Os moradores das regiões norte enfrentam dificuldades no cultivo devido ao clima rigoroso. Na primavera, o solo aquece bastante tarde e, com a chegada dos primeiros dias de outono, observa-se uma diminuição significativa da temperatura. Num curto período de calor, ajuda a cultivar e colher uma rica colheita, arranjando canteiros quentes, que até um jardineiro novato pode fazer, ao contrário das estufas, onde serão necessários tempo e habilidades.
- Por que precisamos de camas quentes?
- Visão geral das espécies
- Características e benefícios
- Fazendo você mesmo
- Dimensões de uma cama quente
- Seleção e preparação do local
- Camas elevadas quentes do tipo faça você mesmo
- Como construir camas quentes combinadas
- Como fazer camas quentes afundadas corretamente
- Organizando camas quentes em uma estufa
- Camas quentes em uma estufa
- Como fazer camas quentes com garrafas plásticas
- Especificações do aplicativo
Por que precisamos de camas quentes?
Uma cama quente é composta por diversas camadas de resíduos orgânicos que, ao serem aquecidos, liberam energia para aquecer o solo. Este método de cultivo de plantas permite, mesmo em climas adversos, começar a semear ou plantar mudas um mês antes e, consequentemente, ter tempo de colher antes do início do frio.
Recomenda-se montar um canteiro aquecido no outono, quando há matéria orgânica suficiente no local - folhas caídas, copas de plantas, galhos. Neste caso, antes do início dos primeiros dias de primavera, os restos apodrecerão e começarão a gerar calor. São colocados a uma profundidade de 50 cm e cobertos com filme plástico preto para acelerar o processo de decomposição. Na primavera, após o plantio das mudas, a matéria orgânica começará a liberar calor e aquecer o sistema radicular das mudas jovens. Além disso, nesses canteiros, as lavouras não têm medo do retorno das geadas, do orvalho frio da manhã e das mudanças de temperatura durante o dia.
As vantagens pelas quais os jardineiros montam canteiros quentes em seus terrenos:
- a possibilidade de semeadura precoce e plantio de mudas;
- não há necessidade de cavar;
- aumento do rendimento das colheitas;
- a capacidade de cultivar plantas que gostam de calor, mesmo em regiões com climas frios;
- pleno desenvolvimento das lavouras mesmo em clima instável e com grande número de dias frios durante a temporada;
- redução da necessidade de fertilizantes das plantas, uma vez que a própria matéria orgânica decomposta nutre o solo;
- aumentar a resistência das culturas aos efeitos dos patógenos sem o uso de produtos químicos;
- prolongamento do período de frutificação.
Visão geral das espécies
As camas com camadas orgânicas são divididas em dois tipos:
- Em profundidade. Nesse caso, para o arranjo, é retirada a camada superior de grama e cavada uma vala para o plantio. Várias camadas de matéria orgânica são colocadas na parte inferior e solo fértil é colocado em cima. Esta opção é utilizada principalmente por proprietários de áreas onde há falta de umidade, devendo ser preservada para o pleno desenvolvimento das plantas.
- Elevado. Para criar essas cristas, é construída uma caixa na qual o solo fica localizado acima do nível do solo. Este método de cultivo é utilizado nas áreas onde existe a ameaça de inundação da área com água do degelo e chuva, bem como quando as águas subterrâneas são rasas.
Os principais tipos de camas são confeccionados em diversos formatos e também isolados com filme de polietileno esticado.
Características e benefícios
Os jardineiros que fizeram canteiros isolados em seus terrenos identificaram uma série de vantagens desse cultivo de plantas:
- Disponibilidade de drenagem. Os materiais orgânicos utilizados para estratificação são caracterizados pela sua capacidade de reter a umidade e proteger as raízes das plantas plantadas da exposição excessiva à umidade ou à seca. Esta função dos leitos quentes é especialmente relevante nas áreas onde as águas subterrâneas estão localizadas perto da superfície do solo.
- Aquecimento rápido do conteúdo da cama.Devido ao fato de as camadas serem criadas a partir de pequenos e grandes resíduos orgânicos, sua decomposição ocorre lentamente, fazendo com que a terra aqueça uniformemente e forneça às raízes das culturas uma quantidade suficiente de calor.
- Falta de ervas daninhas. Graças aos lados altos, sementes de ervas daninhas e ervas daninhas rasteiras não caem nesse canteiro.
- Economia de espaço. A colocação adequada das plantas em canteiros altos permite liberar espaço livre no local, que pode ser aproveitado para criar áreas de lazer.
