A saúde animal afeta diretamente a eficiência da fazenda, o lucro e a satisfação no trabalho. O uso oportuno e correto de antibióticos em rações para bovinos ajuda a resolver uma série de problemas. Com a ajuda deles, é possível enfrentar infecções bacterianas e fortalecer a imunidade dos animais. É permitido usar esses produtos somente conforme prescrito por um veterinário. Isso ajudará a evitar reações adversas.
Por que os antibióticos são necessários para o gado?
Os antibióticos são frequentemente utilizados na prática veterinária. Com a ajuda deles é possível eliminar diversas doenças. Essas ferramentas ajudam a resolver os seguintes problemas:
- Elimine infecções no gado e lide com uma série de patologias.
- Substâncias biologicamente ativas podem ser uma fonte de nutrição adicional para animais. Isso reduz os custos de alimentação. Nesse caso, os medicamentos são utilizados em pequenas doses. Com isso, é possível fortalecer o sistema imunológico e reduzir a taxa de mortalidade. Isso leva a agricultura a um nível totalmente novo.
- Acelere os processos metabólicos do corpo. Isso promove ganho de peso e aumento da produtividade.
Ao utilizar tais produtos, é importante observar as seguintes regras:
- dosar estritamente de acordo com as instruções;
- misture uniformemente com a ração;
- dar sistematicamente com comida;
- excluir prontamente os medicamentos da dieta dos animais enviados para abate.
Complexos antibióticos
Existem vários tipos de complexos antibióticos. Eles diferem nas tarefas que planejam resolver.
Alimentar
O princípio de ação dos antibióticos utilizados para engorda é restaurar a flora bacteriana normal do intestino. Eles suprimem a atividade de bactérias que produzem toxinas. Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico e restaurar o metabolismo.
Para crescimento
Para um crescimento ativo, os animais jovens necessitam de vitaminas e microelementos. Os agricultores costumam usar estimulantes chamados hormônios de crescimento para resolver esses problemas. Esses fundos não só têm um efeito benéfico no crescimento, mas também aumentam a produtividade.
De doenças
Antibióticos de amplo espectro são usados para tratar diversas doenças. Eles ajudam a lidar com os seguintes distúrbios:
- Mastite.Ao mesmo tempo, o úbere e as tetas da vaca incham e a temperatura aumenta. O leite torna-se líquido e nele aparecem sedimentos. Ampicilina e Cloxacilina são usadas para tratamento.
- Leptospirose. A doença é transmitida por roedores. Pode levar à morte do animal. Azidina é usada para tratamento.
- Actinomicose. Nesse caso, formam-se fístulas, lesões granulomatosas e abscessos. A oxitetraciclina é considerada um remédio eficaz.
Os fabricantes mais populares
Existem vários antibióticos populares que ajudam a lidar com as principais patologias.
"Ceftioclina"
Este remédio elimina com sucesso infecções respiratórias, necrobacteriose e endometrite pós-parto. A suspensão apresenta uma tonalidade amarela ou castanha clara. O ingrediente ativo é o cloridrato de ceftiofur. As vacas devem receber 1 mililitro do produto para cada 50 quilos de peso. As injeções são administradas por via subcutânea ou intramuscular uma vez ao dia. O curso do tratamento depende do diagnóstico e dura em média de 3 a 5 dias.
Penicilina
O produto possui amplo espectro de ação. Entra facilmente nos tecidos e órgãos e é excretado pelos rins. Antibióticos à base de penicilina são usados para pneumonia, bronquite e pleurisia. Eles podem tratar mastite, pasteurelose, antraz e muitas outras patologias.
Tetraciclina
Esta substância é mais frequentemente utilizada na prática veterinária. Ajuda a tratar infecções associadas a microrganismos gram-positivos ou gram-negativos.Os produtos deste grupo combatem várias bactérias - E. coli, estafilococos, estreptococos, salmonelas.
O medicamento é usado no tratamento de diversas patologias - pneumonia, leptospirose, antraz. Também é usado para coccidiose, colibacilose e salmonelose. A tetraciclina não provoca reações adversas, mas às vezes é observada sensibilidade individual - ela se manifesta na forma de alergias.
"Gantem"
A composição é usada para tratar patologias infecciosas dos órgãos respiratórios, sistema digestivo, pele e tecidos moles. Também é adequado para o tratamento de necrobacteriose e rinite atrófica.
O produto é produzido na forma de suspensão injetável. É embalado em garrafas de vidro. "Gestam" precisa ser administrado uma vez ao dia. Para 10 quilos de peso corporal, use 1 mililitro de suspensão.
"Oflosan"
O componente ativo da droga é a ofloxacina. É liberado na forma de solução. O produto destina-se ao uso oral. "Oflosan" tem efeitos antibacterianos e antimicoplasma. Previne o desenvolvimento de muitos microorganismos bacterianos.
O medicamento é usado para lesões infecciosas dos sistemas digestivo e geniturinário. Deve ser usado para estreptococose, peritonite, enterite necrótica. Para 10 quilos de peso, use 0,5 miligramas de solução. Geralmente é adicionado à água.
É possível beber leite de vaca que toma remédio?
Enquanto uma vaca está sendo tratada com antibióticos, é proibido beber seu leite. Os veterinários afirmam que isso só pode ser feito 14 a 18 dias após o término do uso do medicamento. Portanto, é importante comprar laticínios de vendedores de confiança. Além disso, os produtos comercializados no mercado devem passar por testes laboratoriais.
Os antibióticos alimentares são altamente eficazes. Eles ajudam a lidar com infecções bacterianas, normalizam a microflora intestinal, restauram processos metabólicos e fortalecem o sistema imunológico. Recomenda-se administrar esses medicamentos estritamente de acordo com as instruções do médico.