As frutas silvestres do jardim conquistaram seu lugar de destaque nas parcelas dos residentes de verão. Dentre os tipos de fruteiras, podemos destacar o morango Festival, que possui muitas qualidades úteis. É preferível ser cultivado em várias áreas com invernos quentes e frios.
- Descrição e características dos morangos do Festival
- Aparência de arbustos e bagas
- Produtividade e resistência
- Quais são os prós e os contras da variedade?
- Características de cultivo
- Trabalho preparatório antes do plantio
- Plantando mudas de morango
- Cuidado de morango
- Regar e remover ervas daninhas
- Esquema de alimentação
- Aparando folhas e gavinhas
- Cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Como você pode reproduzir
- Tratamento contra doenças e pragas
- Colheita, armazenamento e transportabilidade
Descrição e características dos morangos do Festival
O aparecimento das primeiras mudas da variedade morango ocorreu em meados do século XX na estação experimental de Pavlovsk. A planta foi incluída no Cadastro Estadual após testes e é cultivada com sucesso em regiões que vão da região Central ao Leste da Sibéria. Os morangos de jardim receberam propriedades positivas de seus pais, as variedades Premier e Obilnaya. A colheita frutifica bem em quaisquer condições climáticas.
Aparência de arbustos e bagas
Os morangos do festival distinguem-se por:
- arbustos poderosos com 25 centímetros de altura;
- grandes folhas verdes escuras com bordas recortadas;
- muitos bigodes avermelhados;
- Os bagos têm formato oval com lados achatados.
Os frutos da planta amadurecem no final de junho, elevando-se acima da folhagem. São de tamanho médio, pesando até 30-40 gramas. Depois os morangos ficam menores, ficando com 15 gramas. As sementes localizam-se na superfície dos bagos, sem serem prensadas no interior. O híbrido é famoso por sua suculenta polpa vermelha.
Produtividade e resistência
Um arbusto de morango produz até 600-900 gramas de frutas vermelhas. Com bons cuidados, os rendimentos podem aumentar.
A peculiaridade da variedade é a resistência ao frio. Os arbustos podem resistir a geadas de até 25 graus negativos. A cultura tolera bem a seca durante os verões quentes nas regiões de estepe.
Quais são os prós e os contras da variedade?
As vantagens dos morangos Festival são:
- frutifica de maneira uniforme e duradoura;
- alto rendimento;
- pouco exigente para as condições de cultivo;
- resistente à podridão cinzenta, mancha branca;
- tem frutas saborosas e suculentas.
A única desvantagem é que os frutos ficam pequenos se não forem bem cuidados e à medida que crescem no mesmo local. Os arbustos de morango são frequentemente danificados pelos ácaros do morango.
Características de cultivo
Para uma cultura que gosta de calor, é necessário criar condições favoráveis ao crescimento.Além da umidade ideal, preste atenção à frouxidão do solo e ao seu valor nutritivo. Sem isso, a planta terá dificuldade em dar frutos.
Trabalho preparatório antes do plantio
A área selecionada para morangos de jardim está livre de ervas daninhas. Deve ser de acidez neutra, com águas subterrâneas ocorrendo a uma profundidade de 2 metros da superfície. É necessário que o local seja ensolarado, mas protegido da influência dos ventos.
A preparação da cama começa com a escavação. Antes disso, excrementos de verbasco ou pássaros são espalhados, incrustando a matéria orgânica profundamente no solo. No início de março, o solo é gradado. Você pode regar a área sob os morangos com esterco e superfosfato dissolvido em água.
Plantando mudas de morango
Os morangos são geralmente plantados em fileiras ou fitas. A distância entre os furos é feita em 40 centímetros e em fileiras - 70-80.
Rosetas ou mudas de plantas são selecionadas com raízes de 7 a 8 centímetros de comprimento e 4 folhas verdadeiras.
Uma muda de morango com raízes esticadas é colocada em um buraco de 10 a 12 centímetros de profundidade. Em seguida, polvilhe com terra e compacte levemente. É necessário regar as plantações e cobrir o espaçamento entre linhas com uma camada de palha, grama e serragem.
