As camas comuns não requerem tempo e esforço para organizar uma cerca, mas em muitos aspectos são inferiores às cercadas. Fazer uma cerca não é tão difícil, materiais adequados podem ser encontrados em qualquer quintal, a construção não requer nenhum conhecimento especial. Vejamos como você pode cercar canteiros de jardim de maneira barata, quais ferramentas e materiais você precisará, como fazer e instalar cercas e erros que não devem ser cometidos.
Tipos de camas
Os mais comuns são vários tipos de canteiros, normalmente encontrados em jardins e chalés de verão. São cercas simples de diferentes alturas, os chamados canteiros “quentes” e drenados.
Cama em formato de caixa
Do tipo mais simples, a cerca é feita de tábuas de pequena altura, que são instaladas em todo o perímetro da cama. Tem as vantagens de baixo custo, fácil instalação e respeito ao meio ambiente. Eles facilitam o cuidado das plantas: as ervas daninhas não penetram no interior, as trepadeiras não ultrapassam as cristas, a água não se espalha e a terra não sofre erosão. É conveniente instalar arcos e fixar o filme se for necessário fazer uma estufa ou proteger as plantas da geada. As camas em formato de caixa têm uma aparência esteticamente agradável e organizada e são fáceis de manter a ordem dentro e ao redor delas.
Camas com laterais altas
Eles são construídos sobre uma camada de composto, sobre o qual é derramado solo fértil. Eles são usados principalmente para o cultivo de abobrinhas, abóboras, pepinos e batatas, mas você pode plantar quaisquer outros vegetais neles, por exemplo, raízes. Para trepadeiras, instale uma treliça vertical, você também pode criar estufas temporárias se equipar as laterais com arcos. Na segunda safra e nas subsequentes será necessário adicionar solo, pois ele compacta e assenta.
Canteiros elevados são construídos em solo pobre ou rochoso; um monte de terra compensa suas deficiências. As plantas nesses canteiros são fáceis de cuidar: você não precisa se curvar até o chão, o que agradará aos idosos.
Camas "quentes"
O calor é criado devido ao reaquecimento do esterco fresco, que é colocado bem no fundo da estrutura. O estrume é derramado no outono para que assente e fermente parcialmente durante o inverno. Depois que a neve derrete e o estrume aquece, ele é coberto com terra.A temperatura criada pela matéria orgânica nos leitos “quentes” é mais elevada do que nos leitos normais; o processo continua continuamente até ser completamente processado. Neles são plantados vegetais e ervas precoces e plantas que gostam de calor. Canteiros altos com composto aquecido protegerão de forma confiável as raízes das plantas contra geadas repentinas.
No outono, o estrume transformado em húmus é selecionado e espalhado pela horta, e uma nova porção é adicionada aos canteiros. Este método de cultivo é relevante nas regiões norte, onde é importante que as plantas recebam o máximo de calor possível.
Camas com drenagem
São instalados em solo argiloso ou em áreas onde a água estagna. São feitos de acordo com o seguinte esquema: retirar o solo do local com 50 cm de profundidade, colocar 20 cm de areia, serragem por cima, uma camada de húmus e por último terra. Além de os canteiros serem elevados, eles escoarão melhor, a água descerá e o ar fluirá para as raízes. Adequado para o cultivo de batatas, tubérculos, vegetais e ervas.
Dimensões e desenhos
Você pode escolher qualquer formato e tamanho a seu critério, mas o desenho não deve ser muito longo e largo para que você possa alcançar facilmente qualquer canto. As dimensões ideais são as seguintes: largura - 0,9-1,2 m, altura - 0,15-0,5 m O comprimento é arbitrário, mas se o comprimento for grande, serão necessários suportes adicionais para apoiar a cerca.
Recomenda-se que a altura dos canteiros quentes com composto seja de pelo menos 50 cm, para batatas e raízes - pelo menos 40 cm, para rabanetes, cebolas e alface - 20 cm é o suficiente.
Localizações
Assim como os canteiros normais, os canteiros cercados são colocados no jardim, onde os vegetais geralmente são cultivados em uma casa de verão. Quantos serão e em que composição estarão localizados depende da vontade do proprietário. O principal é que seja conveniente abordá-los e processá-los e que estejam localizados próximos a uma fonte de água. Também é necessário levar em consideração a forma como as plantas plantadas se relacionam com a luz. Se não forem tolerantes à sombra, as estruturas devem estar localizadas em áreas abertas. Você também precisa se certificar de que eles sejam colocados onde não haja vento.
