O gado, como outros animais de criação e de rebanho, é suscetível a uma galáxia de ataques bacterianos, muitas vezes acompanhados por processos inflamatórios graves. A utilização do agente antibacteriano “Nitox 200” para o tratamento de infecções em bovinos permite combater eficazmente vários tipos de bactérias patogénicas e obter bons resultados após uma única administração.
- Forma de liberação, composição e embalagem do medicamento
- Indicações de uso
- Instruções de uso do Nitox 200 para vacas
- Em que casos não deve ser usado?
- Há algum efeito colateral?
- Instruções especiais e medidas preventivas pessoais
- Prevenção pessoal
- Condições de armazenamento e prazo de validade
- Melhor antes da data
Forma de liberação, composição e embalagem do medicamento
"Nitox 200" é uma solução injetável viscosa destinada à administração intramuscular. A composição inclui um componente antibiótico da série das tetraciclinas - oxitetraciclina na forma hidratada na quantidade de 200 miligramas por 1 mililitro do volume total da solução.
A presença de um componente auxiliar, o óxido de magnésio, provoca a formação de um complexo de magnésio da substância ativa principal, pelo que o efeito do produto se prolonga até 3 dias após a injeção. O regime de tratamento padrão para a maioria das doenças é uma única injeção intramuscular de um antibiótico. Nitox 200 é recomendado como remédio para diversas doenças infecciosas e inflamatórias. O medicamento pode ser administrado a um bezerro para diarreia. (que muitas vezes se torna um problema alarmante entre os animais jovens), em doses estritamente recomendadas.
Indicações de uso
A oxitetraciclina na forma prolongada, contida no Nitox 200, apresenta atividade antibacteriana contra diversos tipos de patógenos.
A gama de efeitos ativos da droga se estende a representantes da flora patogênica de diversas estruturas e naturezas, cuja lista inclui:
- estreptococos;
- estafilococos;
- clostrídios;
- corinebactérias;
- salmonela;
- fusobactérias;
- Eicherichia;
- clamídia;
- espiroquetas.
"Nitox 200" inibe a montagem de moléculas de proteína na célula bacteriana, o que leva à cessação do crescimento e previne a proliferação de patógenos (efeito bacteriostático).O medicamento injetado circula na corrente sanguínea mantendo concentração terapêutica por até 72 horas.
"Nitox 200" é indicado para o tratamento de infecções em bovinos causadas por bactérias suscetíveis a antibióticos, incluindo:
- manifestações respiratórias;
- processos inflamatórios nas glândulas mamárias;
- aborto enzoótico;
- ceratite e conjuntivite;
- pasteurelose;
- complexo triplo sintomático endometrite-mastite-agalactia;
- infecções purulentas, feridas e pós-parto;
- podridão;
- peritonite;
- infecção da ferida umbilical.
O medicamento também é usado para infecções bacterianas intestinais, infestações parasitárias (anaplasmose) e sinais de complicações bacterianas após doenças virais.
Instruções de uso do Nitox 200 para vacas
O antibiótico destina-se a animais com sinais característicos de infecção bacteriana e inflamação. O medicamento injetável é injetado uma vez nas camadas musculares profundas, previamente calculada a dosagem. Para tratar vacas, é necessário usar 1 mililitro de solução para cada 10 quilos de peso do animal.
Em caso de infecções graves, a injeção pode ser repetida 72 horas após o primeiro procedimento. Uma dose esquecida não requer compensação; o curso de tratamento é continuado normalmente.
Em que casos não deve ser usado?
Antes de usar o medicamento, você deve considerar as restrições ao seu uso. Nitox 200 tem as seguintes contra-indicações:
- hipersensibilidade aos componentes da composição;
- disfunção renal grave, insuficiência renal;
- doenças fúngicas.
As contra-indicações relativas são gravidez e lactação. O tratamento deve ser realizado por um veterinário, com avaliação da relação entre riscos potenciais e possíveis benefícios.
Há algum efeito colateral?
A terapia com Nitox 200 pode provocar o desenvolvimento de reações indesejadas no organismo do animal, muitas das quais não requerem intervenção médica e desaparecem por conta própria. Os seguintes efeitos colaterais foram relatados:
- resposta local na área de injeção (vermelhidão, coceira na pele);
- manifestações alérgicas;
- candidíase.
Formas graves de micoses, inflamação no local da injeção da solução, perda de apetite ocorrem com um longo tratamento ou quando a dosagem recomendada é excedida. O desenvolvimento de complicações requer a interrupção do uso do medicamento e a prestação de cuidados médicos sintomáticos, incluindo a injeção de suplementos de cálcio.
Instruções especiais e medidas preventivas pessoais
"Nitox 200" não é usado em conjunto com agentes hormonais à base de glicocorticóides e compostos de estrogênio. Penicilinas e cefalosporinas reduzem a eficácia da oxitetraciclina. Carne abate possível após 28 dias a partir da data do tratamento com o medicamento. Se abatida anteriormente, a carne é adequada para alimentação animal. A oxitetraciclina penetra no leite, que pode ser dado aos animais após a fervura. Para o uso seguro do leite por humanos, é necessário aguardar 1 semana após a injeção.
Prevenção pessoal
A interação com o medicamento exige o cumprimento das regras padrão para o manuseio seguro dos produtos químicos e dos padrões de higiene pessoal. Recomenda-se limitar ao máximo o contato direto com a composição e lavar as mãos com água e sabão após o procedimento.Se o produto entrar em contato com a pele ou mucosas, enxágue o local com água; se o quadro piorar, procure atendimento médico. O recipiente restante da solução antibiótica não pode ser usado na vida cotidiana.
Condições de armazenamento e prazo de validade
O “Nitox 200” deve ser armazenado em local escuro, inacessível a crianças e animais, isolado de utensílios domésticos e em temperatura de 0 ° C a +20 ° C, na embalagem original.
Melhor antes da data
1,5 anos a partir da data de fabricação. Um frasco aberto deve ser utilizado no prazo de 28 dias.