Variedades especiais de morangos são cultivadas para cultivo na Rússia central. Eles toleram bem os invernos frios e dão frutos em quaisquer condições. Entre essas variedades estão os morangos de jardim Tsaritsa, obtidos por criadores russos.
- Descrição e características dos morangos Czarina
- Arbustos
- Flores e frutas
- Produtividade
- Transportabilidade
- Região de crescimento natural
- Vantagens e desvantagens
- As nuances do cultivo de variedades no jardim
- Preparação de material de plantio
- Como deveria ser o solo?
- Como plantar corretamente
- Como cuidar adequadamente da variedade Czarina
- Como regar e alimentar
- Capinando e soltando o solo
- Cobertura morta
- Como preparar morangos para o inverno
- Propagação de morango
- Controle de doenças e pragas
- Colheita
Descrição e características dos morangos Czarina
A variedade morango foi obtida pelo cruzamento de Venta e Red Gotlenta. Um grupo liderado pelo professor S. Aidzhanova trabalhou na criação do híbrido. De seus pais a planta herdou as melhores qualidades associadas a:
- resistência à seca e baixas temperaturas;
- forte imunidade contra infecções;
- excelente sabor a frutos silvestres.
A variedade morango é valorizada pela facilidade de cuidado. Mas, para aumentar a produção de frutas silvestres, você precisa cuidar corretamente dos morangos.
Arbustos
A planta possui pequenos arbustos compactos de 20 centímetros de altura. As folhas de tamanho médio apresentam superfície lisa e brilhante. A cor deles é verde escuro. As gavinhas dos rebentos são vermelho-escuras com ligeira pubescência.
Flores e frutas
O morango Rainha floresce em junho. Os arbustos são cobertos por pétalas brancas. O diâmetro das flores chega a 3-5 centímetros. As flores bissexuais não requerem polinização. Os frutos são caracterizados pelo formato cônico. O topo dos bagos é liso, com polpa densa e de cor vermelha intensa. Seu peso chega a 40-50 gramas com bons cuidados e clima favorável. Mas com o tempo, os frutos começam a encolher, quando mal chegam a 15 gramas.
A Czarina distingue-se pelo excelente sabor doce a falsos frutos silvestres com ligeiro azedume e aroma único. Os frutos silvestres são adequados para consumo in natura e para fazer compotas e marmeladas.
Produtividade
Os arbustos híbridos produzem poucos frutos, mas são grandes. De 1 planta em um ano bom, você pode coletar até 600-700 gramas de frutas vermelhas. A produtividade é menor se o verão for frio e chuvoso.
A época de crescimento de uma cultura e o seu rendimento dependem do cumprimento das práticas agrícolas da planta.
Transportabilidade
Os frutos densos da variedade são valorizados pela sua longa vida útil. A colheita pode ser transportada por longas distâncias e não ficará enrugada.É por isso que escolhem morangos para cultivo em escala industrial. Além disso, os frutos aparecem no final de junho-julho, quando as principais variedades da cultura já deram frutos.
Região de crescimento natural
A Rainha deve suas qualidades aos criadores. Como a variedade foi cultivada na região de Bryansk, ela é dividida em zonas em várias regiões. Frutifica bem na zona intermediária, nos jardins da Sibéria e dos Urais. Nas regiões do sul também não é ignorado.
Se você cobrir os arbustos durante o inverno, eles podem suportar facilmente 40 graus abaixo de zero. Na estepe, a planta resiste à seca e ao calor.
Vantagens e desvantagens
A vantagem de escolher esta variedade de morango é a sua capacidade de:
- dar frutos juntos por 15 dias;
- tolera bem o transporte;
- não ser danificado pelo gelo ou pelo calor;
- ser resistente a microrganismos patogênicos;
- dar frutos em um só lugar por 4-6 anos.
As desvantagens do híbrido incluem o rendimento médio. Para aumentá-lo é preciso plantar mais plantas.
As nuances do cultivo de variedades no jardim
Não é difícil cultivar morangos de jardim Tsarina no país. Os requisitos de plantio e cuidados não diferem muito das regras usuais da tecnologia agrícola.
Preparação de material de plantio
Mudas saudáveis desempenham um papel importante no desenvolvimento futuro dos morangos. É necessário selecionar mudas com sistema radicular forte. Nesse caso, o comprimento das raízes deve estar entre 7 e 10 centímetros. O número de folhas nas hastes é 3-4 verdes, brilhantes.
É preferível adquirir mudas com sistema radicular fechado. Eles se adaptam mais rapidamente às novas condições.
Como deveria ser o solo?
Os morangos têm exigências crescentes no solo e no seu valor nutricional. Portanto, antes de plantar, é necessário aumentar a fertilidade do solo adicionando estrume meio podre (5-7 kg) ou excrementos de galinha (1-2 kg) por 1 metro quadrado. Um substituto pode ser uma mistura de 2 a 3 kg de húmus e 30 a 50 gramas de superfosfato. A aragem do local é feita com antecedência: no outono ou no início da primavera.
Como plantar corretamente
O esquema de plantio da variedade Tsaritsa exige uma distância entre as mudas de 30 a 40 centímetros. As linhas são separadas umas das outras por 70-80. O melhor é usar uma corda, esticando-a entre as estacas para que as fileiras fiquem retas.
