados esquerdo e direito da dentição. A língua da vaca está presa ao osso hióide e à mandíbula por músculos. Seu dorso é áspero, possui espessamento (almofada) e papilas gustativas. A língua mistura os alimentos na boca, facilitando sua boa umedecimento com a saliva.
Ouvidos
Eles servem para perceber sons e orientar o corpo no espaço. A orelha consiste em:
- conduto auditivo externo;
- ouvido médio e interno.
A casca externa é formada por cartilagem flexível. Sua pele é coberta por pelos curtos nas costas e pelos mais longos na reentrância. As glândulas lubrificantes do ouvido secretam cera. A concha capta sinais sonoros como localizador e os direciona para dentro da estrutura do ouvido, até o tímpano (uma membrana densa com 0,1 mm de espessura).
O ouvido médio consiste no martelo, bigorna, estribo e ossículos, que transmitem vibrações sonoras do tímpano para o fluido do ouvido interno. Ao mesmo tempo, são capazes de amplificar ou enfraquecer o som. O ouvido interno contém receptores de equilíbrio.
Uma vaca capta uma gama muito maior de sons do que uma pessoa e a maioria dos animais ao seu redor. Ela ouve frequências muito baixas, e o gato a superou no reconhecimento de frequências altas.