- Fácil de manter e economiza água. As culturas plantadas nessas cristas são muito mais fáceis de cuidar do que as plantas localizadas em espaços abertos. Além disso, graças a isso, o líquido de irrigação não penetra inutilmente no solo, mas permanece no sistema radicular das culturas.
Fazendo você mesmo
Fazer uma cama quentinha começa com a determinação do tamanho ideal da estrutura e a preparação de um local para ela.
Dimensões de uma cama quente
Quanto ao comprimento da cumeeira pode ser qualquer, este parâmetro depende do tamanho da parcela e da disponibilidade de espaço livre na mesma. Este parâmetro varia de 1 a 3 metros. A largura é selecionada de forma que seja conveniente cuidar das plantas de diferentes lados. Não é recomendado colocar mais de 2 fileiras de culturas em um canteiro alto, caso contrário você terá que esticar muito ao regar ou soltar o solo. Na hora de escolher a altura da caixa, eles se orientam pelas dimensões de 30 a 80 cm; se o jardineiro não quiser se curvar muito ao cuidar das plantações, você pode deixar as laterais mais altas. Vale a pena decidir o tamanho antes do início da primavera.
Seleção e preparação do local
A área para localização dos canteiros é cuidadosamente selecionada, pois a eficácia da estrutura criada depende diretamente desta etapa. O local deve ser iluminado pelo sol durante todo o dia, um local com sombra parcial também é adequado se você pretende plantar plantas que não necessitem de muita luz solar. A estrutura está posicionada de forma que seja conveniente abordá-la por qualquer lado.
No local selecionado, retire a parte superior do solo com grama, nivele a superfície e retire todos os detritos, raízes de ervas daninhas e pequenas pedras. Isso é necessário para garantir que a estrutura fique nivelada e não deforme.
Camas elevadas quentes do tipo faça você mesmo
Para fazer uma caixa para legumes, é necessário preparar tábuas ou outro material do tamanho planejado e estacas que servirão de pernas. Antes do uso, a madeira deve ser impregnada com uma composição hidrorrepelente para que não fique inutilizável após um ano de uso.
No final do verão ou início do outono, a estrutura concluída é instalada na área preparada e começam a preenchê-la em camadas.
Quanto mais camadas você conseguir, mais quente ficará a cama:
- Os galhos finos que sobraram após a poda das árvores são colocados bem no fundo, é importante que não haja sinais de doenças.
- A segunda camada são caules de plantas e papel picado.
- Em seguida vem a serragem e os resíduos de alimentos.
- Em seguida, espalhe a grama cortada da área e a serapilheira.
- No topo há húmus e composto.
É aconselhável eliminar cada camada com água, pois no estado seco a matéria orgânica se decompõe lentamente.
Como construir camas quentes combinadas
Para criar uma versão combinada, a camada inferior é enterrada e uma caixa é instalada em cima dela.
Como fazer camas quentes afundadas corretamente
Para organizar canteiros afundados, cave uma vala correspondente em comprimento às dimensões da futura estrutura, com pelo menos 2 pás de comprimento. Pequenos galhos fortes são colocados na parte inferior; eles evitarão que o espaço interno se desloque. Camadas padrão de matéria orgânica são colocadas neste material.
Organizando camas quentes em uma estufa
Se a estufa for aquecida, podem ser instalados tubos sob o fundo, por onde circula água quente. Neste caso, as plantas podem ser cultivadas durante todo o ano. Como há muita umidade na estufa, é melhor usar ardósia ou tijolo como laterais, pois a madeira desmoronará rapidamente.
Camas quentes em uma estufa
Se o jardineiro quiser fazer a primeira colheita mais cedo, instale arcos na caixa e estique o filme, retirando-o periodicamente para ventilação.
Como fazer camas quentes com garrafas plásticas
Esses canteiros são usados em regiões onde a primavera chega tarde e há risco de congelamento do sistema radicular da planta. Uma malha de metal é colocada no fundo da vala cavada e garrafas plásticas com tampas de rosca são colocadas em fileiras, as laterais da vala são forradas com folhas de papelão grosso.
Especificações do aplicativo
Para acelerar o processo de superaquecimento da matéria orgânica no inverno, recomenda-se colocar cobertura preta na parte superior do canteiro.Com a chegada da primavera, essas estruturas são utilizadas para a semeadura precoce e o plantio de mudas, bem como para o cultivo de plantas que gostam de calor.