Os morangos são frutos silvestres saborosos e aromáticos que apresentam não só um sabor agradável, mas também propriedades benéficas. Na maioria das vezes, as frutas vermelhas são cultivadas usando o método clássico, mas alguns jardineiros usam hidroponia com equipamento especial para cultivar morangos.
O que é hidroponia?
O método hidropônico de cultivo de plantas começou recentemente a ganhar popularidade.A principal característica da técnica é que as plantas plantadas são cultivadas sem solo. Em vez disso, ambientes artificiais desenvolvidos são utilizados para promover o crescimento e desenvolvimento das mudas plantadas. Esse meio pode ser sólido ou úmido. Deve ter capacidade de umidade e boa porosidade, o que facilita o fornecimento de oxigênio ao sistema radicular das plantas.
Na maioria das vezes, os jardineiros usam soluções nutritivas que contêm os componentes necessários para o desenvolvimento dos morangos.
Ao utilizar técnicas hidropônicas, as seguintes regras devem ser observadas:
- escolher uma variedade de morango ideal para cultivo hidropônico;
- adquirir ou criar de forma independente um sistema hidropônico;
- criando uma mistura de alimentação que forneceria totalmente micronutrientes à cultura.
Vantagens e desvantagens da instalação
Antes de usar o equipamento hidropônico, você precisa se familiarizar com as principais vantagens e desvantagens desse método de cultivo de morangos. As vantagens da técnica incluem:
- Regulando o fornecimento de nutrientes. Usando a hidroponia, os jardineiros podem controlar mais facilmente a nutrição das frutas que cultivam. Isso permite que você garanta que apenas os nutrientes que faltam à planta entrem no sistema radicular do morango.
- Reduzindo o consumo de água. Não é nenhum segredo que para o crescimento normal dos morangos será necessária uma grande quantidade de água. Porém, ao crescer hidroponicamente, o líquido não será absorvido pela água e, portanto, muita água pode ser economizada na rega.
- Aumentando a viabilidade dos arbustos.As plantas cultivadas hidroponicamente possuem um forte sistema imunológico que as protege de muitas doenças.
- Crescimento acelerado de biomassa. O método hidropônico promove o crescimento da massa verde. O crescimento dos arbustos é melhorado devido ao fato das soluções nutritivas utilizadas conterem muitos componentes de nitrogênio.
No entanto, esta técnica também apresenta várias desvantagens, que incluem as seguintes:
- Controle constante de temperatura. Dentro da zona radicular, os indicadores de temperatura devem estar entre 17 e 20 graus. Em temperaturas elevadas de 30 a 35 graus acima de zero, o sistema radicular para de se desenvolver e começa a morrer.
- Não é adequado para todas as variedades de morangos. Nem todas as variedades de frutas vermelhas podem ser cultivadas hidroponicamente. Portanto, é recomendável selecionar previamente as plantas que podem ser cultivadas desta forma.
Recursos de seleção de equipamentos
Para escolher o equipamento certo para morangos silvestres, você precisa se familiarizar com os principais tipos de sistemas e suas características:
- Lechuza. Um sistema hidropônico eficaz que consiste em grandes vasos preenchidos com uma mistura inorgânica para desenvolver o sistema radicular. As características do Lechuza incluem o fato de tal sistema estar equipado com um dispositivo especial para irrigação automática de plantas plantadas. Graças a isso, o número de regas por ano é reduzido significativamente.
- Sistema Try. Este sistema é adequado para jovens jardineiros que começaram recentemente a cultivar morangos. É feito de pequenos recipientes de plástico nos quais é construído um sistema de irrigação individual.
- AquaFarm. Um sistema altamente eficiente frequentemente utilizado para plantio e posterior cultivo de mudas de morango. Os recipientes dessa instalação são preenchidos com argila expandida.A eles são conectados tubos especiais, responsáveis pelo fornecimento dos componentes nutricionais.
- Ecossistema. Um enorme sistema multinível equipado com iluminação e ventilação. O EcoSystem também possui um microcontrolador especial responsável por regular o abastecimento de água e fertilização.
