As cabras leiteiras estão sempre em demanda. Bital é uma raça de cabra despretensiosa e raramente encontrada em fazendas. O principal valor da raça é o leite de alto teor calórico, agradável de beber fresco, pois não possui cheiro específico. Queijos e requeijão muito saborosos também são feitos com leite integral. Uma grande vantagem das cabras Beatal é a sua natureza onívora.
Origem e significado da raça
As regiões do norte da Índia e do Paquistão são consideradas o berço das cabras Bital. A produção de leite gorduroso (cerca de 5,03%) é o principal objetivo da criação animal.O maior teor de cálcio torna o leite mais saudável para pessoas com artrite. Vale ressaltar que o leite não possui odor específico de cabra, é muito nutritivo e adequado para consumo por pessoas que sofrem de alergia ao leite de vaca. Em média, são ordenhados 170 litros de leite de um indivíduo. A maior produtividade das cabras começa após a quarta ou quinta lactação.
O bital também é criado com a finalidade de obtenção de carne, já que o peso do macho e da fêmea pode chegar a 65 e 45 kg, respectivamente. Mas a autossuficiência das cabras é ainda maior na criação de animais leiteiros.
Descrição e características
As cabras beetais têm constituição média, mas os machos crescem significativamente maiores que as fêmeas. O corpo é enorme e de pequena estatura. Na cabeça bem cuidada, o nariz grande de perfil “romano” se destaca de forma peculiar. Os beatais têm pernas longas e uma cauda pequena. Uma característica distintiva da raça são as orelhas longas e caídas. A pelagem áspera cresce em comprimento médio e não possui tonalidade específica característica da raça. Existem indivíduos de cor preta ou branca, marrom dourado com pigmentação branca.
Chifres em forma de espiral, virados para trás, crescem tanto em machos quanto em fêmeas. Mas os chifres das cabras ficam mais curtos. As cabras começam a dar à luz com pouco menos de dois anos de idade. A cada ano, um indivíduo dá à luz um ou dois filhos.
Principais vantagens e desvantagens
Os besouros distinguem-se pela sua resistência e capacidade de se desenvolverem normalmente em diversas condições. Outras qualidades positivas da raça merecem atenção:
- os animais são onívoros. Não são nada caprichosos na escolha dos alimentos: comem muito bem galhos finos e palha;
- as cabras desenvolvem-se plenamente em pastagens abertas e em fazendas fechadas;
- com muito cuidado, a produção diária de leite é de 4 a 6 litros de leite;
- o leite com alto teor calórico pode ser consumido fresco e misturado ao leite de vaca ou ovelha para produzir todos os tipos de queijo;
- as cabras são adequadas para criação em fazendas onde não há espaço para pastagem.
Esta raça não é frequentemente encontrada em fazendas. A principal desvantagem das cabras bital é o seu alto custo. Você também precisa levar em conta que seus habitats naturais são países quentes, por isso os animais não toleram bem as baixas temperaturas.
Regras de manutenção e cuidados
Uma sala sem correntes de ar, ventilada, seca e limpa é adequada para a criação de gado. Ao planejar uma casa de cabras, uma gaiola com área de 2 a 25 m² é alocada para a rainha com filhos, 2 m² para a cabra e 1,5 m² para rainhas solteiras. Cada gaiola deve estar equipada com um comedouro. Para alimentar vegetais e purê grosso, utilizam-se baldes, que ficam ao lado do comedouro.
Não é recomendável fazer piso de concreto, pois uma superfície dura aumenta a umidade do ambiente. Uma cobertura de madeira é melhor, mas por cima é colocada uma camada de palha com 20-25 cm de espessura.No inverno, a temperatura na arruda da cabra não deve cair abaixo de 6-8 °C. Quando os recém-nascidos aparecem, a temperatura deve estar entre 9 e 11 °C.
Os animais precisam ser examinados regularmente. O cabelo contaminado é cortado e os cascos são periodicamente aparados com cuidado. Horários específicos são alocados para a ordenha. A melhor opção é uma hora após a alimentação. Se os bebês forem desmamados do útero, o leite será ordenhado 4 a 5 vezes ao dia. Certifique-se de lavar o úbere antes da ordenha.
O que alimentar o animal
Se as cabras são criadas para fins comerciais (para produzir leite gordo de alta qualidade), então a questão da dieta é de particular importância. Na hora de escolher a ração, leve em consideração a época do ano:
- No inverno, a base da dieta são alimentos grosseiros na proporção de 1,5-2,5 kg por dia. Certifique-se de adicionar feno de prado ou floresta à dieta (450-500 kg para um adulto). Às vezes, o feno é substituído por vassouras de bétula, choupo e salgueiro com folhas (3-5 peças por dia);
- No verão, as cabras pastam melhor nas pastagens. O animal come aproximadamente 7 a 8 kg de grama por dia. Um animal mantido em um curral é alimentado com 7 a 8 kg de grama cortada e, adicionalmente, com folhas de beterraba, cenoura e repolho.
O horário de alimentação afeta significativamente o volume do leite. Recomenda-se que as cabras bitais recebam três refeições diárias (de manhã às 6-7 horas, almoço às 12-13 horas, jantar às 18-19 horas). Se a dieta para uma alimentação consistir em diferentes tipos de ração, será necessário alterná-los. Inicialmente alimentam o purê com ração mista, depois a ração suculenta e finalizam com ração volumosa. O jantar inclui alimentos de fácil digestão (ração mista, raízes). Para aumentar a produção de leite, as cabras recebem água 2 a 3 vezes ao dia (2,5 a 4 litros de água limpa e morna por vez).
Sutilezas da criação
As cabras Beetal são conhecidas pela sua limpeza, por isso é importante manter as gaiolas secas. Ao criar a raça, é preciso levar em consideração que os machos tornam-se sexualmente maduros aos 12-15 meses de idade. A fêmea, com idade entre 20 e 22 meses, está pronta para gerar descendentes. Uma cabra dá à luz um cabrito pesando 3-3,4 kg. A gravidez dura 5 meses, período de lactação – até 180 dias.
Prevenção e tratamento de doenças
O surgimento e o desenvolvimento de doenças são provocados pela pecuária de má qualidade, pela má alimentação e pelo não cumprimento das medidas de quarentena.Doenças comuns em pequenos ruminantes:
- a mastite (inflamação das glândulas mamárias) é uma doença não infecciosa tratada com antibióticos. Aparece quando o úbere está ferido, ordenha inadequada ou más condições de vida. Medidas preventivas – limpeza regular das gaiolas, cuidados adequados com o úbere antes e depois da ordenha;
- O reumatismo das articulações aparece quando as cabras são mantidas em ambientes úmidos e frios. Sintomas: as articulações incham, o animal tem dificuldade de movimentação e o apetite diminui. O principal tratamento é esfregar as articulações doentes com pomadas especiais e administrar ácido salicílico sódico durante a alimentação. Prevenção - substituição regular de roupas de cama, isolamento de instalações.
As doenças infecciosas, algumas das quais são transmitidas ao homem (brucelose), merecem atenção especial. Se a doença for detectada, os pacientes são isolados. Os locais de detenção são completamente desinfetados. Medidas preventivas: fiscalização constante dos animais, quarentena dos recém-chegados, controle da qualidade da alimentação e das condições de vida.
As cabras são criadas para produzir leite, carne e lã. Na hora de escolher, dá-se preferência às raças leiteiras. Bital merece a atenção tanto de proprietários de grandes propriedades quanto de pequenas propriedades. As cabras produzem leite rico, são despretensiosas na alimentação e se adaptam à vida em diversas condições.