As pessoas que cultivam morangos muitas vezes se deparam com o fato de os frutos secarem e não terem tempo de amadurecer. É recomendável entender com antecedência porque os morangos não ficam vermelhos e secos, e também se familiarizar com as formas de eliminar esse problema.
Causas do ressecamento dos morangos e formas de combatê-los
Existem várias razões principais pelas quais os morangos podem secar.
Clima
Freqüentemente, surgem problemas no cultivo de morangos devido a condições climáticas desfavoráveis. O desenvolvimento dos frutos plantados pode deteriorar-se devido a:
- Temperatura alta;
- seca;
- geadas noturnas;
- altos níveis de umidade e chuvas frequentes.
Todos esses fatores afetam negativamente o crescimento e a frutificação dos morangos plantados. Porém, o mais perigoso é um verão quente e sem chuva, que faz com que o solo seque rapidamente. Em condições de seca, os arbustos carecem de umidade e secam rapidamente. Para evitar que isso aconteça, será necessário instalar um sistema de irrigação por aspersão no jardim.
Falta de rega
Outra razão comum pela qual as bordas das folhas ficam amarelas e os frutos amadurecem lentamente é a umidade insuficiente. Na maioria das vezes, esse problema aparece no verão, quando a temperatura externa atinge 30-35 graus. Durante secas tão severas, a planta morre devido à deficiência de umidade.
Portanto, ao cultivar morangos, é necessário garantir que o solo esteja sempre úmido.
Jardineiros experientes aconselham regar os morangos todos os dias. Ao mesmo tempo, são consumidos de 5 a 7 litros de água para cada arbusto.
Doenças fúngicas
Os arbustos de morango muitas vezes secam no jardim devido a doenças fúngicas. Existem várias doenças comuns com as quais você precisa se familiarizar com mais detalhes.
Podridão cinzenta
Uma doença perigosa que aparece não só nos morangos, mas também em outras plantas. O desenvolvimento da podridão cinzenta é indicado por manchas marrons nas folhas, cujo tamanho aumenta gradativamente. Com o tempo, as manchas se espalham para os frutos, que começam a apodrecer. Bagas podres sugam constantemente o suco da planta, o que leva ao amarelecimento das folhas.
É impossível curar esta doença e, portanto, todos os arbustos infectados devem ser imediatamente desenterrados e queimados.Se isso não for feito, a doença se espalhará para as plantas vizinhas saudáveis.
Oídio
As patologias fúngicas mais comuns incluem o oídio, que afeta as folhas jovens das mudas. Se a doença não for tratada, ela começará a se espalhar para os frutos, gavinhas e caules dos arbustos. Primeiro, uma camada branca aparece nas folhas. Então as folhas infectadas começarão a secar e a enrolar-se em um tubo.
O oídio aparece no ar quente e com alta umidade. É por isso que a doença atinge arbustos cultivados em estufas. Para se livrar dos sintomas do oídio, as mudas infectadas são tratadas com uma solução de soro de leite.
Murcha de Verticillium
Esta patologia é considerada a doença fúngica mais perigosa, que leva ao murchamento dos arbustos de morango. Os sintomas de murchamento não aparecem imediatamente. Primeiro, as folhas localizadas na parte inferior do caule são afetadas. Neles aparecem manchas marrons, que com o tempo cobrem completamente a superfície das folhas. Gradualmente, a mancha se espalha para o resto da planta, após o que ela seca.
Mesmo que a doença seja detectada numa fase inicial de desenvolvimento, não será possível salvar os arbustos infectados. Terão que ser desenterrados e queimados para que a doença não infecte outras mudas de morango.
Requeima
É muito fácil notar a requeima em um arbusto, pois imediatamente após a infecção aparecem manchas marrons na superfície das folhas. A requeima é perigosa para os morangos, pois afeta os frutos, que apodrecem gradativamente.
Você pode se livrar da requeima usando uma solução feita de sulfato de cobre.
Também meios eficazes incluem Fitosporina e mistura bordalesa. Alguns jardineiros recomendam pulverizar as mudas com uma solução de sabão em pó ou soro de leite.
Pragas
Não apenas as doenças levam ao ressecamento dos morangos, mas também algumas pragas.
Nematóide
Uma praga comum que causa o murchamento dos morangos é o nematóide. É um verme fino e transparente, de formato oblongo e cilíndrico. Uma vez nas folhas das plantas, elas passam a se alimentar da seiva, o que leva ao ressecamento dos arbustos.
Para limpar os arbustos dos nematóides, é necessário borrifá-los com uma solução de sulfato de cobre. Os arbustos também são tratados com tintura de alho. Para prepará-lo, 250 gramas de alho são ralados e misturados com um litro de água morna.
Ácaro de morango
Um pequeno inseto difícil de perceber a olho nu. Na maioria das vezes, os ácaros do morango são notados depois que os morangos ficam amarelos. Essas pragas, como os nematóides, se alimentam da seiva das plantas. A presença de ácaros do morango é indicada pelos seguintes sinais:
- Desenvolvimento lento de mudas. O aparecimento de insetos afeta negativamente o crescimento dos arbustos.
- Ataque. Uma camada oleosa com tonalidade amarelada aparece nas folhas afetadas.
Karbofos é considerado o remédio anti-carrapato mais eficaz. Os arbustos são pulverizados pelo menos duas vezes por semana.
Gorgulho morango-framboesa
Os arbustos atacados pelo gorgulho secam e morrem rapidamente. Para se livrar desse besouro perigoso, você precisa usar alcatrão de bétula. Você também pode usar uma solução de sabão em pó. Para prepará-lo, adicione duas barras de sabão a 3 litros de água.
O que fazer se o motivo não for estabelecido?
Às vezes, as pessoas não conseguem determinar o motivo exato do amarelecimento dos morangos plantados. Nesse caso, você terá que transplantar todas as mudas amareladas para um novo local e observá-las.Se o amarelecimento desaparecer com o tempo, significa que não havia nutrientes suficientes no solo.
Medidas preventivas
Para proteger as mudas de morango de pragas e doenças, serão necessárias as seguintes medidas preventivas:
- Rega oportuna. Não é nenhum segredo que a falta de umidade geralmente resulta em folhagem amarela. Portanto, é recomendável umedecer regularmente o solo para que não fique seco.
- Alimentando. Para que as mudas adoeçam com menos frequência e fiquem mais fortes, é necessária a aplicação periódica de fertilizantes. Os arbustos são alimentados 2 a 3 vezes por temporada com superfosfato, húmus e cinza de madeira.
- Pulverizar com solução de refrigerante. Este líquido alcalino previne o aparecimento e desenvolvimento de doenças fúngicas.
Conclusão
Muitos jardineiros enfrentam o problema de os morangos amarelarem durante o cultivo. Para se livrar deste problema e prevenir sua ocorrência, você precisa se familiarizar com as principais causas do ressecamento dos arbustos e os métodos para eliminá-los.