A criação de canteiros de ardósia permite reter o solo em uma área específica. Ao mesmo tempo, eles parecem muito atraentes. Para construir tais estruturas não é necessário utilizar novos materiais. A ardósia que sobrou da substituição do telhado é bastante adequada para isso. Este material é durável. Mesmo em contato com substâncias orgânicas, mantém suas características.
- É possível cercar canteiros com ardósia?
- Vantagens e desvantagens
- Seleção de ardósia
- Instruções de fabricação
- Ferramentas e materiais necessários
- Altura e dimensões
- Fatiar ardósia
- Características de fazer camas altas
- De ardósia plana
- Feito de ardósia ondulada
- Especificidades dos canteiros de ardósia em uma estufa
- Camas quentes
- Regras de cuidado
É possível cercar canteiros com ardósia?
Camas de ardósia são feitas com bastante frequência. Este material em folha é conveniente para cortar em fragmentos e instalar. Além disso, a influência da ardósia no jardim depende da sua composição.
Existem vários tipos de materiais:
- Cimento-amianto - inclui 10% de amianto e 85% de cimento. Na sua forma pura, o amianto representa um grande perigo para a saúde. No entanto, em combinação com cimento, é significativamente reduzido.
- Metal - inclui uma composição à base de aço e alumínio. Sua superfície é coberta por um material polimérico. Sua desvantagem é o risco de ferrugem devido ao contato constante com solo úmido.
- Ondulin tem formato ondulado e lembra material de cobertura em composição. Não se deteriora sob a influência da água. No entanto, folhas muito flexíveis perdem rapidamente a forma sob a influência do peso do solo. O material é usado como borda.
- Fabricado em PVC - o material é perfeito para canteiros de jardim. O plástico é resistente à água, caracterizado pela resistência e flexibilidade. Para criar camas atraentes, você deve usar policarbonato multicolorido.
Para aumentar a vida útil da ardósia, suas folhas devem ser pintadas nas duas faces. Para projetar canteiros, não é recomendado o uso de materiais danificados que apresentem rachaduras ou lascas.
A desvantagem da ardósia é considerada o forte aquecimento sob a influência da luz solar. Como resultado, o solo próximo às laterais seca rapidamente. Portanto, no verão é recomendável regar sistematicamente as plantas.
Vantagens e desvantagens
As vantagens deste tipo de material incluem o seguinte:
- Alto grau de resistência. Quando bem fixado, o material não se deforma com o peso do solo. Portanto, pode ser usado para criar cercas para canteiros muito longos.
- Preço acessível.
- Longo período de operação.
- Aparência atraente.
- Facilidade de processamento de camas.
- Variedade de formas e perfis.
No entanto, o material também apresenta algumas desvantagens:
- Fragilidade. O material deve ser instalado com cuidado para evitar danos.
- Calor intenso. Para evitar o ressecamento do solo, o solo deverá ser regado constantemente.
- A necessidade de utilizar suporte em estacas ou construir uma moldura. Se isso não for feito, as laterais podem curvar-se e mover-se sob o peso do solo.
Seleção de ardósia
A ardósia pode ser plana ou ondulada. Além disso, o primeiro tipo é considerado menos confiável que o segundo. As folhas retas podem ter os seguintes tipos:
- não pressionado;
- pressionado.
Para a construção de canteiros, a ardósia plana, que é do tipo prensada, é mais indicada. Lençóis ondulados são perfeitos para construir canteiros elevados. Eles podem ter as seguintes variedades:
- com perfil regular - o material é adequado para criar pequenas camas;
- com perfil reforçado – é permitido o uso em estruturas altas;
- unificado – adequado para todos os tipos de cercas.
Instruções de fabricação
Para que a construção de tais estruturas seja bem-sucedida, é importante pensar em todas as etapas de sua criação.
Ferramentas e materiais necessários
Para construir estruturas caseiras você precisará do seguinte:
- serra manual ou moedor;
- pá;
- serra elétrica;
- martelo;
- furadeira elétrica;
- hastes de metal ou estacas de madeira.
Para proteger as telhas da umidade e melhorar o aspecto da ardósia, o material pode ser pintado. Isso é feito antes do início da instalação.
Altura e dimensões
As camas deverão ter as seguintes dimensões:
- A altura das laterais é de até 50 centímetros para estruturas simples e 75 centímetros para canteiros altos.No segundo caso, também é importante levar em consideração a penetração no solo. Deve ter pelo menos 40 centímetros.
- Largura – não deve exceder 1,5 metros. Recomenda-se tratar essa cama por todos os lados. Larguras grandes são consideradas menos práticas. Isso complicará o cuidado das plantas localizadas no centro.
