O morango Florença apresenta muitas vantagens em suas características, por isso a variedade é frequentemente encontrada em chalés de verão. Para obter os melhores resultados, é necessário se familiarizar com as datas de plantio, métodos de propagação e peculiaridades de cuidado com a cultura. Além de regar e fertilizar, com certeza você deve cuidar de cobrir os canteiros para o inverno. Se armazenados adequadamente, os frutos reterão todos os benefícios e sabor.
- Descrição e características dos morangos Florença
- Aparência
- Polinização
- Rendimento de morango
- Histórico de seleção e região de crescimento
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Como plantar frutas?
- Selecionando um local
- Quando plantar?
- Preparação do site
- Princípios de plantio
- Regras para cuidar de morangos
- Rega
- Cobertura
- Preparando-se para o inverno
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Rosetas ou bigodes
- Controle de pragas e doenças
- Regras para colheita e armazenamento
Descrição e características dos morangos Florença
A variedade Florence distingue-se pela maturação tardia da colheita. A frutificação continua ao longo do mês, desde os últimos dias de junho até o final de julho.
Aparência
Os arbustos crescem poderosos, fortes e compactos. Vários pedúnculos são formados em caules fortes e grossos, localizados acima do nível das folhas. As folhas são verde-escuras com superfície brilhante.
Os bagos são grandes, a polpa é densa, sem lacunas e de cor vermelha intensa. O formato do fruto é alongado-cônico. O peso de cada baga chega a 40-65 G. A alta frutificação em um local dura cinco anos.
Polinização
O período de floração começa no final de maio e dura duas semanas. Até 6 inflorescências são formadas em cada pedúnculo forte. As flores são grandes e brancas. Para o morango de Florença, não são necessários insetos polinizadores, pois no arbusto se formam flores de ambos os sexos.
Rendimento de morango
A variedade é despretensiosa e resistente, por isso a colheita pode ser feita em qualquer condição. Mas com muita atenção e cuidado, o rendimento pode ser aumentado para 1,5 kg por arbusto.
Histórico de seleção e região de crescimento
Os morangos Florence foram criados por criadores ingleses através do cruzamento de duas variedades produtivas: Vikoda e Vima-Tarda. O resultado é uma variedade resistente a doenças e condições climáticas adversas. Os frutos silvestres têm sabor adocicado e aroma agradável, lembrando morangos silvestres.
Vantagens e desvantagens da variedade
As qualidades positivas da variedade de morango Florence incluem:
- alta imunidade a doenças comuns;
- a reforma dos canteiros é realizada com pouca frequência, pois a cultura pode se desenvolver no mesmo local por até cinco anos;
- como se formam poucos bigodes e são curtos, a manutenção dos plantios é mínima;
- alta robustez no inverno (resiste a geadas de até -20 graus);
- boa tolerância a verões frios e húmidos;
- os bagos são armazenados por muito tempo e transportados por longas distâncias sem perder a forma;
- uso universal de frutas silvestres de alto sabor.
A descrição da variedade morango também indica as seguintes desvantagens:
- em verões secos e quentes, a quantidade e a qualidade da colheita diminuem;
- em verões chuvosos, aumenta o risco de infecção por requeima, mofo cinzento e mancha marrom;
- altos requisitos para alimentação;
- nas regiões frias, a duração da frutificação é significativamente reduzida.
Conhecendo os aspectos positivos e negativos da variedade Florence, você pode evitar muitos problemas no cultivo de morangos.
Como plantar frutas?
Para o morango, deve-se escolher um local adequado, calcular a época de plantio e preparar adequadamente o solo. Se estas condições forem satisfeitas, a colheita será elevada e os frutos serão doces, sem vazios.
Selecionando um local
Ao escolher um local para plantar morangos Florence, uma série de condições devem ser observadas:
- o terreno deve ser nivelado;
- sombra temporária é permitida apenas na hora do almoço;
- os morangos adoram solos soltos e férteis, com alto teor de areia ou argila e boa aeração;
- se houver água subterrânea próxima, deve-se fazer um pequeno morro;
- as camas devem ser protegidas de correntes de ar.
Quando plantar?
É permitido o plantio de arbustos de morango na primavera e no outono. A realização do procedimento em cada época possui características próprias:
- No outono, o plantio começa no início de setembro.Antes da geada, a planta terá tempo de criar raízes e os primeiros frutos aparecerão no próximo verão. É importante cobrir as mudas jovens para o inverno, caso contrário existe um grande risco de as raízes morrerem e a planta morrer.
- Se você plantar os arbustos na primavera, só poderá fazer a colheita depois de um ano. Antes do fim da geada, as camas devem ser cobertas à noite. No verão, recomenda-se a retirada das gavinhas e pedúnculos para que todos os componentes nutricionais vão para o desenvolvimento das folhas e raízes.
Em qualquer época, o plantio só começa quando o solo aquece até +14 graus. É melhor plantar morangos em tempo chuvoso ou nublado.
