Todo jardineiro se esforça para usar a área local da forma mais racional possível. Mas, por exemplo, tendo colhido morangos no início do verão, não poderá mais utilizar esta área para outras plantações durante a temporada. Uma das opções para o aproveitamento econômico do território é cultivar morangos horizontalmente em tubos de PVC. Consideremos mais detalhadamente as nuances deste procedimento.
- Especificidades do cultivo
- Vantagens e desvantagens
- Como construir uma estrutura
- Materiais necessários
- Selecionando um local
- Montagem da instalação verticalmente
- Preparando tubos para construção horizontal
- Características do cultivo de morangos
- Seleção de variedades
- Plantando mudas
- Rega
- Cobertura
- Controle de pragas e doenças
Especificidades do cultivo
Ao cultivar morangos usando este método, as mudas são plantadas em canos de esgoto horizontais de grande diâmetro. Essas camas têm uma aparência esteticamente agradável e não ocupam muito espaço. Mas se tal estrutura estiver localizada em uma estufa, as mudas podem ser infectadas por fungos. Para evitar isso, antes de plantar morangos, os arbustos e o solo devem ser tratados com antifúngicos.
Importante! O tratamento com fungicidas é um procedimento necessário, pois se infectado será necessário trocar todo o solo, desmontando toda a estrutura.
Vantagens e desvantagens
Não existem apenas prós e contras em usar cada método. Vejamos os aspectos positivos e negativos do cultivo de morangos em canos.
Vantagens:
- salvando território;
- a capacidade de cultivar frutos silvestres ao longo do ano;
- rápida montagem e desmontagem da estrutura;
- não há necessidade de capinar;
- os frutos não estão contaminados pelo solo;
- inacessibilidade a pragas (lesmas).
Imperfeições:
- esgotamento rápido do solo;
- alguns custos são necessários para criar a estrutura;
- a necessidade de isolar o aparelho para o inverno.
Apesar de apresentar algumas desvantagens, este método de cultivo de morangos ainda apresenta mais vantagens. Depois de gastar uma vez na criação do aparelho, o jardineiro poderá usá-lo por muito tempo para plantar deliciosas frutas silvestres.
Como construir uma estrutura
Ao plantar morangos em canos de esgoto, o processo de preparação leva muito tempo. Para fazer tudo, você precisará das seguintes ferramentas: furadeira, fita métrica, serra.
Além disso, você precisa adquirir materiais que normalmente são vendidos em lojas de ferragens.
Materiais necessários
Uma cama feita de tubo de plástico é construída usando os seguintes materiais disponíveis:
- Tubos de PVC com diâmetro de 150 milímetros;
- plugues com diâmetro adequado (2 por segmento);
- mangueira de rega com diâmetro de 30-40 milímetros:
- plugues de diâmetro apropriado;
- recipientes de água;
- bomba com rega automática.
Será necessária uma bomba para irrigar grandes plantações de morango. Se for utilizada uma área pequena, é suficiente um tanque do qual a água fluirá por gravidade.
Selecionando um local
O desenho com morangos deve ser colocado em local bem iluminado. Além disso, os arbustos devem ser bem ventilados. Isto é necessário para prevenir a infecção por doenças fúngicas e danos por insetos nocivos. Isto é especialmente verdadeiro quando se cultiva morangos em uma estufa.
Alguns jardineiros instalam uma estrutura com morangos perto da cerca ou diretamente sobre ela. Isso pode ser feito desde que esteja localizado no lado ensolarado do local. Além disso, tubos com arbustos de frutas silvestres são colocados ao longo do perímetro dos canteiros com outras plantas.
Montagem da instalação verticalmente
Para construir uma estrutura a partir de tubos de PVC, são realizadas as seguintes etapas:
- Usando uma broca com bico grande (pelo menos 7 centímetros), são feitos furos no tubo. O primeiro deles está a 20 centímetros de altura da superfície terrestre. Para garantir que cada arbusto plantado tenha espaço suficiente para se desenvolver, eles são plantados em padrão xadrez, a uma distância de 20 centímetros um do outro.
- A mangueira de rega é cortada (15 centímetros mais longa que o tubo) e são feitos furos nela.
- Para evitar o entupimento dos furos do cano de irrigação, ele deve ser envolto em náilon.
- Um tampão é preso na parte inferior da mangueira (para evitar que a água penetre no solo).
- A parte inferior do tubo grande é fixada com um tampão com furos.
- O dispositivo é instalado verticalmente. Para estabilidade, deve ser levemente cavado no solo.
- A drenagem feita de pequenos seixos ou tijolos quebrados é colocada no fundo. Isso dará estabilidade à estrutura e não permitirá que a umidade fique estagnada no solo.
