Os proprietários muitas vezes percebem que ainda ontem um animal saudável começa a perder o apetite, aparece um mal-estar óbvio e calafrios são visíveis por todo o corpo. Os fatores que causam isso podem ser diferentes. É necessário saber exatamente os motivos pelos quais a cabra começou a tremer repentinamente e como ajudá-la a se recuperar, mas muitas vezes nesses casos é impossível prescindir da intervenção de um veterinário.
[toc]
Por que a cabra está tremendo e não come?
Os sinais vitais de uma cabra doente mudam - o pulso sobe para 100 batimentos por minuto e a temperatura sobe para +42 C graus. O proprietário pode determinar uma mudança em seu bem-estar pela aparência. Quando um artiodáctilo não está bem, o número de inalações e exalações aumenta para 85 por minuto.O animal experimenta letargia constante, passa muito tempo apenas dormindo e apresenta clara perda de apetite.
Além disso, ela treme constantemente e há tremores leves, fracos e fortes por todo o corpo. Todos esses sintomas devem atrair imediatamente a atenção do proprietário para o tratamento oportuno e eficaz do animal doente. As causas da doença das cabras são causadas pelos seguintes fatores:
- má nutrição e más condições de vida que levam a distúrbios metabólicos;
- infecção por doenças infecciosas (brucelose, mastite infecciosa, brodzot e outras);
- danos por doenças invasivas (moniesiose, cenurose, dictiocaulose, piroplasmose, sarna e outras);
- problemas que surgem durante a gravidez da cabra associados à liberação de ocitocina. É justamente isso que provoca fortes calafrios no animal;
- muitas vezes o tremor é observado no reumatismo;
- insetos nocivos (especialmente piolhos).
O dono de um animal doente deve procurar ajuda médica de um veterinário o mais rápido possível. Muitas vezes, o diagnóstico incorreto da doença e a automedicação levam à morte do animal, havendo também perigo de infecção para a própria pessoa.
Métodos de tratamento de animais
Primeiro, o proprietário precisa verificar as condições de vida da cabra. No celeiro, é necessário vedar grandes vãos nas paredes, que resultam em correntes de ar. A sala deve estar seca - a cama molhada e suja levará ao rápido desenvolvimento de inúmeras bactérias e parasitas. A desinfecção regular também é necessária. curral de gado.
Certifique-se de realizar uma inspeção visual do animal para identificar focos de infecção, bem como possíveis fissuras no úbere. Para doenças infecciosas, a cabra recebe uma solução de penicilina junto com cloreto de sódio. Quando afetado por pragas de pele, recomenda-se o uso do medicamento “Butox”. Mas é importante lembrar que somente um veterinário irá prescrever o tratamento correto com os medicamentos adequados.