A posição de liderança no ranking de popularidade entre as variedades de morango médio-tardio é ocupada pela variedade Arosa. Devido aos frutos grandes, alto nível de frutificação, características de bom gosto, é frequentemente encontrado em canteiros de hortas, pois é reconhecido pelos jardineiros que sabem que para obter uma colheita generosa é necessário plantar corretamente e cuidar adequadamente de a colheita.
- Descrição e características da variedade de morango Arosa
- Principais prós e contras
- Características do cultivo de morangos de jardim
- Hora de embarque
- Como escolher mudas
- Seleção do local e preparação do solo
- Esquema de plantio
- Noções básicas de cuidados com a colheita
- Cuidado na primavera
- Rega e cobertura morta
- Aplicação de fertilizante
- Aparar
- Transferir
- Preparando-se para o inverno
- Maneiras de se proteger contra doenças
- Métodos de controle de pragas
- Métodos de reprodução
- Usami
- Dividindo o mato
- Sementes
- Características de cultivo em vasos
- Coleta e armazenamento
Descrição e características da variedade de morango Arosa
Os criadores italianos, ao cruzarem as variedades Marmalade e Chandler, obtiveram uma variedade de alto rendimento que produz frutos silvestres com excelentes características gustativas e qualidades comerciais.
O morango Arosa é um arbusto de tamanho médio, decorado com folhas espalhadas, de cor verde claro, ligeiramente enrugadas. Os pedúnculos são colocados acima da folhagem. As flores diferem em tamanho, o cálice é o mesmo, com corola. Os frutos que chamam a atenção são de cor laranja-avermelhada e formato redondo-cônico. O peso de um fruto é de até 40 G. A polpa é de densidade média, com casca lustrosa e brilhante e tem sabor caracterizado por suculência, doçura e aroma rico.
Variedade de maturação médio-tardia, frutificação observada em junho.
Principais prós e contras
A variedade de morango Arosa possui muitas qualidades positivas, incluindo:
- alto rendimento, você pode obter 220 centavos por hectare;
- os frutos têm aspecto atraente e excelente sabor;
- a colheita é perfeitamente transportada devido à elevada resistência dos bagos;
- possibilidade de cultivo em solo aberto e protegido, vasos;
- resistência às principais doenças e pragas perigosas;
- a capacidade de resistir a um complexo de influências ambientais no inverno e, portanto, não requer abrigo nas latitudes meridionais.
A descrição da variedade também inclui a identificação de desvantagens, que incluem:
- a deficiência de umidade pode causar uma deterioração no sabor dos frutos silvestres;
- amadurecimento irregular dos frutos.
Características do cultivo de morangos de jardim
Para obter uma rica colheita de morangos Arosa aromáticos, é necessário seguir uma série de recomendações no cultivo da cultura, que incluem o momento e os padrões de plantio corretos, bem como a seleção de mudas de alta qualidade e solo adequado.
Hora de embarque
Na hora de determinar a época de plantio do morango Arosa, guie-se pelas características climáticas da região. Pode ser plantada tanto na primavera quanto no outono.
O plantio deve ser feito em dia nublado. Para isso, verifique a previsão do tempo e escolha o horário ideal para isso.
Como escolher mudas
A colheita futura depende da qualidade do material de plantio. As mudas de morango prontas para o plantio devem ter no mínimo 5 folhas, sem manchas, buracos e não comidas por insetos, além de raízes poderosas não ultrapassando 10-12 cm de comprimento.Se houver vários defeitos mecânicos, bem como sinais de doenças no as mudas, é preciso descartar tais exemplares.
Depois de comprar as mudas, você deve enraizá-las imediatamente. Para isso, leve-o para local fresco por um dia para endurecer e se adaptar às condições externas. Antes de plantar, mergulhe as raízes das mudas na mistura de argila.
Seleção do local e preparação do solo
A frutificação abundante dependerá da escolha certa do local. Para morangos Arosa, uma área iluminada pelo sol é adequada, longe de árvores e arbustos com sombra. Além disso, esta variedade de frutas silvestres do sul tem medo de correntes de ar, por isso é importante proteger o local de plantio do vento.
A probabilidade de obtenção de colheita é reduzida se o local estiver localizado em várzea. A água subterrânea não deve ser colocada perto dos morangos plantados, caso contrário existe o risco de as mudas morrerem.
Para o plantio de morangos Arosa, é preferível escolher solo argiloso ou franco-arenoso. A acidez do solo deve ser neutra, variando de 5 a 6,5 pH.Se este indicador for alto, é necessário pré-calar os canteiros de morango.
