Alpine é uma raça única, adaptada para viver e encontrar alimento em condições climáticas adversas. Cuidar de uma cabra alpina calma e despretensiosa não é difícil, mantê-la não requer nenhuma habilidade especial. A raça é classificada como raça leiteira, os animais são valorizados pela grande produção de leite, leite de alta qualidade e sem odor específico, longo período de lactação e fácil ordenha.
História da raça caprina alpina
A história da raça começou na França, na região da Sabóia, que fica no sopé dos Alpes. No entanto, esta região liga as fronteiras de três países europeus: França, Suíça, Itália. Portanto, é geralmente aceito que as cabras alpinas não são apenas francesas, mas também suíças. A criação ativa da raça na França começou no início do século XX. Até então, a rocha, adaptada para viver em áreas montanhosas, comer pastagens e beber água de nascente, era criada por agricultores exclusivamente na região da Sabóia e nas regiões suíças vizinhas.
O padrão da raça, que descreve as características externas e a produtividade, foi compilado por criadores franceses em 1930. Mas uma década antes, 22 indivíduos foram transportados para os EUA, onde, com base neles, os criadores obtiveram uma variedade de endogamia americana.
Descrição e características do animal
O padrão da raça pelo qual um bom indivíduo é selecionado é apresentado na tabela.
Recursos de aparência | Parâmetros padrão |
cabeça | alongado, não muito achatado |
chifres | plano, com cavidade interna e tecido ósseo forte |
pescoço | comprimento médio |
ouvidos | liso, ereto |
seios | redondo, ligeiramente convexo |
estômago | arredondado |
membros | comprimento médio, forte, vigoroso, proporcional ao corpo |
lã | curto, com subpêlo denso, não adequado para peles |
altura na cernelha | masculino – 85-90 cm, feminino – 70-80 cm |
As cores das cabras alpinas são variadas:
- kunavar – a metade frontal do corpo é preta, a metade posterior é branca;
- pescoço branco - o pescoço e os ombros são brancos, o resto do corpo é preto ou cinza;
- pescoço vermelho - o pescoço e os ombros são vermelho-acastanhados, o resto do corpo é preto ou marrom escuro;
- pago - o corpo está coberto de manchas ou manchas;
- sandgou – manchas brancas no corpo preto;
- camurça - o corpo é vermelho, marrom-avermelhado ou vermelho-acastanhado, a cabeça e o pescoço são cobertos de manchas pretas, os membros são pretos, uma faixa preta corre ao longo da coluna vertebral;
- pega - a cabeça é branca e o corpo é decorado com manchas;
- bicolores e tricolores – indivíduos bicolores e tricolores.
As cabras alpinas são calmas, amigáveis, independentes e não requerem controle constante ou cuidados especiais do proprietário. Convivem sem problemas com outras raças de cabras, bem como com outros animais domésticos não agressivos. Os animais de estimação alpinos são ativos, fortes, vivos e resistentes. Não é problema para eles caminhar vários quilômetros em busca de alimento. Ao pastar, os animais se comportam de maneira lúdica e divertida, por isso não são suscetíveis à obesidade.
Os Alpinos são uma das cabras mais produtivas. A produtividade média anual de uma mulher é de 1,5 toneladas de leite. Mas alguns indivíduos recordistas são capazes de produzir 2 toneladas. A produtividade média diária é de 4,5 litros.
O leite possui alto teor de proteínas - 3,1% e gordura do leite - 3,5%. O sabor do produto é doce, não possui cheiro específico de cabra. Alimentos para bebês, queijo e queijo cottage são feitos com leite de cabra suíça.
Vantagens e desvantagens
Alpine é uma das raças mais populares entre os agricultores europeus e americanos.
Regras para manter e cuidar da raça
A conveniência de manter animais de estimação alpinos é que não há necessidade de grandes construções. Uma cabra precisa de um espaço de 3-4 m2. Não é necessário isolar o edifício, se desejar pode-se usar lã mineral. Mas as correntes de ar são inaceitáveis, não deve haver uma única fissura nas paredes. As cabras toleram baixas temperaturas sem problemas, mas são sensíveis às correntes de ar e à umidade, e desenvolvem pneumonia, acompanhada de tosse intensa. O edifício deve estar equipado com um bom sistema de ventilação, para isso são feitos alguns orifícios de ventilação nas paredes.
O celeiro é limpo uma vez por semana. A cama deve estar sempre seca e limpa. Os machos são mantidos separados das fêmeas e dos filhotes. O piso de tábuas deve ser elevado a uma altura de aproximadamente 20 cm do solo e forrado com palha. As cabras não devem ser mantidas em solo descoberto, pois seus cascos, que são sensíveis à sujeira e à umidade, sofrerão com isso. Como a raça alpina é rochosa, seus representantes preferem dormir em uma colina. Portanto, as prateleiras de tábuas para dormir são construídas no celeiro a uma altura de 50 cm do chão.
