Quando há animais no quintal, pode ser necessário transportar uma cabra ou outro gado no carro. Neste caso, você precisa conhecer algumas regras de transporte. Se forem negligenciados, alguns problemas podem surgir. Mover seu animal de estimação por uma curta distância não causará nenhum problema. Mas se o caminho for longo e para outra região, você precisa se preparar seriamente para a mudança.
[toc]
Como transportar cabras
Ao planejar transportar cabras de um lugar para outro, você precisa decidir como fazê-lo. Pode ser em um caminhão ou carro. Para isso, o transporte deve estar devidamente equipado. Cabras calmas não causarão problemas em uma viagem, mas com animais de estimação brincalhões e ágeis será mais difícil.
O porta-malas ou interior de um carro é adequado para transporte. Tudo depende da marca do carro. O principal é que haja espaço suficiente para passageiros incomuns. Na cabine, é melhor retirar o banco traseiro. Cubra o chão com oleado ou borracha, coloque uma cobertura de tecido por cima e coloque feno ou serragem sobre ele. Isso é feito não apenas para a comodidade do animal, mas também para proteger o carro de odores e umidade indesejados.
Se você estiver na estrada por mais de seis horas, será necessário estocar água, ração para animais e ferramentas para limpeza do local temporário onde ficam os animais de estimação. Você precisa começar a dirigir o carro suavemente, em baixas velocidades. Sentindo-se instáveis, as cabras geralmente se deitam e se comportam com calma. Depois disso, a velocidade pode ser aumentada.
Possíveis problemas
O sucesso do transporte de cabras em um carro de passageiros depende do temperamento do animal. Alguns artiodáctilos se comportam inquietos no caminho, tentam pular, gritar e arrombar a porta. Para evitar que o animal fique nervoso, é preciso conversar com ele. Ao ouvir a voz de uma pessoa, a cabra consegue se acalmar um pouco.
Durante o transporte, as cabras passam por forte estresse, o que pode afetar negativamente sua saúde futura. Em alguns casos, o transporte descuidado pode levar à morte do artiodáctilo. É melhor que o dono da cabra ou um veterinário esteja no carro para verificar o estado do animal durante a viagem.
Para que a viagem seja um sucesso e sem complicações, é preciso pensar tudo com antecedência e se preparar bem. Então não haverá surpresas ao longo do caminho.