Os morangos são populares em qualquer época do ano. Mas existem obstáculos no caminho para o paraíso do morango: a sazonalidade do fruto, a falta de espaço na casa de veraneio. Um novo método de cultivo de morangos em sacos economiza espaço, aumenta o número de colheitas e também abre a possibilidade de renda adicional. Sempre haverá compradores para produtos frescos e ecologicamente corretos. Basta se familiarizar com a técnica de plantio e regras de cuidados.
- Características do método
- Seleção de variedades
- Trabalho preparatório
- Seleção de bolsas
- Preparação de solo e material de plantio
- Métodos de posicionamento
- Ajuste vertical
- Aterrissagem horizontal
- O processo de plantio de morangos em saquinhos: passo a passo
- Recomendações para cuidar de morangos em saquinho
- Umidade e temperatura
- Iluminação
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Proteção contra doenças e pragas
Características do método
Para montar um jardim original, você precisa de uma sala separada, substrato de solo e uma variedade de morangos adequados para cultivo durante todo o ano.
O que o jardineiro obtém como resultado:
- morangos frescos em qualquer época do ano;
- jardim compacto sem ervas daninhas e pragas;
- renda adicional.
Dificuldades em crescer:
- seleção limitada de variedades;
- custos de materiais;
- cuidados intensivos em mão de obra.
Para cultivar morangos para venda, você precisa de uma sala grande e equipamentos para manter um microclima favorável.
Seleção de variedades
O material de plantio é encomendado em viveiros e propagado vegetativamente. Mas uma variedade regular que cresce no solo da dacha também é adequada. Você precisa escolher primeiras gavinhas fortes do arbusto-mãe com raízes desenvolvidas.
Para cultivo comercial, devem ser selecionadas variedades com as seguintes qualidades:
- facilidade de atendimento;
- frutificação longa;
- alto rendimento.
As seguintes variedades atendem aos critérios de seleção:
- Marshall - produz frutos doces, é tolerante à seca e cresce rapidamente.
- Albion, Honey - distinguem-se pela resistência ao frio e alta resistência a doenças.
- Genebra é uma variedade prolífica: um arbusto produz até 3 quilos de frutas vermelhas.
- Gigantella é uma espécie de grande frutificação que frutifica bem com rega abundante.
Arbustos pequenos que não fazem sombra uns aos outros são adequados para plantio em espaços confinados. Variedades com diferentes períodos de maturação garantirão a produção contínua de morangos.
Para colher no inverno e no verão, é necessário plantar variedades autopolinizadoras. Caso contrário, você terá que polinizar as flores manualmente.
Trabalho preparatório
Primeiro você precisa decidir sobre o propósito do cultivo.Se os morangos forem usados para necessidades pessoais, bastam 2 a 4 sacos que caibam no apartamento.
Locais para colocar uma plantação de morango:
- estufa;
- jardim;
- sótão.
Na estufa, canteiros compactos são dispostos e pendurados em ganchos e treliças. É necessário manter uma distância entre eles para que a luz incida de maneira uniforme. Sacos colocados no chão necessitam de abrigo.
As instalações não residenciais são adequadas para o cultivo de morangos: uma garagem, um celeiro. Os principais requisitos para o local são circulação de ar, temperatura e iluminação corretas. Uma sala grande deve estar equipada com sistema de aquecimento e ventilação. Lá fora, as malas são dispostas em áreas ensolaradas. Para o inverno eles precisam ser guardados na adega.
Seleção de bolsas
O material deve ser denso. Filme reforçado ou com efeito de estufa é adequado. Você pode simplesmente costurar as sacolas:
- corte dois pedaços de 200x30 centímetros;
- soldar ou costurar nas bordas.
As costuras e o material não devem permitir a passagem de sujeira. Sacos prontos de farinha e ração mista são adequados para o plantio de morangos.
Preparação de solo e material de plantio
Solo ligeiramente ácido ou neutro é preferível para morangos. O substrato é preparado a partir de turfa e perlita, que se misturam em proporções iguais. A segunda versão da mistura de solo consiste em grama, areia, serragem e húmus. O solo auto-coletado precisa ser calcinado. Altas temperaturas matam insetos.
Comprar solo pronto economizará esforço e tempo de preparação. Você deve escolher um solo que retenha bem a umidade e o ar.
Antes de preencher o substrato do solo, o fundo do saco deve ser forrado com drenagem de brita, tijolos triturados e seixos.
Métodos de posicionamento
Sacos de morangos são colocados verticalmente ou horizontalmente. A escolha depende da área da sala.
Ajuste vertical
A conveniência da colocação vertical é economizar espaço. As camas podem ser colocadas no chão ou penduradas em padrão xadrez. Um saco cabe de 7 a 8 arbustos. Se forem pequenos, cabem mais. Haverá espaço suficiente para as raízes.
Aterrissagem horizontal
Os sacos são dispostos no chão ou sob eles são montados racks em vários níveis. Os morangos crescem como em solo normal. A vantagem do método de cultivo horizontal é que o solo não precisa ser coberto com cobertura morta. O polietileno funciona como cobertura e os frutos não ficam sujos.
