Criar camas elevadas a partir de painéis de plástico com as próprias mãos tem muitas vantagens. Essas estruturas são acessíveis e duráveis. Eles são adequados para o cultivo de diferentes tipos de hortas e hortaliças. Esses produtos fornecem proteção contra lavagem e derramamento do solo. Eles também protegem os canteiros do desenvolvimento de ervas daninhas e são usados para zoneamento de áreas e desenho de caminhos.
Prós e contras das camas de PVC
O design das camas de plástico no país tem alguns prós e contras.
As vantagens de tais estruturas incluem o seguinte:
- Eles mantêm bem o formato das camas. Graças a isso, os designs têm uma aparência elegante e estética. Esta característica é relevante para solos com predominância de areia.
- É permitido o uso em terreno aberto e em casa de vegetação.
- Eles são fáceis de instalar e flexíveis. Isso ajuda a construir qualquer canteiro de flores, que pode ser movido para um novo local, se necessário. A estrutura manterá sua aparência atraente por muito tempo. Além disso, os painéis podem ser pintados e lavados.
- Caracterizado pela resistência a fatores externos. Os painéis toleram bem a alta umidade do solo e são resistentes a mofo e outras influências. Existem tipos de plástico que não desbotam sob a influência do sol. Isto se deve ao seu tratamento com uma solução protetora especial.
- Edifícios prontos estão disponíveis a um preço acessível. Também é permitido fabricá-los a partir de dispositivos plásticos disponíveis - garrafas ou painéis de PVC.
No entanto, a cerca de plástico também apresenta algumas desvantagens:
- Quando o solo fica excessivamente umedecido ou durante períodos de precipitação, o plástico fica mofado. Também é capaz de inchar em alguns lugares.
- Se você comprar um modelo barato que não tenha proteção UV, o design perderá rapidamente a tonalidade e ficará mais pálido.
- Em áreas com geadas intensas, recomenda-se a retirada das estruturas após a colheita. Caso contrário, eles irão quebrar.
Tipos principais
Modelos prontos de cercas de plástico distinguem-se pela sua variedade e versatilidade. Quando usados corretamente, são duráveis e fáceis de montar.Cada kit inclui painéis, grampos e pinos para fixação. O conjunto também contém instruções.
As estruturas podem ser altas ou baixas. Cada tipo possui certas características. Você precisa lê-los antes de comprar.
Fita de borda
Esta cerca é fácil de usar. Ele permite que você prenda facilmente um monte de terra nas camas. Para instalar essa fita, você precisa cavar sua borda no chão e prender as bordas conectadas com pinos especiais que lembram um prendedor de roupa.
Para uniformizar a cama, você deve usar postes semelhantes para proteger todo o perímetro. Isto é especialmente verdadeiro se o solo no local tiver uma estrutura solta e propenso a desmoronar.
Uma vantagem importante da fita de meio-fio é a capacidade de criar uma cerca de qualquer formato. É redondo ou quadrado. Na maioria das vezes o material é usado para decorar canteiros de flores.
Líquido
A malha plástica não é capaz de suportar cargas pesadas. Portanto, é frequentemente usado para dividir camas em seções ou como decoração. Além disso, o material é utilizado para decorar gazebos ou varandas. Diferentes culturas enrolam-se lindamente em torno deste design.
A malha deve ser fixada com estacas, como um elo de corrente de metal normal. Porém, a vantagem do material plástico é que não há risco de formação de ferrugem. Graças a isso, mantém por muito tempo seu aspecto decorativo.
Painéis
Para construir uma cerca cómoda e prática, é permitido o uso de painéis de plástico.São fáceis de instalar e fixar com travas, como um conjunto de construção. O plástico é leve e durável e dura bastante tempo.
As cercas são lisas ou em relevo. Eles também diferem nas cores. Painéis de plástico permitem construir camas altas ou baixas.
Preparação de materiais
Para fazer cercas para sua horta com as próprias mãos, é recomendável levar um conjunto de painéis plásticos e toras que servem de poste. Você também precisará de bonés decorativos. Eles evitarão que detritos e contaminantes entrem nas juntas articuladas. É importante utilizar cantos que ajudem a fechar os cantos externos.
Como fazer camas com painéis de plástico com as próprias mãos
A autoconstrução de camas a partir de painéis plásticos possui uma série de características que devem ser levadas em consideração para a obtenção de bons resultados.
Fabricação
Para fazer um canteiro de jardim, você deve fazer o seguinte:
- Corte placas compostas de polímero de madeira em fragmentos do tamanho necessário. O comprimento dos segmentos é escolhido em função das dimensões da futura cama.
- A altura dos postes de canto deve ser 20 centímetros mais alta que o topo da cerca. A diferença no mesmo parâmetro das colunas internas é de 50 centímetros.
- Anexe as placas umas às outras de maneira contínua. Este resultado pode ser alcançado instalando um painel em outro. Eles precisam ser inseridos com extrema firmeza. É importante evitar a formação de lacunas. Para economizar dinheiro, é permitido usar blocos de madeira ou cantos de metal como suporte.
Os painéis devem ser fixados em diferentes ângulos, o que ajuda a experimentar os formatos das camas. Neste caso, o ângulo mínimo deve ser de 60 graus.
Instalação
Após a montagem, a caixa de painéis deve ser fixada em suportes de canto.Isso é feito para que a parte livre que ultrapassa a altura da cerca fique localizada abaixo. Posteriormente, deverá ser enterrado no solo. Recomenda-se mover cuidadosamente a moldura criada até o local da cama e nivelar a estrutura na diagonal.
Enchendo as camas
No ano de construção de um canteiro alto, vale plantar plantas que necessitem de boa fertilidade. Isso inclui pepino, abóbora, diferentes tipos de repolho, tomate, pimentão, abobrinha e berinjela. No próximo ano é permitido plantar verduras. As raízes também são uma ótima opção.
Após a segunda colheita, o solo precisa ser restaurado. Se o conteúdo do canteiro estiver assentado, vale a pena adicionar um substrato de alta qualidade misturado com composto maduro no outono. Caso não haja espaço para solo novo, recomenda-se retirar parte da camada superior e substituí-la por solo fresco com adubação.
Instale você mesmo ou chame um especialista
Camas elevadas são incrivelmente convenientes. Se você tiver as habilidades adequadas, é perfeitamente aceitável fazê-las você mesmo. Se isso não for possível, entre em contato com um especialista.
Para que a estrutura sirva o maior tempo possível e ajude a colher uma boa colheita, é recomendável seguir estas regras:
- Use solo leve e solto, pois o plástico não é considerado um material muito durável.
- Para proteger os canteiros de ervas daninhas, recomenda-se colocar no fundo agrofibra, carpetes velhos e papelão ondulado.
- Camas altas requerem aeração de alta qualidade. Recomenda-se realizar este procedimento com forcado.
- A cofragem de plástico não deve permanecer vazia. Mesmo que você não pretenda plantar plantas, é recomendável preencher a estrutura com terra e cobri-la com uma camada de cobertura morta.
- Recomenda-se desmontar a cama apenas para armazenamento por longo prazo. Neste caso, as placas plásticas e fixações devem ser bem lavadas e secas.
Belo design
Hoje existem muitos tipos de cercas para canteiros à venda, que permitem concretizar diferentes ideias de design. Se desejar, você pode fazer uma cerca com garrafas plásticas comuns. Ao usar recipientes de uma determinada tonalidade, você poderá obter resultados originais.
Canteiros altos feitos de plástico ficam muito bonitos e permitem o cultivo de diferentes culturas. Para isso, é permitido comprar estruturas prontas ou fazer você mesmo.