Variedades remanescentes de frutas silvestres ganharam popularidade devido às suas qualidades positivas. Todo mundo quer saborear deliciosos morangos Corona durante todo o verão. Apesar de a casta ter sido criada por criadores holandeses, enraíza-se bem na zona média e produz elevados rendimentos de frutos silvestres.
- Descrição e características da Coroa
- História da seleção
- Região de crescimento
- Arbustos
- Flores e frutas
- Rendimento de morango
- Transportabilidade
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Como cultivar morangos corretamente
- Preparação de material de plantio
- Datas de desembarque
- Preparando as camas
- Plantando morangos
- Regras para cuidar de morangos
- Alimentação necessária
- Rega
- Preparando-se para o inverno
- Métodos de controle de doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Usami
- Dividindo o mato
- Características da frutificação Corona
Descrição e características da Coroa
Os morangos são arbustos com grandes folhas côncavas. Os frutos amadurecerão em pedúnculos poderosos. Neste caso, as hastes não caem com o peso. As peculiaridades da cultura não são apenas o aspecto decorativo, mas também a facilidade de cuidado.
História da seleção
Um híbrido surgiu na década de 70 do século XX. Criadores holandeses trabalharam na sua criação. Ao cruzar as variedades de morango Tamella e Induka, obtivemos uma planta maravilhosa. Dos pais recebeu melhor sabor e resistência aos desastres climáticos.
Região de crescimento
A variedade de morango resultante é zoneada para áreas de clima temperado. Os arbustos suportam geadas abaixo de 20 graus.
Você pode cultivá-lo no sul. Lá os arbustos darão frutos durante todo o período de cultivo. Daí a popularidade dos morangos remanescentes entre os jardineiros.
Arbustos
Os arbustos da planta perene atingem uma altura de 20 a 25 centímetros. O sistema radicular do morango é um rizoma perene em forma de caule modificado com raízes esqueléticas e pequenas raízes que penetram no solo até uma profundidade de 20 centímetros. As raízes estendem-se de 10 a 20 centímetros de distância do arbusto-mãe.
Hastes laterais curtas são formadas na haste principal curta. Eles se ramificam em forma de arbusto. As grandes folhas trifolioladas da Coroa são de cor verde. Durante o verão eles mudam até 2 vezes.
Flores e frutas
No topo do rebento existem botões que produzem caules de flores. Cachos de flores e frutos são formados a partir do botão apical. Quanto mais botões superiores o morango Corona tiver, maior será o rendimento dos frutos.
As pétalas brancas das flores caem e em seu lugar formam-se frutos com sementes. Eles se distinguem por:
- cor vermelho escuro;
- formato oval-cônico;
- pesa até 25-30 gramas;
- polpa suculenta com teor equilibrado de açúcar e ácido;
- aroma de morango;
- superfície lisa e brilhante.
A partir dos botões da parte inferior do arbusto, formam-se gavinhas, necessárias à propagação das plantas de jardim.
Rendimento de morango
Os jardineiros escolhem Corona porque durante o verão podem colher até um quilo de frutas grandes e saborosas de uma planta. A variedade também é cultivada em escala industrial. Em 1 hectare de campo, os agricultores colhem cerca de 12 a 14 toneladas de frutas.
Transportabilidade
A polpa suculenta da fruta é tão macia que simplesmente derrete na boca. Mas transportar essas frutas é difícil. No caminho, ele vai amassar e liberar suco. Portanto, é necessário coletar frutos verdes para levá-los ao mercado.
Vantagens e desvantagens da variedade
Mais de 40 anos se passaram desde o surgimento do morango Corona. Mas os jardineiros continuam a dar preferência às espécies remanescentes. E tudo isso graças ao fato do híbrido:
- amadurece cedo;
- produz rendimentos consistentemente elevados;
- cresce com sucesso em qualquer região;
- resistente a baixas temperaturas.
Entre as desvantagens está que os morangos só são adequados para consumo in natura. Você não pode fazer geléias ou conservas com ele. Rapidamente perde a forma e se espalha. Portanto, é difícil transportar bagas por longas distâncias. A cultura também é suscetível a infecções fúngicas.
Como cultivar morangos corretamente
Para saborear deliciosos morangos, é necessário preparar um terreno para a colheita dos frutos silvestres. Siga os termos e regras para plantio de plantas em terreno aberto.
Preparação de material de plantio
Para iniciar uma plantação de morango, utilize mudas que tenham:
- sistema radicular fibroso com 5 centímetros de comprimento;
- 3-4 folhas;
- rim central saudável.
Se as raízes forem longas, elas serão encurtadas para 5 a 7 centímetros.
Datas de desembarque
A melhor época para plantar morangos Corona é do início a meados de maio, dependendo da região. O plantio pode ser realizado em agosto, até meados de setembro. Mudas plantadas de manhã ou à noite, em tempo nublado, enraízam-se bem.
Preparando as camas
O local de cultivo é escolhido com solos férteis e livres de ervas daninhas. É melhor se for solo preto argiloso. Encostas em áreas secas são adequadas para o plantio: noroeste, norte, nordeste.
Se você planeja plantar na primavera, precisará cavar a área no outono a uma profundidade de 27 a 30 centímetros. Antes de plantar, cultive uma área de 15 a 18 centímetros de profundidade.
Certifique-se de adicionar meio balde de esterco podre por metro quadrado de plantação antes de cavar. Uma mistura de 2 a 3 kg de húmus e 30 a 50 gramas de superfosfato também é adequada. Use para plantar morangos entre fileiras de groselhas ou árvores frutíferas.