Outra vantagem dos canteiros cercados é que eles podem ser construídos mesmo em terreno árido ou em local de concreto, se as laterais forem altas o suficiente. Assim, será possível resolver a questão da ampliação do território onde as plantas podem ser cultivadas e decorar o local, pois é permitido plantar não só hortaliças, mas também flores e ervas aromáticas nos canteiros.
Ferramentas e materiais necessários
Você pode construir uma cama com os materiais disponíveis: tábuas, madeira, lajes, ripas, pedaços de ardósia ondulada ou plana, policarbonato ou plástico. O material de madeira deve ser tratado com anti-séptico para aumentar sua vida útil. A impregnação protegerá a madeira do apodrecimento.
O tamanho do material deve ser tal que pelo menos metade de sua altura fique no solo, o restante será a altura dos canteiros. Você pode usar tijolos, pedras naturais, calcário, meios-fios ou fazer paredes de concreto. Serão necessárias estacas para proteger a estrutura.
Você precisa comprar material não tecido para forrar o fundo do local, palha, serragem, húmus e solo gramado.Das ferramentas você precisa tirar pregos ou parafusos, um martelo ou chave de fenda, uma serra, uma fita métrica, uma pá.
Fazendo você mesmo
Você pode começar a fazer isso na primavera, quando o solo estiver seco o suficiente para ser escavado. Primeiro você precisa marcar onde ficará a futura estrutura, instalar estacas e esticar uma corda entre elas. Então você precisa preparar o material: corte os pedaços no comprimento certo. Você pode imediatamente, antes mesmo de instalá-lo no solo, conectá-los em uma estrutura comum, se não for muito grande pode ser movido. Essas camas podem ser removidas para o inverno sob cobertura, o que as torna reutilizáveis.
De acordo com as marcações, cave valas, instale laterais nelas na metade da altura para que possam suportar a pressão do solo derramado nelas. Verifique com um nível o quão nivelados eles estão horizontalmente. Fixe nos cantos, forneça suportes se necessário. Coloque material não tecido no fundo para servir de drenagem. Se houver ratos ou toupeiras na área, será necessário colocar uma malha de metal com pequenas células no fundo. Preencha camadas de areia, serragem, composto e solo de grama. A camada superior deve quase atingir o topo das laterais para que a terra não se espalhe durante o processamento.
Durante a temporada o solo vai assentando, é um processo natural, então de vez em quando deve-se adicionar solo ao nível anterior.
Arranjo adicional
Para cultivar plantas altas ou trepadeiras ou plantas ornamentais, você pode instalar uma treliça ao lado dos canteiros. Uma treliça de bom gosto pode aprimorar um design de estrutura simples. A treliça mais simples pode ser construída com ripas nas quais uma malha de plástico é fixada.
Como evitar erros
Erros comuns na hora de fazer canteiros: são muito longos ou largos, o que dificulta o trabalho com as plantas. As próprias plantas, especialmente as do meio, não têm luz e ar suficientes e pioram.
Perenes, morangos e todas as plantas que permanecem durante o inverno não podem ser plantadas em canteiros de várias camadas. Devido à falta de solo que cubra as raízes, elas congelam.
Exemplos de lindas camas
As ideias modernas no design de camas tornam-nas não apenas funcionais, baratas e convenientes, mas também bonitas. Várias opções de estruturas irão decorar o local se você as fizer em forma de pirâmide, estrela ou cascata.
Os canteiros em pirâmide são organizados, convenientes, economizam espaço e melhoram a iluminação das plantas. Em cada nível das estruturas originais de vários níveis, você pode colocar um novo tipo de cultura ou flor. Em um canteiro incomum em forma de estrela, você pode plantar uma pequena árvore decorativa no centro e flores ou folhagens nos segmentos.
Estruturas de madeira em cascata, como as piramidais, apresentam boas características e criam melhores condições para o cultivo de plantas do que em canteiros convencionais. As plantas que gostam de luz estão localizadas nas fileiras superiores e as tolerantes à sombra estão localizadas abaixo.
Canteiros vedados são uma excelente solução se pretende que o seu terreno gere rendimentos na forma de colheita de plantas cultivadas por si, mas também tenha um aspecto esteticamente agradável. Você pode colocá-los no jardim e até no quintal próximo de casa.Suas vantagens são óbvias: são fáceis de construir e cuidar, e você pode usar para construção materiais improvisados que há muito aguardam uso. Eles facilitam o cuidado das plantas e criam condições ideais para o crescimento.