Se sobrarem tubos de plástico após a reforma ou construção de uma casa ou dacha, não os jogue fora. Se você tiver vontade, engenhosidade e habilidade para trabalhar com as mãos, elas servirão para fazer diversas camas a partir de restos e restos de tubos de PVC. Esses sistemas originais não só ajudarão a aumentar a área de plantio em pequenas áreas, mas também se tornarão suas decorações incomuns e elegantes.
Vantagens e desvantagens de camas feitas de tubos de PVC
As camas que podem ser criadas a partir de tubos de PVC desnecessários têm vantagens inegáveis e uma série de desvantagens:
prós | Desvantagens |
beleza
Conveniência de design Fácil de cuidar e colher Limpe os frutos maduros, se forem usados tubos para cultivá-los Economiza espaço, permite cultivar plantas mais úteis e ornamentais Melhores condições de iluminação Aquecimento rápido do solo Aparência elegante e moderna Pode ser usado para o cultivo de plantas culturais e ornamentais |
Volume mínimo do solo
Alta frequência de rega e fertilização Risco de esgotamento rápido de nutrientes e microelementos Ameaça de congelamento mesmo com pequenas geadas A necessidade de pensar no design e criar fixações fortes |
Apesar das deficiências existentes, as camas feitas de tubos de PVC são muito populares entre os veranistas e os amantes da floricultura em lotes de residências particulares. Além disso, os arquitectos e designers paisagistas prestam muita atenção a esta área, uma vez que estas camas de PVC permitem transformar e complicar o espaço, conferindo-lhe volume e contornos complexos.
Variedades
Pelo fato de tubos de PVC com diferentes perfis e diâmetros poderem ser utilizados para criar camas, os usuários têm a oportunidade de criar diversas opções de design. Por design, todos os tipos de camas de PVC são divididos da seguinte forma:
- Horizontal, em que os tubos ficam paralelos ao solo.
- Vertical, em que os tubos de plástico são montados verticalmente.
A escolha da opção adequada depende da vontade do proprietário, da área do terreno, da ideia do projeto e do tipo de plantas utilizadas.
Horizontal
Quando o tubo é posicionado horizontalmente, as plantas plantadas recebem a mesma quantidade de luz e nutrientes. Isto é especialmente útil no cultivo de frutas silvestres - morangos e morangos silvestres.Ficam limpos, não podres e praticamente não são danificados por pragas. Estas bagas são fáceis de colher, o que é muito apreciado por pessoas maiores de idade e com deficiência.
Vertical
Quando os tubos de PVC são dispostos verticalmente, os canteiros permitem colocar as plantas umas sobre as outras. Esta opção é mais adequada para pendurar flores e frutos silvestres que produzem “bigodes”, como morangos e morangos silvestres. Esses designs parecem incomuns e permitem que você use o espaço disponível da maneira mais econômica e lucrativa possível.
Ferramentas e materiais
Para criar leitos verticais e horizontais, os restos ou cortes de tubos de esgoto de PVC de grande diâmetro - 110-200 milímetros - são usados com mais frequência. Para abastecimento de água e irrigação por gotejamento, os restos de tubos plásticos estreitos com diâmetro de 15 a 20 milímetros são adequados.
Ferramentas que você precisará:
- Serra ou quebra-cabeça elétrico.
- Perfure com um acessório de coroa.
- Broca com diâmetro de 3-4 milímetros.
- Plugues.
- Fio de cobre.
- Tecido sintético (não apodrece) que permeia e absorve facilmente água.
- Cascalho fino ou areia grossa, argila expandida para drenagem.
Se você sabe trabalhar com as mãos e com ferramentas elétricas simples, poderá facilmente fazer camas com tubos de PVC.
Fazendo você mesmo
Fazer camas horizontais com tubos de PVC requer o mínimo de esforço. É mais fácil fazer dispositivos com tubos largos cortados longitudinalmente.A principal dificuldade aqui será a fabricação de suportes para instalação. Eles devem ser duráveis, portanto, estruturas soldadas ou cavaletes de madeira fortes são mais adequados.
Se você planeja usar tubos como suportes para potes individuais, será necessário perfurar “soquetes” de acordo com seu diâmetro. Isso exige muito trabalho e tempo, por isso é mais adequado para o cultivo de plantas ornamentais com diferentes necessidades de solo, irrigação e fertilização.
Para plantas de jardim, é melhor preencher completamente as cavidades com solo nutritivo, onde as plantas são plantadas. O princípio de formação de canteiros verticais e horizontais é quase o mesmo:
- Vários furos são feitos em tubos de plástico finos. A água fluirá através deles durante a irrigação por gotejamento.
- Em uma extremidade do tubo é fixada uma mangueira que fornecerá água, e a outra é fechada (é melhor deixar a tampa removível para escoar a água antes do gelo).
- Uma camada de drenagem é colocada em um tubo de PVC preparado de grande diâmetro.
- Meia camada de solo nutriente é colocada na drenagem.
- Então o sistema de irrigação é instalado. A parte perfurada é colocada no solo, a extremidade com uma mangueira é conectada à rede de abastecimento de água.
- Adicione o solo restante.
- As plantas são plantadas.
Exemplos
As opções mais expressivas são obtidas combinando imaginação e engenhosidade. Por exemplo, uma estrutura vertical para morangos pode ser feita a partir de um amplo coletor, em cujos orifícios são inseridos “cotovelos” de esgoto.É conveniente para as próprias plantas e tem um aspecto moderno e elegante.
As videiras ornamentais crescem lindamente e permanecem saudáveis quando plantadas em segmentos conectados em cadeias, um acima do outro. Contra o fundo da parede, formam padrões únicos, e a questão da fixação das vinhas desaparece por si só.
Os resíduos comuns de construção podem simplificar o cuidado com as plantações e transformar o local no jardim dos seus sonhos.