Os fertilizantes minerais e orgânicos são necessários para o pleno desenvolvimento das culturas e não será possível obter uma colheita rica sem o uso de fertilizantes. Dentre os minerais, um dos mais importantes para as fruteiras é o fósforo, que deve ser incluído nos fertilizantes complexos junto com o potássio e o nitrogênio. Antes de utilizar este elemento, é importante entender em que concentração as culturas necessitam dele e em que momento é melhor aplicá-lo.
O que são fosfatos e seu papel na nutrição das plantas
O fósforo é um dos principais minerais necessários para o pleno desenvolvimento das plantas culturais e ornamentais. Este elemento participa de muitos processos metabólicos que ocorrem nas plantas e, portanto, é de grande importância.
Se houver falta de fósforo no solo, as colheitas ficam visivelmente atrasadas no desenvolvimento, a tonalidade das lâminas das folhas e dos caules muda para roxo e o amadurecimento dos frutos é atrasado. Além disso, a deficiência de um componente nutriente afeta negativamente o estado do sistema radicular e as funções protetoras das plantas, que começam a adoecer com mais frequência e tornam-se vulneráveis às condições climáticas adversas.
Apesar de o elemento não fazer parte dos carboidratos e das gorduras, sua formação sem fósforo é impossível. Graças à participação dos fosfatos, encontrados nos cloroplastos, inicia-se o processo de conversão do dióxido de carbono em ânions de ácido carbônico, considerados o principal componente construtor dos compostos orgânicos. Na camada arável, a maior parte do fósforo está em uma forma de difícil digestão, por isso não chega às plantas, o que significa que o nutriente deve ser aplicado na forma de fertilizantes contendo fósforo para repor as lavouras 'necessidade desta substância.
Quando são usados fertilizantes fosfatados?
Acima de tudo, as plantas cultivadas precisam do mineral nos estágios iniciais de seu crescimento e desenvolvimento. Se nas primeiras 2 semanas após a germinação as mudas apresentarem deficiência de fósforo, posteriormente não será possível corrigir os distúrbios no desenvolvimento das culturas, o que afetará a formação dos frutos e a produtividade.
Outro período da estação de crescimento em que as plantas precisam de fertilizantes fosfatados é a formação de botões e frutificação.O elemento não só ajuda a aumentar o tamanho das frutas e bagas, mas também aumenta o seu teor de açúcar. No entanto, o fósforo é usado não só na primavera, mas também no outono, sendo adicionado na escavação do solo para o inverno. Neste caso, use grânulos em vez de fertilizante líquido.
Quais fertilizantes contêm fósforo?
Os fertilizantes fosfatados são produzidos pelos fabricantes em diferentes formas e tipos. Eles podem ser monocomponentes ou parte de fertilizantes complexos. Os jardineiros geralmente dão preferência aos seguintes tipos:
- Superfosfato simples. A concentração do elemento nesta espécie varia de 16 a 20 por cento. Além do fósforo, o fertilizante contém enxofre, cálcio e magnésio. O fertilizante é comercializado na forma de grânulos e pó, embalado em sacos plásticos. Este tipo de fertilizante é altamente solúvel em água e é utilizado tanto em terreno aberto como em estufas. O fertilizante é adequado para quase todas as plantas cultivadas.
- Superfosfato duplo. Um tipo de fertilizante concentrado, no qual o teor de fósforo é de cerca de 46%, também é altamente solúvel em água. Contém fosfatos de ferro e alumínio, além de cálcio, em pequenas concentrações. A forma preparativa são os grânulos, utilizados em qualquer tipo de solo, tanto na primavera quanto no outono.
- Ammofoska. Fertilizante nitrogênio-fósforo destinado à alimentação de plantas principalmente na primavera. Utilizado tanto em terreno aberto como protegido. A concentração de fósforo na preparação é de 15%. Além disso, a composição inclui nitrogênio, enxofre e potássio. O uso deste tipo de fertilizante é especialmente eficaz em solos argilosos e arenosos. Ammophoska é adequado para alimentação de culturas frutíferas e ornamentais.
- Farinha de fosforita.Este fertilizante tem efeito prolongado e é aplicado na escavação do local. O fósforo na farinha satura gradualmente o solo, então você não deve esperar um efeito imediato. A droga contém cerca de 30% de fósforo e 40% de cálcio. Os grânulos não se dissolvem bem em água, por isso são adicionados secos.
- Nitroammofosca. A concentração de fósforo no fertilizante é de 16%, além de conter potássio e nitrogênio, por isso no outono a fertilização é feita com cautela para não provocar aumento do crescimento da massa verde das plantas. Nitroammophoska é usado para quase todas as frutas e culturas ornamentais.
Ao usar fertilizantes à base de fósforo, deve-se seguir a dosagem recomendada pelo fabricante.
Fazendo você mesmo
A concentração de fósforo no fertilizante caseiro é baixa, mas é natural, não faz mal à saúde humana e não se acumula no solo. Para o preparo do composto é utilizada matéria orgânica, que inclui sementes de abóbora, peixes e carnes, farinha de milho e resíduos de leguminosas. Esses componentes são colocados em uma fossa de compostagem, quando estão completamente podres, o fertilizante é usado para alimentar as plantas.
Instruções de uso
As instruções que acompanham cada fertilizante produzido comercialmente indicam as taxas de consumo, que dependem do método de aplicação.
Siga as seguintes dosagens:
- Superfosfato simples. Tome 40-50 gramas de fertilizante por metro quadrado de jardim ao cavar o solo. Para regar as raízes, use 15 a 20 gramas de fertilizante por quadrado de plantação.
- Superfosfato duplo. Utilizado na primavera ou no outono, na escavação do solo no local. Por metro quadrado de jardim você precisará de 20 a 30 gramas de fertilizante.
- Farinha de fosforita.É aplicado somente na escavação do solo na concentração de 30 a 40 gramas por quadrado de jardim.
- Ammofoska. Ao plantar mudas de frutas em terreno aberto, adicione 2 gramas de fertilizante em cada cova. Para alimentação foliar, use 20 gramas para cada 10 litros de água.
- Nitroammofosca. É utilizado tanto na alimentação radicular quanto foliar de plantas, na concentração de 30 gramas por balde de 10 litros de água.
Medidas de segurança
Ao trabalhar com produtos químicos, siga os requisitos básicos de segurança usando roupas de proteção, luvas e respirador. Após terminar o tratamento, não deixe de tomar banho.