- Comprimento – selecionado individualmente. Tudo depende do tamanho do terreno e das preferências pessoais dos jardineiros.
Fatiar ardósia
Para fazer um canteiro com as próprias mãos, é necessário cortar folhas de ardósia. Neste caso, recomenda-se cortar as placas onduladas em tiras de acordo com a altura. Para isso, você precisará de uma serra circular que possua um acessório para trabalhar pedra.
Para obter folhas uniformes, recomenda-se primeiro fazer marcações com giz. Se você não tiver uma esmerilhadeira, poderá usar uma serra desnecessária. Neste caso, recomenda-se umedecer a área de corte com água.
Características de fazer camas altas
Para fazer canteiros elevados é permitido o uso de ardósia plana ou ondulada. É importante levar em conta algumas regras.
De ardósia plana
Para obter o resultado desejado, é recomendado fazer o seguinte:
- Corte as folhas de ardósia de forma que cada placa tenha pouco mais de meio metro de comprimento.
- Conecte todas as folhas com cantos de metal. Isso tornará a estrutura mais forte.
- Faça furos para fixadores nos cantos e cubra-os com tinta. Isso ajudará a evitar a corrosão do metal.
Feito de ardósia ondulada
Fazer uma cerca com placas de ardósia onduladas é bastante simples. Para fazer isso, é recomendado fazer o seguinte:
- Corte folhas grandes em pratos individuais.
- Cave pequenas trincheiras para eles.
- Coloque as placas preparadas nas trincheiras.
- Polvilhe-os com terra e compacte-os bem.
- Insira vários pinos de cada lado para proteger toda a estrutura.
Para evitar quebrar o material de construção principal, é proibido cravá-lo com muita força no solo sem primeiro cavar pequenas valas. Caso contrário, pequenas pedras podem danificar gravemente a estrutura.
Especificidades dos canteiros de ardósia em uma estufa
É necessário construir canteiros na estufa antes de construí-la. Neste caso, recomenda-se colocar tubérculos e plantas baixas de norte a sul. Para culturas altas e treliçadas, a estufa é instalada de leste a oeste. Graças a isso, eles serão iluminados uniformemente. Isto é especialmente importante na primeira metade do dia - é neste horário que se observam os processos biológicos mais ativos.
Projetos de 3 camas também são populares, pois fileiras estreitas são mais fáceis de gerenciar. Além disso, as plantas possuem espaço suficiente para o desenvolvimento normal. A desvantagem desta opção é o pequeno tamanho da passagem, o que dificulta o uso de ferramentas.Geralmente é recomendado deixar um caminho largo e outro estreito. A escolha das culturas não é de pouca importância. Eles não deveriam crescer muito.
Camas quentes
Uma característica distintiva das camas quentes é a sua altura. Deve ter 40-70 centímetros. Para criar a estrutura, recomenda-se cortar a folha de ardósia ao longo das ondas em 2 fragmentos idênticos. Isso permite preparar a quantidade necessária de material para formar a cerca.
Então você deve cavar uma trincheira com 25 a 30 centímetros de profundidade. Isso é feito ao longo de todo o perímetro da cama. Recomenda-se a instalação de placas de ardósia com colocação vertical de ondas. Graças a isso é possível obter uma estrutura mais rígida.
Recomenda-se a instalação de placas no interior da estrutura nos cantos. As folhas precisam ser fixadas a elas com parafusos e arruelas auto-roscantes. Para reforçar as fixações pelo lado de fora, recomenda-se a utilização de cantos. As placas de ardósia devem ser instaladas sobrepostas e niveladas com um nível. Por dentro é necessária a fixação de vigas de 5x5 centímetros. Vale a pena fixar uma tábua em cima deles, o que ajudará a proteger suas mãos das arestas vivas da ardósia.
A vala pode então ser preenchida e a estrutura preenchida com galhos, folhas e grama. Como resultado, devem restar 20 centímetros até o topo. Recomenda-se preencher esta parte com solo fértil. Para fazer isso, é preciso misturar terra preta e húmus.
Depois disso, recomenda-se umedecer bem a cama. Isso ajudará a ativar o processo de apodrecimento. É acompanhada pela liberação de grandes quantidades de calor e minerais, necessários ao desenvolvimento das culturas. Essa recarga dura, em média, 5 anos. Então o procedimento deve ser repetido.
Regras de cuidado
Recomenda-se umedecer bem os canteiros acabados.Sob a influência da água, será possível estimular o apodrecimento dos fertilizantes e conseguir a liberação do calor e dos nutrientes que as plantas necessitam.
As camas de ardósia têm muitas vantagens significativas. Eles ajudam a aumentar os parâmetros de rendimento e facilitam o cuidado das plantas.