Feno ou verduras ligeiramente murchas constituem a base da dieta dos animais de estimação peludos. As ervas contêm muitos nutrientes e contribuem para o pleno crescimento e desenvolvimento dos animais. Porém, é preciso controlar a composição da ração e saber quais ervas podem ou não ser dadas aos coelhos. As plantas são coletadas em diferentes locais: campos, prados, chalés de verão, hortas, bordas de florestas.
Que grama os coelhos comem?
A matéria vegetal constitui a base da nutrição animal. Você pode diversificar sua dieta com todos os tipos de plantas úteis. O principal requisito é preparar adequadamente a massa verde para alimentação dos roedores.
Ervas de prado, campo e floresta
O principal valor das ervas é a pureza ambiental. Os dias de primavera e início do verão são o período ideal para a coleta de alimentos naturais. A base da massa verde são proteínas e muitos nutrientes. Os mais úteis são:
- sílfio;
- Trevo vermelho;
- alimentar tremoço;
- alfafa;
- Vika.
As colheitas silvestres podem muito bem constituir a base da dieta de um coelho. São matérias-primas baratas que você pode estocar por muito tempo. Antes de adicionar aos alimentos, as verduras são lavadas e secas até secarem. Antes de armazenar as plantas, seque-as bem.
Horta
Uma excelente opção para alimentar seus animais de estimação é coletar massa verde do jardim. Salsa, pimenta, aipo, ruibarbo e ervilha são adequados para alimentar coelhos. Uma boa solução para diversificar a alimentação é usar beterraba.
Os residentes de verão costumam alimentar os animais com ervas daninhas. Esta é a melhor forma de combinar a capina da área e a alimentação dos animais. Para alimentação, urtiga de jardim, dente-de-leão, cardo, quinoa, trevo selvagem, banana e bolsa de pastor são adequados.
Ao usar qualquer cultura hortícola, siga as regras gerais. As verduras são alimentadas secas/murchas, mas não molhadas. Pequenos galhos de árvores frutíferas (ameixa, damasco, cerejeira) costumam ser misturados à grama. Os animais têm prazer em roer a rala videira.
Medicinal
Os criadores adicionam periodicamente uma pequena quantidade de plantas medicinais (cerca de 30% da dieta) à alimentação dos animais orelhudos. Os mais utilizados são sálvia, erva-cidreira, hortelã, cominho e até zimbro. Às vezes, urtigas, pré-cozidas no vapor e secas, são adicionadas à ração.Uma pequena quantidade de absinto ajudará a curar problemas intestinais. Ao mesmo tempo, os agricultores observam que pequenas adições de culturas medicinais melhoram o sabor da carne.
Você pode coletar ervas várias vezes durante a primavera-verão. A massa verde é colhida antes e depois do período de floração. O processo de preparo dos alimentos é padrão - as plantas são cortadas e secas um pouco.
Que erva você não deve dar?
Naturalmente, entre as muitas ervas que crescem em prados e campos, existem espécies que não devem ser dadas aos animais. Via de regra, os coelhos se recusam a comer plantas nocivas. Mas será mais seguro controlar de forma independente a composição dos alimentos secos. As seguintes culturas não são adicionadas à alimentação animal:
- celidônia, que provoca distúrbios intestinais graves;
- Datura e dedaleira, que causam distúrbios do ritmo cardíaco;
- comer centáurea por coelhos causa convulsões, vômitos e paralisia muscular;
- cicuta, que afeta negativamente o sistema nervoso dos animais (aparecem convulsões e paralisia das patas traseiras).
A flora dos campos e prados é muito diversificada. Não é de surpreender que o residente médio de verão não compreenda a composição das ervas que crescem nas proximidades. Portanto, é melhor usar verduras do seu próprio jardim.
Requisitos para grama
Proprietários inexperientes de animais peludos precisam ouvir as recomendações de criadores com muitos anos de experiência. Especialistas experientes destacam diversas nuances no preparo da massa verde para animais:
- Apenas ervas secas ou verduras secas são adicionadas à comida de coelho;
- Não se pode usar massa verde de plantas ornamentais (papoula, jasmim, botão de ouro);
- as verduras não diferem na composição nutricional, por isso raramente são introduzidas em alimentos complementares;
- na colheita da massa vegetal, é necessário controlar a presença de plantas nocivas;
- Ao coletar as plantas no local, é necessário certificar-se de que não há excrementos de animais (cachorro, gato, rato) na massa verde.
Se o número de animais for pequeno, recomenda-se colher as ervas manualmente. Esta medida é necessária para evitar a oxidação da vegetação pelo contato com elementos metálicos. Se houver muitos coelhos, as plantas são cortadas ou usa-se uma foice.
Ervas coletadas adequadamente fornecerão aos animais elementos úteis durante todo o ano. Recomenda-se secar as ervas em sótão bem ventilado. Uma sala seca é usada para armazenar feno.