Preparação do site
A área selecionada para o plantio de morangos é desenterrada no outono, as ervas daninhas são removidas e os fertilizantes são aplicados (húmus é adequado). Se a acidez do solo for alta, procede-se à calagem.
Na primavera, a área é afrouxada novamente e todas as ervas daninhas são removidas. Os canteiros começam a ser feitos alguns dias antes do plantio das mudas.
Princípios de plantio
O plantio de morangos Florence inclui uma série de etapas subsequentes:
- são cavados buracos na área com profundidade de 18 cm e diâmetro de 11 cm;
- o intervalo entre as reentrâncias é de pelo menos 41 cm;
- o buraco é umedecido e fertilizado;
- no fundo do buraco fazem um monte onde plantam um arbusto e endireitam as raízes;
- cubra com terra e pressione levemente.
Após o plantio, é aconselhável cobrir o solo com palha, serragem e húmus podre.
Regras para cuidar de morangos
A obtenção de uma grande quantidade de colheita de qualidade depende diretamente de um cuidado adequado e adequado. O morango Florence precisa de rega regular e adição de microelementos.
Rega
Imediatamente após o plantio dos morangos no jardim, a rega é realizada a cada três dias. Calcule 10 litros de água por metro quadrado. M. Assim que os arbustos se adaptam ao novo local, a irrigação é reduzida para uma vez a cada 7 dias.
A necessidade de umidade aumenta durante a floração do morango e durante a fase de frutificação a rega deve ser reduzida. Basta umedecer as camas uma vez a cada duas semanas.
Cobertura
Como os arbustos e as próprias bagas são grandes, é necessária a aplicação repetida de fertilizantes ao longo da estação de crescimento:
- Na primavera é necessário nitrogênio, que promove o desenvolvimento da parte aérea da planta. No início da primavera, também é recomendado adicionar composto ou húmus.
- Com o aparecimento dos ovários, é necessário adicionar compostos à base de potássio e fósforo.
- Após a colheita da maior parte da colheita, é utilizada uma solução de esterco de galinha.
- No outono, é útil adicionar húmus ou esterco podre. Os componentes fortalecerão as raízes e darão força à planta para um inverno de sucesso.
Preparando-se para o inverno
No início de setembro, os arbustos de morango são soltos e amontoados. Depois de um mês, eles começam a colocar uma camada de cobertura morta (palha, folhas caídas, ramos de abeto). A opção ideal é cobrir os morangos com agrofibra.
Métodos de reprodução
O método mais comum de propagação é enraizar o bigode ou dividir o arbusto. A situação mais difícil é a propagação por sementes.
Sementes
A opção de propagação por sementes é demorada e trabalhosa. O material é primeiro semeado em mudas em caixas, cobertas com vidro e colocadas em parapeito de janela bem iluminada. As colheitas são regadas diariamente. Após 3,5 semanas, os primeiros brotos devem aparecer.
Quando duas folhas verdadeiras aparecerem nos brotos jovens, transplante-as em recipientes separados. Após desdobrar 6 folhas, elas começam a transplantar para canteiros abertos.
Rosetas ou bigodes
Na maioria das vezes, os jardineiros usam a divisão por rosetas filhas:
- Escolha arbustos com bigodes poderosos e fortes.
- Os bigodes selecionados para propagação são pressionados contra o solo e fixados com um suporte de arame.
- Resta apenas uma roseta no broto, todas as outras são removidas.
- Quando as rosetas criam raízes, o bigode é cortado do arbusto.
- Já no outono o arbusto está pronto para ser transplantado para um local definitivo.
Um método simples de propagação é dividir o arbusto. São adequados arbustos com três anos, divididos em várias partes. Cada parte deve ter raízes saudáveis e pelo menos cinco folhas.
Controle de pragas e doenças
As doenças que mais afetam os arbustos de morango incluem: verticillium, oídio, mancha marrom ou branca e podridão cinzenta. Para prevenir a infecção, a rega é feita com uma solução à base do medicamento “Fitosporina”.
Quando forem detectados os primeiros sinais da doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Soluções à base de medicamentos como Fundazol, Horus, Bayleton, Maxim, mistura bordalesa, Oxychom, Teldor são eficazes.
Moscas brancas e gorgulhos são considerados pragas perigosas para os morangos Florence. Para proteger as plantas de pragas, os arbustos são tratados com inseticidas (“Confidor”, “Decis”).
Regras para colheita e armazenamento
A colheita é realizada até 9 vezes por safra, a cada 3-4 dias. É aconselhável colher os frutos silvestres pela manhã, após o desaparecimento do orvalho. Os frutos são colhidos com cuidado, junto com o pedúnculo, e colocados em caixas.
A colheita fresca é armazenada em temperaturas de 0 a -3 durante seis dias. Para um armazenamento mais longo, os frutos são congelados ou transformados em pratos doces. Mesmo depois de descongelados, os bagos não perdem a forma, o aroma e o sabor maravilhoso.