A alimentação de galinhas durante a criação de aves ocupa o primeiro lugar em termos de custos financeiros e trabalhistas. Para facilitar o processo e economizar dinheiro, você deve pensar em construir comedouros para frangos com suas próprias mãos. Existem várias opções que diferem no tipo de construção e nos materiais utilizados.
- Requisitos para comedouros de frango
- Tipos de estruturas
- Por material
- De acordo com o método de alimentação
- Por localização
- Plantas
- Opções de comedouros caseiros para frangos
- De uma tábua de corte
- De um balde de plástico
- De garrafas plásticas
- Feito de madeira
- Alimentador de madeira de dois andares
- De tubos de PVC
- Com recortes
- Com uma camiseta (comedouro ou bebedouro)
- De uma lata
- De um contêiner de CD
- Automático
- Especificações de comedouros caseiros para galinhas
Requisitos para comedouros de frango
Independentemente do tipo de alimentador, ele deve atender a uma série de requisitos. As condições padrão incluem:
- Força. Para a fabricação, vale a pena utilizar materiais que mantenham uma determinada forma ou que não estejam sujeitos a nenhuma deformação.
- Conveniência. A comida deve ser facilmente colocada dentro do comedouro e deve ser fácil para as aves comerem.
- Capacidade. No galinheiro você pode colocar um comedouro grande ou vários pequenos para alimentar todo o rebanho.
- Sustentabilidade. A estrutura não deve tombar ou cair para o lado durante a alimentação.
Tipos de estruturas
Todas as opções de comedouros para frangos podem ser divididas em categorias. Os desenhos diferem entre si no material de fabricação, na forma de fornecimento dos alimentos e na colocação no galinheiro.
Por material
Você pode construir um alimentador com vários materiais que atendam aos requisitos padrão de resistência e segurança. Na maioria das vezes, os agricultores fabricam estruturas com tubos de polipropileno, plástico, madeira e materiais improvisados.
De acordo com o método de alimentação
Dependendo do método de distribuição de ração às aves, distinguem-se estruturas de bunker e trado. O bunker é composto por dois recipientes - o grão é despejado no primeiro e ali armazenado, e se necessário para alimentar as galinhas, o grão é despejado no segundo recipiente, cujo acesso está sempre aberto. No bunker existe um orifício na parte superior para despejar os alimentos, fechado com uma tampa.
O projeto do sem-fim envolve a alimentação de grãos por meio de um sem-fim rotativo, que é um empurrador em espiral. A melhor opção seria um alimentador moderno com mecanismo de trado automatizado.
Por localização
A maneira mais fácil de colocar estruturas caseiras é no chão do galinheiro. Também é possível instalar estruturas em paredes, o que lhes dará a máxima estabilidade.
Plantas
Antes de prosseguir com a fabricação do alimentador, você deve preparar um plano de desenho. Indica o tipo de construção, método e local de colocação, materiais utilizados e dimensões exatas.
Opções de comedouros caseiros para frangos
A maioria dos agricultores prefere fazer estruturas com materiais improvisados. Isso permite economizar dinheiro em materiais de construção e simplificar o processo de trabalho.
De uma tábua de corte
Para este método você precisará preparar uma tábua de madeira, um recipiente de plástico, um funil e uma mangueira. O processo de fabricação inclui as seguintes etapas:
- O contorno externo do funil é desenhado no quadro e muitos pequenos furos são feitos dentro do contorno.
- Uma mangueira transparente é conectada à extremidade do funil. Para maior confiabilidade, você pode usar grampos adicionais.
- É feito um furo no fundo do recipiente de plástico no qual é colocada a segunda extremidade da mangueira. Se a densidade da conexão for insuficiente, as bordas do recipiente e a própria mangueira são tratadas com selante.
- O sino do funil é colado em uma placa furada.
- Para alimentar os pássaros, o grão é colocado em um recipiente e alimentado em porções através de furos na tábua.
De um balde de plástico
No fundo do balde de plástico são feitos furos na parte visível. Uma tigela seccional é fixada ao fundo do balde usando parafusos padrão. Quando você coloca comida no balde, ela vaza pelos buracos. Este método é conveniente porque o grão será fornecido automaticamente à medida que as galinhas poedeiras o comem.
De garrafas plásticas
Existem duas maneiras de fazer uma estrutura a partir de uma garrafa plástica de 5 litros. A maneira mais fácil é fazer furos em todo o perímetro do fundo e despejar o grão no gargalo, e colocar qualquer recipiente por baixo. No segundo caso, são feitos furos quadrados ampliados no recipiente para que o frango possa enfiar a cabeça dentro.
Feito de madeira
Você pode construir um alimentador retangular com ripas ou tábuas de madeira de qualquer tamanho. O tamanho ideal dos blanks para as paredes laterais é 150 x 10 cm e 20 x 15 cm. Para maior resistência, um trilho largo é pregado na parte superior do comedouro para que as aves não subam para dentro do comedouro.
Alimentador de madeira de dois andares
Esta variedade é adequada para utilização em galinheiros pequenos, pois a presença de uma segunda camada compensa a falta de espaço livre. As estruturas de madeira devem ser instaladas em ambientes onde o risco de penetração de umidade seja mínimo, pois o contato com a água destrói o material. A estrutura é feita de acordo com as instruções padrão descritas no processo de criação de um alimentador térreo, após o qual a segunda camada é fixada nas extremidades da primeira e fixada com dobradiças.
De tubos de PVC
A opção por tubos de PVC é fácil de implementar e requer custos mínimos. O material é vendido em todos os lugares e é barato.
Com recortes
Para construir esta estrutura, serão necessários 2 tubos de 40 e 60 cm de comprimento, um par de plugues e um cotovelo de conexão. Um longo tubo é instalado horizontalmente e nele é feito um furo, de onde as galinhas bicarão o grão. Um cotovelo é fixado em uma extremidade e um tubo é instalado na outra. Após o enchimento dos grãos, as pontas dos canos de esgoto são cobertas com tampões para evitar a entrada de detritos.
Com uma camiseta (comedouro ou bebedouro)
Neste caso, é necessário um tubo de 20 cm de comprimento, com um tampão preso na ponta. Uma camiseta é presa na outra extremidade para que o joelho fique voltado para cima. Um pequeno tubo de 10 cm de comprimento é colocado no orifício lateral e um tubo longo de 70 cm é inserido no terceiro orifício livre.
De uma lata
Para fazer um comedouro a partir de vasilha, é necessário enxaguar e secar bem o recipiente. Em seguida, use uma faca para fazer de 5 a 6 furos nas laterais, de tamanho tal que a cabeça do frango caiba dentro. Na parte superior é feito um furo para o enchimento da ração e o tubo é fixado para que as aves não subam completamente no comedouro.
De um contêiner de CD
Faça 2-3 furos retangulares perto da borda do recipiente e encha-o com grãos. Depois só falta aparafusar a parte inferior e virar o recipiente do disco. A comida será servida à medida que for consumida.
Automático
Uma das opções de design automático envolve a abertura da tampa sob o peso dos frangos. Para isso, a tampa e o degrau são conectados de forma que a pressão acione o mecanismo. Este método permite proteger os alimentos contra umidade e detritos estranhos.
Especificações de comedouros caseiros para galinhas
A principal característica do design dos pintinhos é o tamanho. Os pintinhos precisam de menos comida e as dimensões do comedouro podem ser menores que as das aves adultas.
Como as galinhas são muito ativas, os bebedouros e comedouros precisam ser estáveis, duráveis e seguros para uso.