Os buracos para as plantas são feitos com 7 a 10 centímetros de profundidade. É necessário endireitar as raízes colocando-as nos buracos. Polvilhe as mudas com terra, segurando-as com uma das mãos. É importante garantir que o ponto de crescimento esteja ao nível do solo.
A muda está plantada corretamente, se passar no teste: arrancar a folha, ela vai cair, mas a planta fica no lugar.
Após o plantio, as mudas são regadas e sombreadas com uma camada de palha e feno.
Como cuidar adequadamente da variedade Czarina
No primeiro ano após o plantio, os arbustos de morango são cuidados com cuidado. Regue, alimente e cubra para o inverno. Aí a tecnologia agrícola muda um pouco. Após 4-5 anos, é necessário trocar a área para morangos de jardim.
Como regar e alimentar
Depois de plantadas, as plantas são umedecidas até 5 vezes durante o verão. Por metro quadrado de plantação são necessários 20-30 litros de água. No inverno, tentam tomar medidas para reter a neve na plantação de morangos. A neve que caiu no solo descongelado está compactada.
No 2º ano, os arbustos são regados com mais abundância e frequência, até 8 vezes. É preferível regar a planta antes da floração, durante o período de enchimento dos frutos e após a colheita. É necessário embeber bem o solo até uma profundidade de 10 centímetros.
Pela primeira vez, as plantações são fertilizadas com nitrato de amônio e superfosfato. Assim que os botões das flores aparecerem, é necessário regar os arbustos com verbasco na proporção de 1 parte de esterco para 6 partes de água.
Após a colheita dos frutos, a lavoura é alimentada com complexos minerais. Isso garante a formação de botões florais no próximo ano.
No terceiro ano de vida da plantação, devem ser adicionados mais 2 quilos de húmus por metro quadrado de canteiro. Neste caso, o fertilizante é enterrado com uma pá até uma profundidade de 6 a 8 centímetros.
Capinando e soltando o solo
É necessário soltar o solo do jardim após cada rega. Se chover, o procedimento também é realizado regularmente. Remova ervas daninhas da plantação à medida que as ervas daninhas aparecem. Junto com esses procedimentos, os bigodes são removidos. Resta apenas uma parte para reprodução.
Para aumentar a nutrição das plantas, após a colheita dos frutos, os arbustos são amontoados.
Cobertura morta
Depois de regar os arbustos recém-plantados, aplique cobertura morta no solo entre as fileiras. Para fazer isso, coloque uma camada de 6 a 8 centímetros de serragem, agulhas de pinheiro e palha. É necessário deixar o pneu colocado durante todo o verão. Eles o retiram após a colheita, enterrando-o entre as fileiras.
Se a cobertura morta não foi realizada na primavera, uma camada de palha e serragem é colocada sob os arbustos antes que os frutos amadureçam. Isso reterá a umidade e protegerá a colheita contra o amortecimento.
Como preparar morangos para o inverno
Em novembro, os morangos são preparados para o inverno:
- rega;
- amontoando arbustos;
- colocar ramos de abeto ou folhagens e galhos do ano passado por cima.
As plantas não devem ser cobertas até que o solo esteja congelado. Caso contrário, a colheita de frutos silvestres começará a ficar molhada e apodrecer sob o abrigo.
Propagação de morango
Para cultivar morangos Tsarina a partir de sementes, você precisa adquirir morangos de qualidade em uma loja especializada. Eles são plantados primeiro como mudas.Para fazer isso, você precisa de um recipiente com solo nutriente. As sementes são dispostas na superfície, levemente pressionadas no solo úmido. Em seguida, cubra as caixas com filme, deixando-as em local aquecido. As fotos não aparecerão em breve. Mas eles retiram imediatamente o abrigo e colocam-no em local ensolarado. À medida que as mudas crescem, elas são regadas e o solo é solto. Plante quando as raízes estiverem fortes e 4 folhas verdadeiras aparecerem nos caules.
É mais fácil propagar morangos com bigodes. Assim que uma roseta se forma sobre eles, ela é pressionada contra o solo. Depois cobrem com terra e regam. Após o enraizamento, pode-se transplantar o arbusto para um novo local, separando-o da planta mãe.
Muitas pessoas usam a propagação dividindo o arbusto. O principal é não danificar a parte separada pela faca. Deve ter um botão de crescimento e raízes de 5 a 7 centímetros de comprimento.
Controle de doenças e pragas
A variedade Tsaritsa raramente contrai infecções. Se aparecerem fungos patogênicos nas folhas, eles podem ser destruídos com preparações fungicidas. O tratamento com uma solução de calda bordalesa também ajudará.
Das pragas que mais frequentemente danificam as plantações, as bagas são as larvas do bechafer e do verme. Se você molhar bem o solo com uma solução de amônia, isso repelirá os insetos.
Como medida dissuasora, você pode plantar um canteiro de tremoço próximo a ele. Se ácaros ou pulgões transparentes danificarem as plantas, será necessário pulverizar os arbustos com Karbofos.
Colheita
As bagas começam a ser colhidas em julho. Os frutos devem ser colhidos com o caule intacto. A colheita é colocada em cestos com volume de 2 a 3 quilos. Não é recomendável regar os frutos silvestres, pois podem enrugar. Os morangos podem ser armazenados frescos por 1-2 dias. Os frutos são processados algumas horas após a colheita.