Jardineiros, agricultores, jardineiros e agrônomos experientes sabem que para se obter uma boa colheita é necessário aplicar fertilizantes periodicamente. Além da matéria orgânica, o solo é enriquecido com compostos minerais, que incluem diversos elementos químicos. Além disso, tanto o próprio solo quanto a cultura que cresce no local precisam de fertilização. O fósforo é um elemento responsável pela fertilidade das hortaliças.
O mercado oferece aos clientes um suprimento infinito de fertilizantes contendo fósforo. Não se trata apenas de rocha fosfática, mas também de superfosfatos e escórias. Entre todos os tipos, o Precipitado se destaca. É considerado o primeiro fertilizante à base de fósforo.
informações gerais
O precipitado ou hidrogenofosfato de cálcio é um fertilizante concentrado de fósforo. É usado em vários solos para todos os tipos de culturas. O fertilizante precipitado tem a aparência de um pó branco, leve à primeira vista. Utilizado como suplemento mineral adicionado à ração de animais de fazenda.
Como usar?
A substância é utilizada como cobertura principal e é incorporada com um arado. O precipitado não é adequado para aplicação em covas ou fileiras em pequenos lotes de terreno. Para isso é mais fácil usar superfosfato, que se dissolve facilmente em água. No início da estação de crescimento, a planta é incapaz de absorver fosfatos pouco solúveis, portanto o Precipitado não é adequado.
O fertilizante fosfatado em pó é um aditivo indispensável para todas as culturas agrícolas. A substância é adicionada à mistura da alimentação principal. O composto é diluído sob a influência de ácidos orgânicos. Após mistura completa, a composição pode ser usada para pulverizar a área.
Resultado do uso
A utilização do Precipitado apresenta as seguintes vantagens:
- os rendimentos agrícolas aumentam;
- melhora a qualidade de conservação das raízes;
- a qualidade dos frutos aumenta;
- As propriedades protetoras do sistema imunológico da planta são fortalecidas.
De acordo com o tamanho da produção, o precipitado é inferior à produção de superfosfato.
A substância é fácil de usar, mas algumas nuances devem ser observadas. O composto não se dissolve em água, portanto o líquido é imediatamente excluído ao trabalhar com fertilizante. Recomenda-se usar o fertilizante junto com outros minerais. Assim, mostra ainda melhor suas características.
Benefícios para plantas
O precipitado é um fertilizante necessário para as culturas que crescem em solos propensos à oxidação. Num ambiente ácido, desintegra-se rapidamente, ao contrário de um ambiente aquoso. Portanto, solos oxidados absorvem mais rapidamente, o que prejudica o resultado da aplicação. Este tipo de alimentação é mais adequado para plantas com sistema radicular pouco desenvolvido. Com sua ajuda, os sais pouco solúveis são facilmente absorvidos em solos duros.
Uma importante característica distintiva da substância é a sua inocuidade para a terra e as plantas. Infelizmente, outros não possuem essa propriedade fertilizantes contendo fósforo. Possui um pequeno percentual de componentes químicos, ao contrário do superfosfato, e por isso se torna ainda mais procurado pelos agrônomos.