Procurando pelo bem fertilizante para batatas, siga o conselho de agrônomos experientes - escolha Azofoska. A droga é amplamente utilizada em empresas agrícolas; para os residentes de verão, as empresas químicas nacionais produzem a droga em embalagens convenientes de pequeno volume. O fertilizante é aplicado em qualquer cultura de hortaliças e frutas e utilizado na floricultura.
Composto
Azofoska são grânulos com diâmetro de 1 a 5 mm, brancos ou cinza. Os grânulos não absorvem umidade, por isso permanecem quebradiços mesmo após armazenamento prolongado. A droga é facilmente dissolvida em água, soluções aquosas de azofoska são rapidamente absorvidas pelas plantas.Você pode vender pacotes de fertilizante Nitroammofoska, esse é o mesmo azofoska, a única diferença está no nome.
Azofoska contém microelementos necessários para qualquer planta:
- N—nitrogênio;
- P—fósforo;
- K - potássio.
Em diferentes tipos de solos, a necessidade das plantas por estes elementos é diferente, por isso foram produzidas várias marcas de azofoska, sendo as mais populares:
- NPK 16:16:16;
- NPK 19:9:19;
- NPK 22:11:11.
A primeira marca contém microelementos em proporções iguais, recomenda-se aplicá-la nos solos da zona intermediária. Esta zona agrícola é caracterizada pelo baixo teor de fósforo na camada fértil.
O segundo tipo de fertilizante é adequado para regiões do sul com climas áridos. Os solos lá são geralmente ricos em fósforo. O terceiro grau é aplicado ao solo esgotado pela exploração anual. A droga contém enxofre em pequenas quantidades (2,6–4%), que é necessário às plantas para a fotossíntese.
Sobre os benefícios do uso
Azofoska é um fertilizante ideal para batatas. Ao usar o fertilizante Azofoska, obtém-se um aumento convincente no rendimento. Os benefícios de usá-lo são os seguintes:
- os arbustos de batata recebem uma gama completa de nutrientes;
- as plantas se adaptam melhor às mudanças repentinas do clima;
- as batatas adoecem com menos frequência;
- os tubérculos mantêm suas qualidades de consumo por mais tempo durante o armazenamento.
O nitroammofos pode ser usado para alimentar mudas de tomate após transplantá-las para o solo. Os tomates jovens criam raízes mais rapidamente e adoecem com menos frequência. O fertilizante pode ser aplicado em solos de qualquer tipo (chernozems, zonas húmidas, margas), esta é a sua vantagem indiscutível sobre outras preparações.
A prática tem mostrado que os resultados da aplicação são mais perceptíveis em solos pesados, nos quais é difícil garantir a mesma concentração de nutrientes em toda a área de plantio. O custo do produto também é uma de suas vantagens, pois é bastante acessível. Em média por 1 m². m. consumir 40 g de Azofoski. Devido ao seu baixo custo, o produto pode ser utilizado com rentabilidade mesmo em grandes áreas de plantio.
Vamos avaliar para que são necessários os elementos N, P, K:
- N - promove a síntese protéica, o que afeta o crescimento e a duração dos ciclos de vida;
- P - necessidade de desenvolvimento das plantas ao longo do período vegetativo;
- K - afeta o sabor das frutas, a qualidade das raízes e a imunidade local.
O enxofre está contido no azophoska em quantidades mínimas, mas é suficiente para a fotossíntese normal. O enxofre protege a nossa saúde; neutraliza os nitratos formados devido ao excesso de nitrogênio.
Dicas para uso adequado
Qualquer fertilizante não causará danos se for usado com sabedoria, sem violar as recomendações especificadas nas instruções do medicamento. Isto também se aplica a Azofoski. Os vegetais da sua horta não conterão impurezas prejudiciais se você seguir as regras abaixo:
- Aplique fertilizante em cada cultura sem ultrapassar a norma; o excesso de fertilizante na forma de nitrato se acumulará nos frutos.
- Para evitar o acúmulo de compostos nitratos no solo, não use apenas fertilizantes minerais, alterne-os com matéria orgânica, as mais úteis são as formas leves: fertilizantes verdes líquidos, composto.
- Não aplique Azofoska em solo não aquecido. Com a falta de calor, os nitratos acumulam-se na camada superior do solo. No outono, aplique Azofoska no início de setembro, antes que o solo esfrie.Na primavera, não antes do final de maio. Neste momento, a terra já aqueceu, mas ainda retém a umidade obtida com o derretimento da neve.
Armazenamento adequado
Azofoska está incluído no grupo de medicamentos de classe III de perigo. Possui características específicas que devem ser levadas em consideração no armazenamento de grandes volumes de fertilizante:
- um grande volume de poeira de Azofoska acumulada no armazém pode explodir se o ar estiver muito seco;
- Quando aquecido a 200 °C, são liberadas substâncias tóxicas prejudiciais à saúde.
Os riscos listados são típicos do armazenamento de fertilizantes em grande escala. Nas condições de dacha, o fertilizante é usado em pequenos volumes e o armazenamento é fácil e inofensivo. Ao armazenar, siga as seguintes regras:
- após o uso, feche bem o saco de fertilizante com um clipe de papel;
- armazenar em local seco, escuro e com boa ventilação;
- A duração do armazenamento é de até 1,5 anos.
Após o prazo de validade, o fertilizante não deve ser utilizado, é melhor descartá-lo de maneira adequada.
Instruções de uso
Os benefícios do Azofoska são observados quando aplicado em qualquer cultura de hortaliças, flores e frutas. O fertilizante não tem restrição de idade das plantas, é aplicado em mudas e plantas adultas. As taxas de aplicação para diferentes culturas são mostradas na tabela.
Cultura | área (local) de aplicação | peso (g) |
safra anual de hortaliças | 1ha | 45 |
batata | buraco | 4 |
arbusto maduro, árvore | toda a área do círculo do tronco da árvore | 35 |
fertilizante líquido para alimentação de raízes no verão | água 1 litro | 2 |
Prazos
Em solos pesados, o Azofoska deve ser aplicado no outono, após a colheita e limpeza dos restos de plantas dos canteiros. Em solos arenosos e franco-arenosos, o fertilizante pode ser perdido durante o inverno e a primavera junto com a água do degelo, por isso é aplicado duas vezes: no outono e na primavera.Na primavera, o Azofoska é adicionado ao solo imediatamente antes do plantio (sementes, mudas, mudas).
Sobre o perigo
Para alguns residentes de verão, o medo dos nitratos tornou-se uma verdadeira fobia. O segundo nome de Azofoska - nitroammofoska os aterroriza. Poucas pessoas sabem que “nitro-”, neste caso, refere-se à forma nitrato dos elementos ativos (N, P, K). Esta forma de nutrientes é a mais fácil de ser absorvida pelas plantas.
Deve-se notar que a matéria orgânica (estrume, húmus, composto) quando aplicada em excesso no solo também o polui com compostos nocivos de nitrato. É muito mais fácil respeitar as taxas de aplicação com fertilizantes granulados do que com estrume.
Conclusão
Não tenha medo de usar fertilizantes minerais modernos em jardins e hortas. Quando aplicado corretamente no solo, o Azofoska beneficiará a cultura. Azofoska é o melhor fertilizante para uma valiosa cultura vegetal em nosso país - a batata.