A produtividade das plantas é influenciada por um grande número de fatores. Estes incluem o momento do plantio da semente, o local onde as culturas são cultivadas e a altura do aterro. Construir canteiros com as próprias mãos ajuda a obter bons resultados no cultivo de plantas. É importante escolher os materiais com sabedoria e seguir as regras para a criação de tais estruturas. A implementação gradual dos trabalhos de plantio é de grande importância.
Para que são necessárias as camas?
Os canteiros do tipo "faça você mesmo" parecem bastante atraentes e têm benefícios práticos.Tais estruturas são feitas para resolver os seguintes problemas:
- Reduzindo o risco de propagação ativa de ervas daninhas.
- Reduzindo a probabilidade de as camas caírem. Isto é especialmente verdadeiro para áreas com solo solto.
- Possibilidade de construção de camas quentes.
- Possibilidade de fixação de arcos para estufas nas laterais.
Tipos de camas
Dependendo do formato da moldura, distinguem-se os seguintes tipos de camas caseiras:
- quadrado;
- retangular;
- na forma de um triângulo;
- em forma de trapézio.
Os materiais de que são feitos
Para a construção de tais estruturas é permitido o uso de diversos materiais. As opções mais populares incluem o seguinte:
- tábuas afiadas;
- vigas de madeira;
- ardósia plana ou ranhurada;
- tijolos;
- painéis de plástico;
- concreto;
- filme;
- garrafas plásticas;
- sacos de plástico;
- chapas metálicas;
- matéria densa.
Se utilizar madeira, plástico ou ardósia, será possível construir uma estrutura desmontável. Graças a isso, pode ser facilmente transferido para outro local.
Selecionando um local
A maioria das plantas não se desenvolve bem em condições de pouca luz. Portanto, ao colocar canteiros em uma horta, é preciso focar na iluminação.
Ao escolher um local de pouso, você deve considerar as seguintes recomendações:
- Não plante em locais baixos ou nas encostas ao norte. Lá o solo congela com muito mais força do que em áreas planas. Como resultado, os parâmetros de rendimento podem ser significativamente reduzidos. Além disso, nas terras baixas ocorre estagnação da umidade, o que aumenta o risco de apodrecimento do sistema radicular.
- O local não deve ter declive acentuado. Caso contrário, a água começará a escoar durante a rega e as plantas sentirão falta de umidade.
- Árvores ou edifícios grandes não devem estar localizados perto das plantações. Eles provocam sombreamento das plantações.
- As camas devem ser colocadas de norte a sul. Graças a isso, serão iluminados uniformemente pelo sol ao longo do dia.
Altura, forma e dimensões
As estruturas podem ter comprimentos diferentes. Geralmente são feitos de até 10 metros. No entanto, regar essas estruturas pode não ser muito conveniente. Portanto, um aterro com 3,5 a 4 metros de comprimento é considerado a melhor opção. Neste caso, a largura deve ser de 80 centímetros. Não deve ultrapassar esse tamanho, pois será inconveniente processar a cama.
O formato das camas pode ser diferente - retangular, triangular e até oval. Ao mesmo tempo, é importante focar na sua comodidade em termos de rega e remoção de ervas daninhas.
Quanto à altura, a estrutura deve ser elevada em 35-50 centímetros. Isso é suficiente para evitar processos de apodrecimento. Canteiros muito altos, de até 80 centímetros, geralmente são feitos em áreas úmidas. No entanto, construí-los pode ser bastante difícil. Além disso, para criar tais estruturas você precisará de muito solo fértil.
Drenagem
Se o local estiver localizado em uma área baixa ou pantanosa, o cultivo de muitas plantas nele pode ser muito problemático. Legumes e frutas estragam rapidamente e contêm significativamente menos açúcar.
Para evitar tais problemas, é recomendável drenar a área. É importante considerar que nem todas as plantas necessitam disso. As culturas que gostam de umidade incluem melão, pepino, abobrinha e alho. Para outras plantas, a área deve ser drenada.
Estruturas multiníveis
Esta técnica é frequentemente usada para fins decorativos. Estruturas elevadas a diferentes alturas parecem muito impressionantes. Muitas vezes também são construídos quando não há espaço suficiente no local.
Ao mesmo tempo, cuidar de plantas localizadas em estruturas de vários níveis é muito mais difícil.Além disso, são adequados apenas para culturas com sistema radicular fraco. Estes incluem salsa, endro, alface, certos tipos de flores e morangos.