Solução nutritiva
Ao utilizar a instalação, as plantas são alimentadas com componentes minerais que os morangos necessitam para a frutificação normal e o crescimento da massa verde. Para fazer uma solução nutritiva, são utilizados componentes imóveis e móveis. O primeiro grupo inclui:
- Cálcio. Qualquer composição alimentar deve conter substâncias contendo cálcio, necessárias para o desenvolvimento das partes aéreas das plantas.
- Bor. Necessário às plantas para melhorar a absorção de outros micronutrientes.
- Enxofre. Fertilizantes contendo enxofre são usados para melhorar o sabor da colheita madura.
Os componentes móveis incluem o seguinte:
- Azoto. O componente é adicionado à solução nas primeiras semanas de cultivo do morango, pois no futuro a necessidade de nitrogênio diminui gradativamente. A maior parte do nitrogênio é encontrada na uréia e na amônia.
- Fósforo. Fertilizantes contendo fósforo são usados durante a frutificação, floração e crescimento ativo do sistema radicular.
- Potássio. Os componentes de potássio melhoram a imunidade das plantas e as tornam mais resistentes às mudanças de temperatura e às doenças.
Fazendo hidroponia com suas próprias mãos
Antes de criar hidroponia para morangos com suas próprias mãos, você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários:
- recipiente onde será despejada a solução fertilizante;
- copos para colocação de mudas jovens;
- folha de espuma;
- mistura nutricional;
- compressor;
- lã mineral ou outros enchimentos.
Ao criar um sistema hidropônico, siga as seguintes recomendações:
- Fazendo pequenos furos na espuma onde serão inseridos os copos.
- Encher recipientes com água para verificar o desempenho do compressor. Se aparecerem muitas pequenas bolhas durante a operação, o compressor está conectado corretamente.
- Encher tanques com mistura de nutrientes e instalar compressor.
- Instalação de copos de plantio em espuma e plantio de plantas.
Cultivo de morangos hidroponicamente
É recomendável que você se familiarize com antecedência com os métodos e condições básicos de cultivo de morangos.
Métodos de cultivo
Existem três métodos para cultivar arbustos de morango hidroponicamente:
- Baseado na irrigação por gotejamento de mudas. Nesse caso, a semente é plantada em substrato especial, no qual o líquido nutriente é fornecido por gotejamento. Para fornecer a solução nutritiva, utiliza-se um conta-gotas, que fica conectado na parte inferior do caule.
- Usando N.F.T. O uso de tal camada de nutrientes garante a circulação constante da mistura alimentar. O sistema é conectado por mangueiras aos recipientes onde os morangos são cultivados.
- Técnica de cultura da água. Este método raramente é usado no cultivo de morangos, uma vez que eles não pertencem ao grupo das frutas silvestres que gostam de umidade.
Condições de cultivo
Ao cultivar morangos, você precisa prestar atenção a:
- Iluminação. A baga precisa de iluminação prolongada para que o horário de verão não seja inferior a oito horas. Para aumentar a produtividade durante a frutificação, lâmpadas LED adicionais são instaladas próximas aos arbustos.
- Temperatura. O rendimento do morango depende da temperatura do ar.Ao cultivar em estufa, é necessário garantir que seus indicadores não caiam abaixo de quinze graus.
Variedades de morango adequadas para cultivo hidropônico
O passo mais importante no uso da hidroponia é selecionar a variedade de morango mais adequada. Existem muitas variedades de morangos que podem ser cultivadas desta forma. No entanto, apenas alguns deles apresentam altos rendimentos:
- Zenga-Zengana;
- Festival;
- Elvira;
- Everest;
- Gorekla;
- Gigantela.
Conclusão
Alguns jardineiros cultivam mudas de morango hidroponicamente. Antes de plantar, você precisa se familiarizar com as desvantagens e vantagens desse método, bem como entender as características de criar você mesmo uma estrutura hidropônica vertical.