Cuidado de morango
As colheitas de frutas silvestres precisam de cuidados normais e regulares, que consistem em regar, fertilizar e soltar o solo. É necessário acompanhar atentamente o desenvolvimento das plantas, sua frutificação, corrigindo erros de cuidado.
Regar e remover ervas daninhas
Os arbustos devem ser regados de 6 a 8 vezes durante o verão. Os morangos precisam especialmente de umidade antes da floração, durante o amadurecimento dos frutos. A limpeza do solo desempenha um papel importante no aumento do rendimento das colheitas de frutos silvestres. É necessário remover as ervas daninhas a tempo de impedir o seu crescimento.Além disso, após a rega, o solo entre as fileiras fica solto, aumentando a permeabilidade do solo. Isso ajudará as raízes a receber nutrição e umidade suficientes.
Esquema de alimentação
Os fertilizantes orgânicos são aplicados pela primeira vez 2 semanas após o plantio das mudas de morango Festivalnaya. Tome nitrato de amônio a 35 gramas por metro quadrado de plantação. Você pode regar os arbustos após 10-14 dias com uma solução de verbasco preparada na proporção de 1:6. Antes da floração, recomenda-se borrifar os morangos com uma solução de iodo, tomando 7 a 8 gotas por balde de água.
Durante o período de formação dos frutos, uma solução de amophoska ajudará a melhorar a taxa de amadurecimento. É diluído na quantidade de 20 gramas em um balde de água. São utilizados 5-6 litros por metro quadrado. É necessário alimentar a plantação com húmus e superfosfato uma vez a cada 3-5 anos.
Aparando folhas e gavinhas
O bigode dos morangos Festivalnaya se forma cedo, então eles são cortados imediatamente. Caso contrário, os frutos serão pequenos. Mas para reprodução, deixam bigodes após a colheita. As folhas devem ser aparadas à medida que secam.
Cobertura morta
A cobertura morta é necessária para manter a umidade do solo e reduzir o número de ervas daninhas no jardim. Não só palha e serragem, mas também polietileno preto são utilizados como cobertura para morangos. Eles cobrem as plantações, abrindo buracos para os arbustos.
Abrigo para o inverno
Antes do início do frio em outubro ou novembro, é necessário alimentar e regar os morangos. Em áreas com invernos rigorosos, vale a pena cobrir a plantação com ramos de abeto, copas de batata e tomate. Depois que a neve cair, compacte-a entre as fileiras para reter mais umidade no solo. Você pode subir os arbustos em 5 a 6 centímetros. Isso os ajudará a passar o inverno com sucesso.
Como você pode reproduzir
Um dos métodos mais comuns de propagação de morangos é pelo bigode.Na segunda metade do verão deixam gavinhas em arbustos poderosos. Rosetas de folhas se formam nas gavinhas. Eles são fixados ao solo e levemente polvilhados com terra. As plantas jovens são regadas regularmente. Os soquetes criam raízes rapidamente. Eles são separados da mata-mãe e transplantados para um novo local.
Se a plantação de frutas silvestres for transferida para outra área, o número de plantas pode ser aumentado dividindo os arbustos em partes que possuem um botão de crescimento. Os morangos Festivalnaya também são cultivados por sementes. Mas isso é difícil e a frutificação começará mais tarde do que com outros métodos de propagação.
Tratamento contra doenças e pragas
Embora o Festivalnaya raramente sucumba a doenças, o seu desenvolvimento pode ser evitado tratando as plantações com calda bordalesa na concentração de 1%.. A pulverização é realizada 3 vezes com intervalo de 15 a 20 dias.
O controle de pragas: pulgões, ácaros, gorgulhos é feito com agentes inseticidas. Você pode usar uma decocção de pó de tabaco, shag, uma infusão de cascas de cebola e sabão em pó.
Colheita, armazenamento e transportabilidade
Os frutos dos morangos de jardim da variedade intermediária são colhidos no final de junho - início de julho. É necessário colher frutos maduros de manhã ou à noite. São arrancados junto com o talo, colocando-os em cestos de 2 a 3 quilos.
Morangos não podem ser armazenados por muito tempo. Permanece fresco em local fresco por 1-2 dias. A variedade tolera bem o transporte devido à densidade dos bagos. Eles não perdem a apresentação após a mudança, permanecendo visualmente atrativos.