- Uma mangueira de irrigação é instalada no centro do tubo principal.
- O solo está cheio.
Observação! A terra é despejada nos canos em etapas. Deve ser bem compactado, caso contrário formar-se-ão vazios que afetarão negativamente o desenvolvimento dos morangos.
Preparando tubos para construção horizontal
Para cultivar morangos suculentos horizontalmente, os cachimbos são preparados de maneira semelhante. Mas, ao contrário do método anterior, os furos são feitos apenas ao longo da horizontal superior do tubo. Seu diâmetro deve ser de no mínimo 15 centímetros, a distância entre eles deve ser de 20 centímetros. Outras etapas passo a passo:
- Os plugues são feitos nas extremidades dos tubos. Se não houver nenhum especial, eles podem ser embrulhados em filme e amarrados firmemente com cordas.
- O tubo de rega está preparado: são feitos pequenos furos em todo o seu comprimento para permitir que a água escape para o solo. Em seguida, deve ser envolto em material leve, por exemplo náilon, para que os furos não fiquem entupidos com terra. Um plugue é colocado de um lado.
- No centro dos bujões são feitos furos através dos quais é instalada a mangueira de irrigação preparada. Deve ser mais longo que o cano de esgoto.
- A drenagem é feita pelas “janelas”, que são distribuídas uniformemente por todo o fundo.
- O solo é derramado da mesma maneira.
A estrutura está pronta. Mudas de morango são plantadas nas covas. Uma mangueira da bomba é conectada à extremidade do tubo de irrigação saliente e a rega é realizada. Se a estrutura consistir em vários canos de esgoto, as mangueiras de irrigação serão conectadas entre si por adaptadores.
Características do cultivo de morangos
O plantio de morangos começa na primavera, quando a ameaça de geada desaparece. Se um jardineiro quiser cultivá-lo em uma estufa, isso pode ser feito durante todo o ano. A temperatura do ar deve ser de pelo menos 20 °C, idealmente: de 23 a 25 °C. Ao cultivar morangos no inverno, será necessária iluminação.
Seleção de variedades
Para cultivar morangos em tubos de PVC, são selecionadas variedades resistentes a doenças fúngicas. O mais popular deles:
- Milagre amarelo;
- Trovador;
- Alba;
- Óscar;
- Rainha Elizabeth;
- Elefante bébé;
- Gigantela.
Quando um jardineiro domina bem a tecnologia de cultivo de morangos em tubos, ele poderá usar outras variedades no futuro.
Plantando mudas
Antes de despejar o solo, ele deve ser desinfetado com preparações industriais ou métodos tradicionais. Inicialmente, ele é despejado na estrutura de forma que haja espaço para o plantio de mudas. Em seguida, proceda da seguinte forma:
- é feito um pequeno furo no furo do tubo;
- raízes de morango são tratadas com estimulador de crescimento;
- endireite o sistema radicular, plante as mudas nas covas, polvilhe com terra até o colo da raiz.
Nos primeiros dias, a estrutura com morangos fica protegida do sol. Ao construir a estrutura verticalmente, malmequeres ou malmequeres podem ser plantados e cultivados nos buracos inferiores, o que repelirá insetos nocivos.
Rega
Como há pouca terra nos canos, ela seca rapidamente com o sol. Portanto, as mudas precisam ser regadas com frequência. A necessidade de umedecer o solo pode ser percebida pelas covas de plantio. Quando o solo estiver seco de 2 a 3 centímetros, a rega é feita por meio de mangueiras pré-instaladas na estrutura.
Importante! É necessário garantir que o solo não fique encharcado, o que pode causar infecções fúngicas.
Cobertura
Os morangos cultivados em canos precisam ser fertilizados com mais frequência do que os plantados da maneira usual no local. Isso ocorre porque o solo da estrutura se esgota rapidamente. Os arbustos são alimentados uma vez por semana com fertilizantes minerais complexos por meio de uma mangueira de rega. Para evitar queimaduras nas raízes, primeiro o solo é levemente umedecido com água.
Controle de pragas e doenças
Morangos cultivados em canos não são invadidos por lesmas e caracóis, mas vários insetos podem danificar as plantações. Para se livrar deles, use vários inseticidas de acordo com as instruções.
As plantas podem se tornar suscetíveis a doenças, principalmente devido ao excesso de umidade. Se for detectada podridão, é necessário cortar as plantas danificadas em partes saudáveis e, em seguida, tratar os arbustos e o solo com medicamentos antifúngicos aprovados de acordo com as instruções.
Na fase inicial, cultivar morangos em tubos de PVC exige um pouco de mão-de-obra. Mas ao criar uma estrutura, o jardineiro poderá fazer uma colheita sem utilizar uma grande área de plantio. Além disso, o site ganha um visual original e único.