Os jardineiros recomendam plantar Arosa depois de legumes, alho, cenoura e cebola. Tomates, batatas e berinjelas são considerados maus antecessores.
Antes de plantar, cave o solo com cuidado especial e remova todas as ervas daninhas. Então a 1 m2 adicionar húmus na quantidade de 6 kg, substâncias nitrogenadas - 50 g, superfosfato - 10 ge sal de potássio - 50 g O solo deve ser enriquecido com esses componentes nutricionais um mês antes do plantio dos morangos Arosa para evitar queimar as raízes das mudas.
Esquema de plantio
A compactação dos arbustos de morango Arosa permite que sejam plantados em uma ou duas filas, mantendo uma distância de 35 cm entre unidades de plantio e 30-40 cm entre filas.
Durante o plantio, espalhe as raízes sobre o solo úmido. Depois que os morangos são plantados, eles precisam ser bem regados e cobertos com cobertura morta.
Noções básicas de cuidados com a colheita
Cuidar dos morangos da variedade Arosa envolve tomar medidas que visam garantir a sobrevivência das mudas após o plantio e criar condições confortáveis para o crescimento.
Cuidado na primavera
Para que o morango Arosa se desenvolva plenamente e frutifique, deve-se cercá-lo de cuidado e atenção na primavera:
- após o derretimento da neve, limpe os canteiros de folhas secas, que devem ser queimadas imediatamente;
- não deixe o solo secar, o que garantirá o crescimento intensivo das folhas jovens;
- afrouxe o solo entre as fileiras;
- remover regularmente as ervas daninhas para que o crescimento do arbusto não seja retardado e a qualidade dos frutos não seja prejudicada;
- tratar arbustos de morango com medicamentos testados pelo tempo contra doenças e pragas;
- alimente com fertilizantes contendo nitrogênio.
Para evitar problemas de produtividade, não se deve descurar os cuidados com os morangos Arosa na primavera.
Rega e cobertura morta
Os morangos Arosa devem ser regados quando necessário, pois a umidade excessiva prejudica as raízes da planta. A água para irrigação deve estar a pelo menos 15 graus, caso contrário, aumenta o risco de doenças dos arbustos ou apodrecimento do sistema radicular. Após a irrigação, recomenda-se soltar o solo.
O morango Arosa pertence a variedades resistentes à seca, mas isso só se aplica à folhagem. Quanto aos frutos silvestres, a falta de umidade irá privá-los do sabor, da suculência e afetar negativamente sua aparência. Você não deve ser excessivamente zeloso ao regar, pois a cultura não tolera solo encharcado.
O método de irrigação ideal é a irrigação por gotejamento, que é especialmente relevante no cultivo de morangos em grandes plantações. Se as plantações ocuparem uma pequena área de terreno, a rega deve ser feita manualmente. É importante levar em consideração que ao usar mangueira é preciso ter certeza de que o jato não é forte para evitar lavar as raízes e expô-las.
Para manter a umidade, cubra a zona da raiz com palha, serragem podre e turfa. Essa técnica evita o superaquecimento do solo e o desenvolvimento de ervas daninhas.
Aplicação de fertilizante
Ao cultivar morangos da variedade Arosa, é recomendado usar um esquema de alimentação padrão. Na primavera, aplique fertilizantes nitrogenados; no verão e no outono, sature o solo com substâncias de potássio e fósforo. Durante a estação de crescimento, você precisa realizar 3-4 procedimentos.
Aparar
O Morango Arosa forma anualmente muitos bigodes, que devem ser aparados, é melhor fazer isso no outono, e ao mesmo tempo retirar a folhagem velha. Recomenda-se não deixar mais do que 2 brotos uterinos fortes em cada planta.
Transferir
Uma característica do desenvolvimento do morango Arosa é considerada o aumento gradativo do diâmetro do arbusto devido ao crescimento de novas rosetas, o que futuramente afetará negativamente a sua frutificação. Portanto, as plantas necessitam de replantio para um novo local. Este evento pode ser realizado na primavera antes da floração e no primeiro mês do outono.
Morangos Arosa em um só lugar podem dar frutos regularmente por não mais que 3-4 anos.
Preparando-se para o inverno
Para que os morangos da variedade Arosa lhe agradem com uma rica colheita no próximo ano, é necessário prepará-los adequadamente para o inverno. Para isso, podar os arbustos no outono, retirando o excesso de gavinhas e folhas velhas. Se as raízes estiverem nuas, cubra-as com terra, que as protegerá do congelamento.