O processo de plantio de morangos em saquinhos: passo a passo
A tecnologia de cultivo de morangos em sacos é semelhante ao cultivo convencional na horta.
Instruções de pouso:
- Mergulhe os arbustos com sistema radicular aberto em água uma hora antes do plantio para evitar que as raízes sequem.
- Despeje a terra no saco.
- Amarre com barbante.
- Coloque-o verticalmente ou horizontalmente.
- Faça furos nas paredes dos sacos transversalmente ou com 9 centímetros de comprimento, recuando 25 centímetros entre eles.
- Faça buracos no solo através de fendas do tamanho das raízes.
- Coloque a roseta no buraco, endireite as raízes e cubra com terra.
- Compacte a terra.
- Regue as mudas.
Uma bolsa vertical instalada no chão pode ser deixada desamarrada e mais algumas rosetas colocadas em cima.
Ao plantar arbustos de morango em terreno aberto, o ponto de crescimento deve estar ao nível do solo. Esta regra também se aplica ao plantar em saco. Caso contrário, as raízes na superfície secarão e o arbusto muito profundo apodrecerá.
Para cultivar frutas grandes, é necessário colocar os sacos afastados uns dos outros. Canteiros verticais são colocados a cada 25 centímetros seguidos. Existem 80 centímetros entre as linhas.Em uma estufa, são colocados 3 sacos de mudas por 1 metro quadrado.
Recomendações para cuidar de morangos em saquinho
A rega, a fertilização e a propagação são realizadas normalmente. Ao cultivar dentro de casa durante todo o ano, você precisa manter a temperatura e a umidade constantes. As camas móveis externas precisam ser movidas para um abrigo ou embrulhadas para o inverno.
Umidade e temperatura
A temperatura ideal para a floração e frutificação dos morangos é de 20 a 22 graus. Se o termômetro da sala cair abaixo, é necessário instalar aquecedores. Em temperaturas mais altas, as raízes das plantas reprovam.
O ar deve estar 90% úmido. A ventilação impedirá o desenvolvimento de fungos. Grandes estufas devem ser equipadas com sistemas automáticos de suporte microclima, geradores de vapor e exaustores.
Iluminação
Os morangos precisam de luz solar de 8 a 14 horas por dia. Se houver várias janelas na sala ou se estiver instalado um telhado panorâmico no sótão, há luz natural suficiente. Mas como há poucos dias claros no inverno, é necessária iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes ou ultravioleta. Para garantir que a luz caia uniformemente, os sacos verticais precisam ser girados.
Regar e fertilizar
O solo não deve estar seco. O excesso de umidade causa o apodrecimento das raízes. Para garantir que a umidade seja distribuída uniformemente, a irrigação por gotejamento deve ser instalada ao colocar os sacos verticalmente.
Garrafas plásticas são penduradas de cabeça para baixo sobre o saco. A eles são fixados tubos de diferentes comprimentos, que são colocados em sacos. Canais que conduzem umidade são colocados a cada 50 centímetros de profundidade. Um saco de 30 litros consome 2 litros de água por dia.
Os canteiros horizontais são regados normalmente.Se as mudas estiverem ao ar livre, a rega ocorre naturalmente durante a chuva. Mas em caso de chuva forte, os sacos precisam ser cobertos com polietileno ou colocados sob um dossel. O excesso de umidade ameaça as plantas com apodrecimento.
O fertilizante é usado em dois tipos:
- fertilizante líquido de potássio;
- solução de esterco de galinha.
Os nutrientes são adicionados uma vez por semana após o amadurecimento dos frutos. As soluções são adicionadas à água e o fertilizante é distribuído uniformemente entre as plantas durante a rega.
Aparar
Após a colheita dos frutos, deve-se retirar as folhas secas. O arbusto é aparado, deixando 10 centímetros do solo. Após a poda, a planta lançará mais brotos novos e eles receberão luz suficiente.
Bigodes aparecem após a floração. Seu crescimento ativo começa após o aparecimento dos frutos. Os brotos do estolão devem ser aparados com tesoura para não danificar o arbusto. Os arbustos velhos são removidos após 2 estações de frutificação e as rosetas jovens são plantadas em solo fresco. A terra gasta é despejada no jardim.
Proteção contra doenças e pragas
Morangos cultivados dentro de casa raramente são atacados por parasitas. Os insetos podem aparecer no solo do jardim se não for tratado termicamente adequadamente. Se os sacos estiverem do lado de fora, lesmas e caracóis podem rastejar sobre os morangos.
Para evitar o aparecimento de ácaros do morango, as mudas são aquecidas antes do plantio em água quente a uma temperatura de 48 graus por 15 minutos. Você pode se livrar das pragas usando uma solução de enxofre coloidal a 1% e calda bordalesa, que são misturados em proporções iguais.
O cultivo de morangos em sacos permite que você faça uma grande colheita em uma pequena área. Em condições favoráveis de crescimento, os frutos silvestres perfumados vão decorar a mesa durante todo o ano.