As cabras mocho são populares entre os criadores de gado porque causam menos problemas. Eles não são agressivos, obedientes e a probabilidade de ferir outros animais do rebanho torna-se mínima. Existem várias raças de cabras domésticas, especialmente comuns nas nossas latitudes. Cabe a você decidir quais espécies específicas escolher para criação de carne, leite e lã.
O que significa uma cabra sem chifres?
Os animais mochos são chamados de animais que nasceram sem chifres. Estas são raças criadas artificialmente e não são encontradas na natureza. Em vez de chifres, as cabras desenvolvem pequenas protuberâncias ou tubérculos.Os tipos mais comuns incluem:
- Toggenburgskaia.
- Lamancha.
- Tcheco.
- Núbio.
- Zaanenskaya.
Vale ressaltar que o gene pesquisado pode ser herdado. Às vezes, esses pais têm filhos com chifres, essa é a norma. Devido ao fato de a ausência de chifres na raça poder ser acompanhada de infertilidade (hermafroditismo) nos machos, recomenda-se emparelhar animais mochos e normais.
Descrição das raças
Para entender os meandros da criação de cabras, você precisa conhecer as características distintivas das cabras mochos.
Toggemburgo
Raça de cabras sem chifres afiados, para fins cárneos e laticínios, originária da Suíça. Toggenburg é um distrito administrativo e também uma cidade com o mesmo nome perto de Zurique. Uma característica distintiva é a presença de pêlo longo e grosso. A espécie parece ter sido criada especialmente para a Rússia. As principais vantagens desta cabra são as seguintes:
- físico forte;
- casaco grosso;
- alta produção de leite.
A desvantagem pode ser considerada o baixo percentual de gordura no produto, a quase total inadequação (imlucratividade) da raça para criação de carne. Cor clara, bege ou marrom. A constituição é densa, com músculos desenvolvidos.
Freqüentemente, representantes da raça são usados para melhorar espécimes de baixo rendimento. O leite é usado para fazer queijos deliciosos.
Lamancha
No processo de criação desta raça, as cabras não só perderam os chifres, mas também as orelhas quase completamente atrofiadas. As rainhas têm alta fertilidade; dão à luz até 3 filhos em uma ninhada. O leite é inodoro e excelente para consumo cru e processamento.
Vantagens da raça:
- caráter calmo;
- versatilidade (adequado tanto para leite quanto para carne);
- herança do gene hornless quando cruzado com outras espécies.
As desvantagens incluem orelhas pouco desenvolvidas e o alto custo dos animais jovens.
Tcheco
Uma raça exclusivamente leiteira que foi milagrosamente salva da extinção. No início, apenas exemplares sem chifres foram selecionados da prole, o que levou à degeneração. A restrição já foi levantada Cabras checas cruza com sucesso com os comuns dotados de chifres.
A cabra checa tem as seguintes vantagens:
- boa adaptação às condições de vida na Federação Russa;
- lactação estável.
Não sem suas deficiências. Durante a seleção, é necessário “diluir” a raça com exemplares com chifres. Eles são grandes em tamanho, mas construídos proporcionalmente. A cabeça é pequena, a cor da pelagem é predominantemente dourada a chocolate. As pernas são pretas, com uma “alça” característica nas costas. As orelhas são longas.
Núbio
Talvez esta raça tenha a aparência mais memorável: nariz adunco, criando um perfil único, e orelhas grandes e caídas. O comprimento do lóbulo é notável: em alguns exemplares chega a 40 centímetros. A rainha de pêlo curto ganha peso até 60 quilos.
A cabra tem dimensões e peso ainda maiores. As cores mais comuns para os núbios são preto, vermelho e marrom. Há também uma cor manchada, quando listras e manchas claras são colocadas sobre um fundo mais escuro. As cabras têm temperamento nuclear, são muito ativas e emitem gritos altos.
Os seguintes argumentos são dados como confirmação das vantagens da raça sobre outras:
- produtividade;
- lactação prolongada;
- viabilidade da prole.
A desvantagem é que as cabras são um tanto caprichosas: os núbios nunca viverão perto de outras raças. Eles são mais suscetíveis a picadas de sugadores de sangue do que outros. O leite é excepcionalmente gorduroso, rico em proteínas e permite a produção de queijos únicos.
Saanen
A raça é uma das mais antigas existentes. As cabras revelaram-se despretensiosas, com boa produção de leite. Tanto as fêmeas quanto os machos são grandes: 50 quilos para cabras e até 80 quilos para dólares. As pernas são longas, a constituição é forte. Existem espécimes claros e coloridos.
As principais vantagens da raça:
- a produtividade é maior que outras espécies;
- obtenção de carne valiosa e dietética;
- nenhum odor desagradável.
Ao mesmo tempo, são exigentes em termos de condições de vida e dificilmente toleram o clima russo.
Distinguem-se por um temperamento calmo e equilibrado e não têm igual na produção de leite. Em média, você pode obter até 11 litros de leite agradável e inodoro por dia em Zaanenka. Ao criar a raça, recomenda-se combinar indivíduos com chifres e chifres.
Comparação de produtividade
Para navegar pelos indicadores de produção de leite e saber como as raças se diferenciam nesse parâmetro, basta se familiarizar com os dados apresentados na tabela. E imediatamente fica claro quem é o campeão:
Nome da raça | Leite por dia, litros | Teor de gordura do leite,% |
Toggemburgo | 3 | Até 5 |
Lamancha | 6 | Até 5 |
Tcheco | Até 5 | até 4,5 |
Núbio | até 4,8 | até 7,5 |
Saanen | até 7 | até 4,4 |
Percebe-se que a produtividade é maior nas lebres, mas o teor de gordura do leite é menor. O período de lactação é longo, 270-300 dias. Tradicionalmente, as grandes explorações utilizam cabras Saanen, que podem ser facilmente domesticadas para a ordenha mecânica.
Cuidado e manutenção
As condições para manter cabras sem chifres não são diferentes daquelas para seus companheiros de tribo com chifres. Principalmente despretensiosos, ganhando bem peso e não exigentes na dieta. Para entender os meandros do conteúdo, você precisa ter informações sobre os traços característicos desse tipo:
- Com raras exceções, o temperamento das cabras mocas é calmo, desprovido de agressividade. Os animais não organizarão lutas tradicionais pelo melhor pasto ou território.
- Todas as raças estão apegadas às pessoas e não estão adaptadas para sobreviver em condições naturais.
- Eles requerem atenção cuidadosa, pois apresentam problemas de saúde e são suscetíveis a infecções.
- Muitas vezes uma cabra pode ser infértil, este é o preço a pagar por não ter chifres.
- É preciso cuidar dos cascos, pois as cabras sem chifres têm cascos fracos e costumam ficar danificadas.
- As fêmeas são férteis, gerando de 2 a 3 filhos por vez. O processo de nascimento é relativamente fácil, sem complicações.
- As dimensões médias das cabras sem chifres são menores do que as das cabras com chifres. Em casos raros (entre os Saanenianos), um homem pode ganhar até 80 quilos de peso.
As cabras comem tudo o que é adequado para alimentação: massa verde, briquetes preparados, feno ou silagem. Mais adequado para climas frios Raça Toggemburgo, para manutenção em fazendas isoladas, obtendo grande produção de leite - Saanen. A escolha específica da variedade depende das metas e objetivos que o pecuarista se propõe. Não é por acaso que existe uma classificação e divisão em raças leiteiras, de carne e leiteiras e de lã.