O Morango Arosa é uma variedade resistente ao inverno, por isso nas regiões do sul pode passar sem abrigo. Nas regiões norte, é necessário cobrir os arbustos de morango com uma camada de serragem. Além disso, para proteger as plantas da geada, você pode usar um material como a agrofibra. A melhor solução seria cobrir os morangos com ramos de abeto, que não só servirão como um bom isolamento, mas também reterão de forma confiável a neve com suas agulhas, e um vento forte não conseguirá soprá-la.
Maneiras de se proteger contra doenças
O Morango Arosa não está imune ao aparecimento de doenças. A cultura é propensa a infecções fúngicas. Esta situação agrava-se especialmente durante a época das chuvas, quando as temperaturas descem. As doenças perigosas desta cultura de frutos silvestres são o oídio, manchas brancas e marrons nas folhas e podridão cinzenta.
Para prevenção, é importante criar e manter um microclima ideal e um ambiente infeccioso mínimo. Isto exige:
- aderir à densidade moderada de plantio de arbustos de morango;
- regar regularmente;
- proteger de ervas daninhas portadoras de doenças;
- na primavera, remova as folhas secas, afetadas e que passaram o inverno.
Trate os arbustos com produtos químicos quando forem detectados sinais de doença. Escolha um medicamento com base no tipo de patógeno e nas fases de desenvolvimento da planta.
Métodos de controle de pragas
Pragas como ácaros do morango, gorgulhos, ácaros e nematóides também representam uma ameaça à cultura. Eles são capazes de destruir plantas impiedosamente, alimentando-se de raízes, folhas, e alguns deles preferem festejar com frutas.
Maneiras de lutar:
- na primavera, remova a camada superficial do solo entre os arbustos, pois ali os insetos se acumulam;
- afrouxe o solo e remova as ervas daninhas jovens;
- se for detectado, trate os arbustos com remédios populares como uma solução à base de sabão em pó, tintura de alho e cebola;
- em caso de invasão em massa de parasitas, utilizar inseticidas, bem como higienização do solo com cal apagada.
A pulverização repetida e a inspeção das plantas certamente levarão à vitória.
Métodos de reprodução
A planta se propaga por sementes, gavinhas e divisão do arbusto. Cada método tem suas próprias características, prós e contras.
Usami
O Strawberry Arosa produz poucos tentáculos, mas as rosetas neles se distinguem pelo seu poder e vitalidade. Para propagar a cultura, é melhor escolher arbustos-mãe saudáveis e cortar os caules das flores deles. O bigode criará raízes sozinho. Quando as rosetas formam raízes, elas precisam ser cortadas da planta-mãe e plantadas em um novo canteiro.
Dividindo o mato
Este método a propagação envolve a divisão de arbustos de morango com idade não anterior a 2-4 anos, quando é observada forte ramificação dos brotos. Neste caso, é necessário escolher plantas com sistema radicular saudável e bem desenvolvido.
Sementes
Este método é considerado muito difícil e trabalhoso.Para obter as sementes, é necessário coletar os frutos maduros e cortar a camada externa, depois secar e separar as sementes. O material da semente é armazenado por 4 anos.
Para cultivar mudas, coloque as sementes em recipientes no mês de março, distribuindo-as uniformemente sobre a superfície do solo, e polvilhe levemente com terra. Em seguida, coloque-o em um local claro e quente. Umedeça o solo de vez em quando. Um mês depois, aparecem os brotos. Quando 2-3 folhas se formarem nas plantas, selecione-as plantando-as em vasos separados. Plante em campo aberto no mês de maio, quando as mudas tiverem pelo menos 6 folhas.
Características de cultivo em vasos
Segundo a descrição, os morangos Arosa podem ser cultivados em solo protegido. Isso permitirá que você plante mudas em vasos e faça uma colheita de frutas medicinais dentro de casa.
Coleta e armazenamento
Se a colheita do morango for planejada para ser armazenada ou transportada por longas distâncias, ela deverá ser colhida 2 dias antes do amadurecimento completo. Escolha as frutas, deixando as caudas e as gorros verdes. Faça a colheita de manhã ou à noite, antes do pôr do sol, para que os raios solares não atinjam os frutos.
Recomenda-se armazenar os frutos silvestres aromáticos em recipientes de plástico dispostos em uma fileira em ambiente com temperatura baixa..