O que alimentar cabras alpinas
O pastoreio é um evento obrigatório. Além disso, as cabras preferem alimentos secos e ricos em fibras. Além da grama, eles consomem de boa vontade galhos de arbustos, brotos de árvores jovens, folhagens secas e cascas finas.Portanto, o agricultor terá que encontrar um pasto onde esse alimento esteja disponível ou, adicionalmente, tratar as cabras com galhos e cascas.
No inverno, o feno passa a ser a principal fonte de fibra, mas no verão também é adicionado à alimentação. Uma cabra come de 55 a 60 sacos bem cheios de feno de 50 quilos por ano.
O feno na dieta deve ser combinado com ração de grãos e misturas de cereais. No inverno, a dieta é complementada com concentrados, cuja quantidade diária é de 250-300 g por indivíduo. Pedaços de sal para lamber são colocados perto do bebedouro.
A água para cabras alpinas deve ser cristalina. Os representantes da raça são extremamente melindrosos na hora de beber e não bebem água estagnada, mesmo que ela esteja parada há apenas um dia e não esteja contaminada. Portanto, os agricultores têm que trocar a água 2 a 3 vezes ao dia ou instalar bebedouros automáticos.
Recursos de reprodução
As fêmeas tornam-se sexualmente maduras aos 6 meses de idade. Mas em a cabra é tirada do acasalamentopesando pelo menos 35 kg. A idade ideal para o primeiro acasalamento é de pelo menos 9 meses e no máximo 1,5 anos. Ocorre quando uma cabra está no cio, durando cerca de uma semana. Se o macho não se destina ao trabalho de reprodução, ele é castrado antes dos 3 meses de idade.
As cabras alpinas podem ser criadas de várias maneiras:
- A inseminação artificial é um método popular em grandes explorações pecuárias. O procedimento é demorado e caro, mas conveniente.
- Acasalamento manual. O macho e a fêmea selecionados são conduzidos para um recinto separado, onde acasalam. O método é ideal para obter descendentes de raça pura com as qualidades necessárias.
- Acasalamento grátis. Os animais ficam em um recinto comum e acasalam sem controle humano.
As fêmeas carregam descendentes por 5 meses. O parto geralmente é fácil e nenhuma intervenção humana é necessária.Basta lavar o úbere com água morna antes do parto. Uma cabra alpina dá à luz de 1 a 4 filhotes. As cabras recém-nascidas começam imediatamente a se alimentar do leite materno, o que fortalece sua imunidade. A prole pode ficar com a mãe por muito tempo, mas isso reduzirá a produção de leite.
Possíveis doenças
As cabras alpinas têm forte imunidade e não apresentam doenças hereditárias. Mas os representantes da raça podem pegar uma infecção e adoecer devido a cuidados inadequados.
Doenças perigosas para cabras:
- A brucelose é uma patologia infecciosa perigosa para os seres humanos. Portanto, o leite e a carne contaminados devem ser descartados. A fonte da infecção pode ser ração de grãos de baixa qualidade.
- A pleuropneumonia é uma doença infecciosa que inclui inflamação dos pulmões. Ocorre em cabras mantidas em condições úmidas e com baixas temperaturas.
- Agalactia é uma falta de leite de origem infecciosa. A infecção afeta o úbere e as articulações. A gravidez geralmente termina em aborto espontâneo.
- Patologias dos cascos causadas por cuidados de má qualidade. Um animal doente manca e às vezes nem consegue ficar de pé.
Cabras alpinas na Rússia
Os agricultores russos adoram as cabras alpinas pela sua despretensão e elevada produção de leite, mas compram-nas principalmente no estrangeiro. Em nosso país, você só pode comprar um animal em viveiros particulares, pois a raça ainda não está muito difundida.
Você precisa abordar sua compra com cautela para não topar com um criador sem escrúpulos. Você deve procurar uma creche de boa reputação e ler os comentários. Ao chegar à fazenda do vendedor, você deve experimentar o leite e ver em que condições o gado é mantido.
Vale a pena prestar atenção aos seguintes viveiros de cabras alpinas:
- Fazenda "Kozinsky".Região de Samara, distrito de Stavropol, vila de Aleksandrovka.
- LPH "Território de Lesnoy" Nizhny Novgorod.
- LPH "Composto Dourado". Região de Tula, distrito de Bogoroditsky, vila de Krasny Posad.
- LPH "Senavlana" São Petersburgo, estação de metrô Admiralteyskaya.
Você terá que pagar uma quantia considerável por um animal de estimação alpino. Uma cabra para criação custará de 40 a 50 mil rublos. Para uma fêmea de raça pura em creches eles pedem de 25 a 30 mil. Uma criança pode ser comprada por 5 a 8 mil.