Para criar estruturas multicamadas, vale a pena usar caixas de madeira especiais. Neste caso, é melhor não usar chapas metálicas. Eles aquecem ao sol e fazem com que o solo seque rapidamente.
Camas preguiçosas
Esses montes são perfeitos para o plantio de um grande número de culturas. Eles se distinguem pela pequena altura e na aparência lembram trapézios sem o uso de caixa. Porém, esses aterros deverão ser construídos todos os anos, pois assentam durante o inverno.
Para fazer uma cama preguiçosa, recomenda-se cavar uma pequena vala na área do caminho e nivelar o terreno com um ancinho. Neste caso, é recomendável jogar a terra no canteiro. Quanto mais seco o solo do local, menor deve ser a altura do aterro.
Em áreas pantanosas, recomenda-se cavar caminhos o mais profundo possível. Neste caso, as camas devem ser bem altas. Não há necessidade de fazer isso em solo arenoso - basta pisar em caminhos no solo escavado.
Fazendo camas com suas próprias mãos
Para fazer camas com as próprias mãos, é recomendável seguir estas recomendações:
- Para começar, cave o solo com a baioneta de uma pá. Nesse caso, vale retirar ervas daninhas e pedras.
- Ao construir uma moldura, é importante garantir que as paredes estejam no mesmo nível. Neste caso, as juntas devem ser colocadas no ângulo desejado.
- Estruturas altas devem ser instaladas no outono. Graças a isso, as camadas inferiores do solo apodrecerão bem durante o inverno e o resto irá assentar e se misturar.
- Se você planeja construir canteiros na primavera, é recomendável fazer isso 1 mês antes do plantio.
- Após a montagem dos canteiros, é necessário regar intensamente o solo. Isso ajuda a compactar suas camadas.
- Após a colheita, vale colocar no chão os restos de copas, folhas e grama. Eles apodrecerão durante o inverno e saturarão o solo com elementos valiosos.
Para preencher os canteiros, recomenda-se fazer o seguinte:
- Coloque uma malha de metal com pequenas células na parte inferior. Protegerá as colheitas de toupeiras e roedores.
- Coloque 1-2 camadas de papelão por cima. Ajudará a proteger o solo de ervas daninhas e roedores.
- Crie uma drenagem que garanta a remoção do excesso de líquido. Para isso, é permitido o uso de tijolo triturado, brita, areia e argila expandida.
- Coloque uma camada de terra frondosa ou folhas caídas.
- Coloque uma camada de fertilizante orgânico. Para isso, é permitido o uso de excrementos de galinha, turfa e esterco de cavalo.
- Preencha o solo nutritivo com a adição de preparações minerais combinadas. Em regiões áridas, é permitido o uso adicional de hidrogel. Isso ajudará a manter a umidade ideal do solo.
- Após o plantio, aplique cobertura morta no solo.
Possíveis erros
Ao construir camas com as próprias mãos, muitas pessoas cometem erros comuns. Isso inclui o seguinte:
- Localização inconveniente de caminhos. Os caminhos centrais devem ser largos o suficiente para a passagem de um carrinho de mão e de um cultivador. Os caminhos laterais devem ser fáceis de percorrer. Também é importante ficar atento para evitar o aparecimento de ervas daninhas nesses locais.
- As camas são muito largas. Isso tornará o cuidado deles inconveniente. Nessa situação, você terá que pisar no chão na parte central para cuidar das plantas que ali crescem. Para chegar facilmente à parte central, vale a pena fazer canteiros com no máximo 80 centímetros de largura.
- Escolha errada de materiais.Você não deve usar tábuas podres para construir camas. Eles podem conter bactérias patogênicas e parasitas. É melhor usar placas grossas e resistentes aos processos de apodrecimento.
- Escolha errada de substrato. Para que as plantas cresçam e se desenvolvam normalmente, elas precisam receber solo nutritivo. Para preencher canteiros elevados, use uma mistura de solo superficial, fibra de coco, composto e folhas desfiadas. Em vez de fibra de coco, é permitido usar turfa.
Canteiros caseiros têm muitos benefícios. Eles ajudam a economizar espaço no local, facilitam o cuidado das plantas e aumentam sua produtividade. É importante seguir as recomendações básicas para a construção de tais estruturas.