Os iniciantes nem sempre sabem exatamente quando uma cabra pode beber leite após um parto bem-sucedido. Um animal pode ser criado várias vezes durante o ano, então a questão do consumo de leite pelas pessoas após o nascimento dos filhotes permanece em aberto para muitos. Os criadores de gado experientes recomendam seguir regras simples para que haja sempre uma quantidade suficiente de produto nutritivo.
Posso beber colostro de cabra?
Dentro de 3-5 dias a partir do momento do parto, a cabra começa a produzir colostro.Não há proibição direta do uso dessa substância nutritiva, mas se você experimentar o sabor ficará um pouco amargo. O colostro tem uma consistência mais fina que o leite normal. As recomendações de criadores de gado experientes resumem-se ao fato de que é melhor fazer com ele uma caçarola ou uma omelete do que bebê-lo puro.
Em que dia você pode beber leite após o parto de uma cabra depende diretamente do início do processo de lactação. Em 90% dos casos, o leite pode ser utilizado na alimentação no 6º dia. Em caso de baixa produção de leite, deve-se aguardar, pois os recém-nascidos necessitam principalmente de nutrientes.
Para acostumar com sucesso uma cabra à ordenha, é recomendável massagear periodicamente seu úbere antes de acasalar com um macho. Após o parto, ordenhe o animal em tempo hábil, obedecendo a certas regras. Esta abordagem aumentará a quantidade de leite no animal.
Benefícios e valor nutricional
Depois de ser possível determinar quanto colostro uma cabra produz, é importante conhecer os benefícios e o valor nutricional da substância. Os indicadores dos principais componentes são os seguintes:
- Teor de gordura – 7-8%.
- Proteína – 16-18%.
- Cálcio – 0,3-0,4%.
- Fósforo – 0,017-0,02%.
Gradualmente, o valor nutricional do colostro diminui. O processo começa no segundo dia após o parto. A proteína diminui para 3-5%. O conteúdo de gordura e outros componentes atinge o mesmo nível do leite normal em 1-2 semanas. Além disso, o colostro contém:
- Aminoácidos.
- Hormônios de crescimento.
- Leucócitos.
- Imunoglobulinas.
Ele também contém probióticos que estimulam o crescimento da microflora intestinal e normalizam os processos digestivos.O funcionamento do trato gastrointestinal volta ao normal, vários distúrbios são eliminados. O benefício para o ser humano reside também no facto de após o consumo regular de leite de cabra (colostro) se observar um fortalecimento significativo do sistema imunitário, uma vez que os componentes da composição têm um efeito antiviral pronunciado. O combate às bactérias é feito com a ajuda das lisozimas.
O consumo de colostro ajuda a proteger o corpo de diversas doenças.
O crescimento de microrganismos patogênicos no intestino é suprimido, o que é muito útil após o envenenamento. Estimula-se o desenvolvimento e o fortalecimento do próprio sistema imunológico, por isso o leite de cabra é considerado um dos melhores para a alimentação infantil.
Está incluído na dieta alimentar para combater a intolerância à lactose e as reações alérgicas. O colostro pode fornecer todos os nutrientes para um crescimento intensivo e desenvolvimento adequado. Recomenda-se incluir uma bebida saudável na alimentação durante o aumento do estresse físico e mental, pois contém um complexo vitamínico e mineral.
Uso de colostro
É utilizado na culinária para preparar diversas caçarolas e soros. Para evitar um sabor específico, recomenda-se usar o colostro como base para milkshakes. A composição mais simples é leite batido com banana. A bebida acaba sendo saborosa e nutritiva, podendo substituir integralmente o café da manhã ou o lanche da tarde.
O biscoito de leite de cabra é um prato popular entre quem cria animais na fazenda.
As propriedades antienvelhecimento (antioxidantes) permitem incluir o leite de cabra em máscaras nutritivas para o cuidado da pele do rosto e das mãos. O colostro também pode ser adicionado a cremes ou xampus para fortalecer os cabelos, conferindo-lhes força e brilho saudável.
Quantos dias uma cabra toma colostro após o parto?
O colostro flui por cerca de 3-5 dias a partir do momento do parto (em média). Uma diminuição gradual no teor de gordura é observada dentro de 14 dias. Dependendo da raça das cabras, da natureza da dieta e do conteúdo, o colostro pode ser liberado por até 1 mês. Depois, em termos de teor de gordura e proteína, o valor nutricional aproxima-se do leite normal. As pessoas não estão proibidas de comê-lo, desde que a quantidade de líquido nutriente seja suficiente para alimentar os filhotes.