Morangos de jardim, que produzem frutos grandes, são frequentemente cultivados pelos residentes de verão para venda devido à sua aparência atraente. Os morangos da variedade Rusich são desenvolvimento de criadores nacionais, recomendados para cultivo na região Centro. Como qualquer variedade, tem seus prós e contras, que vale a pena estudar antes de plantar arbustos no jardim. Com os devidos cuidados, Rusich produz ricas colheitas de frutos silvestres saborosos e aromáticos.
Descrição e características da variedade
A variedade multifuncional de morango de jardim Rusich foi criada por especialistas da estação experimental da região de Bryansk. Isso aconteceu graças ao cruzamento de duas variedades de morangos - Olimpíadas Surpresa e Camomila, cujo autor foi o criador S. D. Aitjanova. Após os testes, a variedade Rusich foi incluída no Registro Estadual de Fruticultura e recomendada para cultivo na região Central da Federação Russa.
A descrição da cultura indica as seguintes características dos morangos de jardim:
- Os arbustos são de formato esférico, bastante altos e formam poucas gavinhas.
- As lâminas das folhas do morango são verde-escuras, apresentam pequenas espinhas e leve brilho.
- Cada arbusto produz muitos caules de flores, localizados bem acima da superfície do solo, o que evita o apodrecimento dos frutos mesmo em tempo chuvoso. Os pedúnculos são fortes e caracterizados pela elasticidade.
- A variedade não é remanescente e produz uma colheita por safra, no final de julho ou início de julho, dependendo da região de cultivo.
- Com os devidos cuidados, são colhidas cerca de 10 toneladas de frutas em um hectare de plantio.
- No lugar das flores formam-se frutos grandes que, quando maduros, adquirem tonalidade vermelho escuro, o peso de um fruto é em média de 60 gramas. Os provadores avaliaram o sabor de Rusich com 4,5 de 5 pontos. Quando cultivados ao sol, os morangos tornam-se doces, com um ligeiro azedume.
- A variedade tem resistência suficiente no inverno, por isso não requer abrigo sério contra geadas.
- A imunidade a doenças comuns da cultura é média, por isso são necessários tratamentos preventivos.
- Os bagos têm uma boa apresentação e não se deterioram quando transportados por longas distâncias, pelo que são frequentemente cultivados para venda.
Lados positivos e negativos
Os jardineiros que cultivam morangos Rusich em suas plantações há muitos anos observaram os prós e os contras da variedade doméstica. Eles incluíram os seguintes benefícios dos morangos de jardim:
- boa produtividade de um arbusto vegetal;
- aparência atraente dos frutos silvestres e seu grande tamanho;
- resistência às mudanças de temperatura no inverno e aos períodos secos de verão;
- boa transportabilidade dos bagos e possibilidade da sua comercialização no mercado;
- finalidade universal das frutas.
Entre as desvantagens da variedade, destacaram:
- a necessidade de prevenção devido à imunidade fraca;
- Os morangos são exigentes quanto ao local de cultivo para obter elevados rendimentos.
Cultivando e cuidando dos morangos Rusich
A escolha certa do local e o cuidado agrotécnico adequado dos arbustos permitirão obter frutos grandes e de excelente sabor.
Seleção do local e preparação do solo
Apesar de os morangos de jardim Rusich poderem crescer em qualquer solo, para obter colheitas ricas, o solo é preferencialmente fértil e leve, com um nível de acidez variando de 5 a 6, por isso é recomendável preparar o solo antes de plantar os arbustos. 2 semanas antes do plantio das mudas, a área é desenterrada com uma pá e adicionado húmus na proporção de 10 kg por metro quadrado de jardim.
Pousar
O plantio de arbustos é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- O sistema equino da muda é tratado com o medicamento “Kornevin” para que se enraíze melhor no novo local.
- Os furos são rasos, mantendo uma distância entre eles de 60 cm.
- Se a muda tiver raízes longas, elas são aparadas de forma que o comprimento máximo seja de 8 cm.
- Os morangos são colocados no meio da cova e cobertos com solo fértil.
- As plantações são irrigadas abundantemente e é colocada uma camada de cobertura morta.
Regar e fertilizar
Apesar de sua resistência à seca, a variedade de morango de jardim Rusich requer umidade suficiente para formar frutos grandes. A rega é feita uma vez por semana com água morna e sedimentada. Se estiver muito calor e não chover há muito tempo, é recomendável irrigar os arbustos a cada 3-4 dias.
No primeiro ano após o plantio, se os arbustos forem colocados em solo fértil, não há necessidade de aplicação de fertilizantes adicionais. A fertilização começa a partir do 2º ano de desenvolvimento do morango. Eles fazem isso três vezes por temporada:
- Na primavera, são utilizados complexos minerais com alta concentração de nitrogênio.
- Na época da floração são adicionados excrementos de verbasco ou de pássaros, diluindo-os em água - no primeiro caso a concentração é de 1:10, no segundo - são necessários 20 litros de água para 1 parte de excremento, para não queimar as raízes da colheita.
- A última fertilização é realizada no âmbito da preparação das plantas para o inverno, com fertilizantes potássio-fósforo.
Afrouxamento
Se você colocar uma camada de cobertura morta ao redor dos arbustos e entre as fileiras, a quantidade de soltura do solo pode ser significativamente reduzida. Caso contrário, a capina e o afrouxamento são realizados após cada chuva ou rega.
Removendo um bigode
A variedade nacional produz poucos bigodes, por isso não precisam ser removidos se você planeja propagar morangos.
Doenças e pragas
As pragas de insetos raramente atacam os arbustos de morango de jardim, mas é necessária prevenção contra doenças. Para tanto, utilize calda bordalesa ou qualquer medicamento fungicida de acordo com as instruções, por exemplo, “Fitosporina”.
Sutilezas da propagação de plantas
Devido ao pequeno número de estolhos que a variedade Rusich produz, é difícil propagar morangos dessa forma, por isso os jardineiros usam o método de divisão de um arbusto adulto.
Coleta e armazenamento
Os frutos começam a ser colhidos nos arbustos no final de junho ou início de julho. O fruto grande raramente é utilizado para fazer compotas, é congelado e vendido no mercado.