Plantando morangos
O rendimento do morango depende da distância entre os arbustos. É necessário plantar arbustos em intervalos de 30-40 centímetros. E entre as fileiras deixam 80-90 centímetros. Os buracos são cavados manualmente, colocando-se as mudas até a profundidade de 10 centímetros. As raízes não devem dobrar e o botão central deve estar ao nível do solo. Segurando a muda com uma das mãos, polvilhe a terra com a outra até a altura do coração. Resta compactar levemente o solo e regar os morangos, gastando 0,5-1 litro de água na planta.
É necessário sombrear a plantação por 3-4 dias com palha, grama seca e agulhas de pinheiro. Aplique cobertura morta também entre as fileiras com uma camada de 6 a 8 centímetros. 2 dias após o plantio verifique a posição da gema central. Se estiver cheio, eles varrem a terra.
Regras para cuidar de morangos
Você precisa cuidar da variedade Korona da mesma forma que outros tipos de morangos remanescentes. Embora a cultura seja amante da umidade, ela não tolera a estagnação da água. A demanda alimentar das plantas é alta, mas o excesso de substâncias nitrogenadas no solo leva a um forte crescimento vegetativo em detrimento da frutificação.
Alimentação necessária
Os fertilizantes são aplicados de acordo com o seguinte esquema:
- Na primeira vez na primavera você precisa de 10 gramas de nitrato de amônio e 15 gramas de superfosfato por 1 metro quadrado de plantio. Você pode incorporar fertilizantes secos no solo com uma enxada ou pá; os fertilizantes líquidos são preparados diluindo-os em um balde de água.
- Antes que as flores apareçam, regue os arbustos com uma solução de verbasco na concentração de 1:6 ou excrementos de pássaros na concentração de 1:20.
- Substitua a matéria orgânica por misturas minerais de 10 gramas de nitrato de amônio e sal de potássio por metro quadrado.
- Após a colheita dos frutos, é necessário alimentá-los com uma solução aquosa de 20 gramas de superfosfato e 8 gramas de nitrato de amônio e sal de potássio. Os fertilizantes promovem a formação de botões florais.
- No outono, os solos pobres precisam ser alimentados com fertilizantes de potássio e fósforo. São aplicados secos nos espaços entre fileiras.
- No 3º ano de vida da plantação, são adicionados mais 2 quilos de húmus por metro quadrado, plantados a uma profundidade de 10-25 centímetros.
A fertilização é combinada com o afrouxamento do solo, que é realizado de 4 a 5 vezes por safra.
Rega
No primeiro ano após o plantio, é necessário umedecer as plantações de morango Korona 4 a 6 vezes durante o verão. 2-3 baldes de água são despejados por metro quadrado de plantação. Após a rega, o solo deve ser solto. A retenção de neve, feita com cortinas ou escudos de groselha, ajuda a hidratar a área.
Depois é necessário regar as plantas com mais abundância: 1 a 2 vezes antes da floração, até 3 vezes durante o período de maturação dos frutos e após a colheita. Em solos arenosos, a frequência de rega aumenta.Para que o solo fique bem saturado de umidade, serão necessários 3-4 baldes de água por metro quadrado.
Preparando-se para o inverno
Cobrir os morangos é obrigatório em áreas com invernos frios. Para isso, em novembro, quando o solo está congelado, os arbustos ficam totalmente cobertos com mato, palha, ramos de abeto e pontas secas de batata ou tomate. A camada de revestimento deve ter de 8 a 10 centímetros. Na primavera ele é removido e usado para cobrir os canteiros.
Métodos de controle de doenças e pragas
As infecções fúngicas afetam mais frequentemente os morangos. Eles aparecem como manchas nas folhas. Eles combatem manchas borrifando uma solução de calda bordalesa a 1%. O tratamento é necessário 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento. Na primeira vez o procedimento é realizado com os botões expostos. Depois é repetido a cada 3 semanas.
Entre as pragas que atacam os morangos estão os ácaros, pulgões e gorgulhos. Você precisa combater os parasitas com inseticidas. Entre os populares, utilizam-se a decocção de tabaco e a infusão de casca de cebola.
Métodos de reprodução
Como todas as culturas de frutos silvestres, os morangos são propagados de diferentes maneiras. O mais difícil é com sementes. Muitos jardineiros usam o método vegetativo.
Sementes
A coroa é cultivada a partir de sementes por meio de mudas. As sementes são tão pequenas que são colocadas na superfície do solo nutritivo, levemente polvilhadas com terra. Em seguida, as plantações são prensadas com vidro. Arejando e regando regularmente, espere que os brotos apareçam. Assim que saírem, exponha os recipientes ao sol. Após a primeira folha verdadeira, as mudas mergulham. E com 3-4 folhas verdadeiras, os morangos podem ser plantados em terreno aberto.
Usami
É mais fácil propagar a cultura vegetativamente. Os bigodes vêm de arbustos fortes e saudáveis. Assim que rosetas de folhas se formam sobre eles, elas são pressionadas no solo. Então regue.Após o enraizamento das rosetas, a muda é separada do arbusto-mãe. Você pode transplantar arbustos jovens para um novo local.
Dividindo o mato
Morangos de dois anos são desenterrados e o arbusto é dividido de forma que cada parte seja uma roseta de folhas. Além disso, cada parte deve ter raízes fibrosas. Depois de limpos os danos, os arbustos são plantados em local permanente.
Características da frutificação Corona
Os morangos da variedade Korona são valorizados pelo seu excelente sabor. É difícil conservar essas frutas suculentas. Portanto, são coletados no início da manhã em um recipiente furado. Isso permitirá que o excesso de suco escorra sem ficar estagnado na xícara.
A peculiaridade da frutificação do híbrido é que os bagos ficam menores a cada ano. Portanto, é necessário renovar a plantação de morango a cada 4-5 anos.