A recusa de água e comida é um sinal alarmante que deve preocupar qualquer criador de coelhos, independentemente de criar animais profissionalmente, como amador, ou mantê-los como animais de estimação. Portanto, é extremamente importante saber o que fazer quando o seu coelho não estiver comendo ou bebendo, o que pode ser a causa desta condição. Isso ajudará a reconhecer o perigo a tempo e a prevenir recorrências no futuro.
Razões e ações necessárias se o coelho recusar comida e água
Para garantir um metabolismo adequado, os coelhos devem comer regularmente e beber água limpa. Se um animal se recusa a comer e beber, isso indica problemas no organismo que precisam ser identificados e corrigidos. Nem sempre estão associados a doenças, por isso os criadores de coelhos precisam saber exatamente o que pode causar tais condições.
Problemas gastrointestinais
Se o coelho ficar imóvel de lado, não quiser comer ou beber e houver vestígios de sangue nas fezes, você pode suspeitar de um fenômeno comum - o acúmulo de bolas de pelo no estômago. Todos os animais sofrem com isso, mas aqueles com pelos grossos, fofos e longos são mais suscetíveis à doença.
Ao cuidar do casaco de pele, os animais engolem a lã. Ele se aglomera em pedaços que podem atingir um tamanho considerável. Ocorre obstrução e o animal pode morrer se a assistência cirúrgica não for prestada a tempo. Em casos leves, administrar uma pequena quantidade de óleo de vaselina pode ajudar.
Doenças infecciosas
Os coelhos são suscetíveis a muitas infecções, por isso, se o seu animal parar de comer e beber água, se sentir mal e parecer indisposto, medidas urgentes devem ser tomadas. Na maioria dos casos, você precisará entrar em contato com um veterinário, pois é impossível determinar inúmeras doenças com base em sinais externos sem testes.
Má saúde bucal
Se o coelho estiver inativo e não tentar comer, mesmo que seja tentado pelas suas iguarias preferidas, deve-se prestar atenção ao estado da sua boca.Os dentes dos coelhos crescem constantemente, por isso, se não forem triturados, ficarão enormes e danificarão as membranas mucosas. Esses animais são propensos à má oclusão, condição em que os dentes crescem excessivamente e assumem o formato de presas.
Os coelhos precisam receber alimentos sólidos - raízes, galhos de árvores, grãos - para que possam desgastar os dentes. Se a causa for má oclusão, os defeitos deverão ser corrigidos manualmente e regularmente.
Alimentação inadequada
Se não apenas um coelho, mas um rebanho inteiro estiver letárgico e inativo, pode-se suspeitar que algo deu errado com a dieta. Os motivos podem ser os seguintes:
- Alimentação excessiva, insuficiente e desequilibrada.
- Falta de vitaminas e minerais.
- A abundância de alimentos suculentos e repolho branco provoca aumento da fermentação no intestino e pode causar falta de apetite e até doenças.
- Comida suja e molhada. O contato de fezes, água derramada e contaminantes nos alimentos causa problemas de saúde, por isso é necessário monitorar o estado dos alimentos e retirar prontamente os alimentos estragados ou sujos.
Os coelhos precisam receber alimentos nutritivos, fornecidos de acordo com um cronograma e seguindo as recomendações dos veterinários.
Estado estressante
Fraqueza, recusa em comer e beber podem ser manifestações de uma situação estressante.
Causas do estresse:
- Compra recente de um animal.
- Mover-se de uma sala (gaiola) para outra.
- Adicionando um novo coelho, possível agressão de outros animais.
- Nos animais de estimação, o estresse é provocado pela atenção excessiva das pessoas, principalmente das crianças pequenas. Se um animal é frequentemente espremido ou incomodado quando está descansando ou se alimentando, isso pode provocar ataques de agressão e depressão. Como resultado, desenvolve-se o estresse e a recusa alimentar.
- Após o parto, especialmente o primeiro, uma coelha pode ficar em estado estressante, recusar-se a comer e pode prejudicar a si mesma e a seus filhotes. Portanto, ela e seus filhos recebem condições de conforto, sossego, alimentação adequada, aconchego e limpeza.
Os coelhos são criaturas nervosas e sensíveis, por isso os proprietários precisam primeiro cuidar da comida e das gaiolas e só depois comprar os animais.
Alergia
Os coelhos podem desenvolver alergias, muitas vezes nutricionais, ou seja, associadas ao consumo de determinados alimentos, mas em alguns casos os animais podem reagir ao pó, pó ou pólen, detergentes, cosméticos e perfumes se viverem como animais de estimação.
A reação se manifesta por lacrimejamento, inchaço dos olhos e mucosas, recusa de alimentos e danos à pelagem. O animal pode coçar a pele até sangrar; as orelhas e a região genital são especialmente afetadas.
Envenenamento
Os coelhos são capazes de mastigar tudo, desde comida até as próprias células. Eles são capazes de mastigar coisas não comestíveis e até tóxicas, plantas venenosas, o que leva ao envenenamento. Além da recusa de comer e beber, o envenenamento, ao contrário da indigestão, é acompanhado de vômitos abundantes e diarréia. O estado do animal deteriora-se rapidamente, é agravado pela desidratação e pode levar rapidamente à morte se não forem tomadas medidas urgentes.
Dieta errada
A alimentação monótona faz com que os coelhos se esforcem para “encher a barriga” com a comida que lhes é dada, porque não estão satisfeitos ou carecem de nutrientes. Um caroço denso de alimentos ingeridos pode se formar no estômago, o que causará dor, indigestão e problemas de saúde.
Lesões
A recusa em comer pode ser causada por lesões, especialmente se o estômago estiver lesionado. Qualquer dano grave é acompanhado por letargia, fraqueza, recusa em comer e alterações na aparência. Os coelhos domésticos sofrem com quedas de móveis e choques elétricos, machucados nas patas ou portas, esmagados pelas portas das gaiolas e mordidos por outros animais. Se um coelho vagueia livremente por um apartamento ou casa, os proprietários precisam estar muito atentos e cuidadosos.
Catarro do estômago
Os seguintes tipos de catarro são encontrados:
- Azedo, caracterizado por copiosas secreções mucosas.
- Alcalino, com fezes moles.
- Resfriado, com fezes com sangue e rinite. Ocorre com hipotermia grave.
Todas as três variedades exigem uma resposta rápida porque podem levar à morte de animais.
O que pode ser feito para evitar tais problemas?
Um coelho pode viver até 3 dias sem comida e até 6 horas sem água. Isso indica a necessidade de tomar uma decisão rapidamente e procurar ajuda.
Para evitar a perda de animais, você precisa seguir estas recomendações:
- Proporcione ao seu animal de estimação ou gado comercial condições de vida confortáveis e tranquilas, evitando o estresse.
- Certifique-se de que as gaiolas e instalações sejam limpas, ventiladas e desinfetadas regularmente.
- Criar condições para atividade física e mobilidade.
- Faça exames regulares com seu veterinário e acompanhe seu calendário de vacinação.
- Dê apenas alimentos naturais e frescos.
- Crie rega automática para que a água esteja limpa e sempre disponível.
- Mantenha fios, produtos químicos domésticos e cosméticos, plantas e outros objetos perigosos fora do alcance do animal.
- Escove o animal durante a muda, dê uma ameixa sem caroço duas vezes por semana para remover os pelos que entraram no estômago.
Prestando atenção aos coelhos, você pode salvar os animais do sofrimento e prolongar suas vidas.