Às vezes, flocos brancos podem começar a cair da cabeça não apenas de humanos, mas também de animais de estimação e gado. Portanto, a questão do que fazer se uma cabra tiver caspa não é tão rara. É preciso entender por que o distúrbio se desenvolve, se é seguro ou pode causar complicações, como tratar adequadamente e prevenir o aparecimento de caspa em cabras.
Causas da caspa em cabras
Foi estabelecido que qualquer organismo de sangue quente pode sofrer com o aparecimento de caspa, e as cabras não são exceção. A caspa em si são pedaços da camada superior da pele (epiderme), que se renova regularmente.Normalmente, a alteração da pele de um animal deve ocorrer de forma imperceptível, mas se o processo for muito rápido, os proprietários notam seborreia em cabras (mais frequentemente em raças felpudas).
As principais causas da caspa na pecuária são:
- danos à pele causados por carrapatos, pulgas e outros parasitas;
- queimadura solar - ocorre com mais frequência durante a muda, quando o pêlo da cabra fica mais fino e o próprio animal pasta ao ar livre de manhã até tarde da noite, em dias quentes;
- umidade insuficiente do ar, levando ao ressecamento da epiderme;
- doenças hormonais e gastrointestinais;
- alimentação de má qualidade quando a dieta da cabra carece de vitaminas e nutrientes;
- excesso de peso;
- estresse – apesar de as cabras serem consideradas animais arrogantes e corajosos, elas podem ser muito tímidas e sentir tensão nervosa quando tratadas rudemente por seus donos.
A causa mais perigosa da caspa são as doenças de pele. Muitas vezes são patologias de etiologia fúngica, por exemplo, tricofitose (tricocitose). A tricofitose é uma doença causada pelo fungo Trichophyton, que afeta animais domésticos (cães, gatos), roedores, porcos, cabras. Indivíduos com pele sensível são mais propensos a patologias. A fonte de propagação são animais doentes.
sinais e sintomas
A caspa são flocos brancos que podem ser encontrados dentro do pelo da cabra ou cair no chão da baia. A seborreia causada por deficiência de vitaminas ou estresse pode ser facilmente tratada ajustando a dieta e melhorando a manutenção do animal. Não se manifesta tão fortemente quanto as causadas por doenças de etiologia fúngica. Na tricofitose, aparecem no corpo da cabra áreas com pele áspera e escamosa e coberta por uma crosta. O pelo pode cair abundantemente ou quebrar, a pele parece inflamada e o conteúdo seroso pode escorrer pelas rachaduras.
As manchas atingem um tamanho de 1 a 5 centímetros de diâmetro e são maiores na forma avançada. Durante a palpação, pequenos tubérculos são sentidos.
A cabra parece agitada devido à coceira e pode apresentar diminuição do apetite e perda de peso. A pele fica esticada e seca, por isso o animal tenta se coçar nas paredes e objetos próximos.
Como tratar a caspa nas costas de cabras
A escolha do método de tratamento depende da causa da caspa. Se a seborreia surgir como resultado de estresse, alimentação ou cuidados inadequados, é recomendado:
- equilibrar a dieta do animal - se a cabra estiver em pastoreio livre, é necessário selecionar pastagens ricas em trevo, alfafa, chicória, leguminosas, arbustos e árvores jovens. Não alimente as cabras com batatas, repolho e folhas de tomate. É importante ter na dieta feno, frutas, rações combinadas com adição de vitaminas, farinha de trigo e soja, milho, aveia;
- introduzir fermento alimentar no cardápio - é rico em proteínas, proteínas, fibras, gorduras, vitaminas B, E, D, K;
- manter os animais em ambiente com níveis normais de umidade (pelo menos 50%);
- aliviar a cabra do estresse.
A caspa que surge em decorrência de doenças de pele, principalmente fúngicas, é tratada de forma diferenciada. É necessário um diagnóstico de alta qualidade com a participação de um veterinário.
Se você suspeitar de uma doença transmitida por animais já infectados, será necessário fazer uma raspagem da superfície da pele, examinar as secreções das glândulas sebáceas e examinar o cabelo em busca de parasitas nos folículos capilares. Para destruir o fungo, é necessário o tratamento regular da pele e do cabelo com os seguintes compostos:
- sabonete verde;
- solução alcalina quente;
- Tintura de iodo a 10% - após amolecer e retirar crostas da superfície da pele;
- Solução a 5% de sulfato de cobre em Lysol;
- emulsão de formalina-querosene;
- Solução de água sanitária a 25%.
A vacina LTF-130 é usada por via intramuscular. Os comprimidos de griseofulvina têm um bom efeito antifúngico - têm um efeito antimicótico sobre uma ampla gama de fungos. Os comprimidos podem ser esmagados e administrados com alimentos ou água. Pomadas antimicóticas “Amorolfina”, “Ciclopirox”, “Flucitosina” são prescritas externamente.
Se aparecer caspa devido a pulgas, carrapatos e outros parasitas, trate com inseticidas por 1-2 semanas.
Poderia haver alguma consequência?
Se a caspa aparecer em uma cabra como resultado de deficiência de vitaminas, estresse ou cuidados de má qualidade, o fator provocador deve ser eliminado imediatamente. Neste caso, não haverá consequências negativas para a saúde do animal.
Numa situação em que a seborreia ocorre devido a doenças de pele, o risco de uma infecção secundária aumenta. Isto está repleto de deterioração do bem-estar da cabra, perda de apetite e diminuição da absorção de nutrientes da ração. O animal pode perder muito peso e produzir pouco leite. A qualidade está diminuindo lã de raças de cabras felpudas.
Após um curso de tratamento de lesões cutâneas fúngicas, recomenda-se a realização de terapia com imunomoduladores. Isso ajudará o animal a restaurar sua imunidade e suas próprias defesas, além de minimizar o risco de infecção no futuro.
Ações preventivas
Para prevenir problemas de pele em cabras, recomenda-se:
- proporcionar uma alimentação balanceada na fazenda com presença de capim fresco e suculento, frutas, vitaminas e minerais;
- mantenha os animais limpos, remova regularmente o esterco, inspecione a pele em busca de emaranhados no pelo, pedaços de sujeira grudados;
- não dê muitas frutas doces às cabras, pois o aumento do açúcar no sangue torna o corpo vulnerável a infecções fúngicas;
- monitorar o nível de umidade no curral;
- não deixe as cabras ao sol por muito tempo, principalmente durante a muda;
- Evite o estresse em animais.
Aos primeiros sinais de lesões na pele, é recomendado chamar um veterinário, pois somente um especialista determinará se a caspa é causada por doenças fúngicas, ácaros, parasitas ou erros no cuidado.
A pele saudável é um indicador de que as cabras são bem cuidadas e recebem uma dieta nutritiva. Se a caspa aparecer em pequenas quantidades, especialmente durante o período de queda, não se preocupe imediatamente. Em caso de separação excessiva de escamas cutâneas, distúrbios na secreção de sebo, aparecimento de feridas e superfícies escamosas na pele, recomenda-se convidar um especialista, identificar a causa dos problemas e selecionar um regime de tratamento competente.