Os inseticidas repelentes ajudam a prevenir danos às plantas por pragas. As preparações à base de ingredientes naturais são totalmente seguras para as culturas. Consideremos a composição, ação e finalidade do "Tabazol", como usá-lo corretamente, como usá-lo, com o que pode ser combinado durante o processamento, como e quanto armazenar, o que pode ser substituído.
Composição e forma de liberação do medicamento
“Tabazol” é pó de cinza de tabaco, que possui propriedades inseticidas. A mistura é produzida em pó pela JSC Kostroma Chemical Plant em sacos de 1 kg.A substância ativa do produto é a nicotina na quantidade de 6 g por kg. A cinza da composição permite a utilização do “Tabazol” como fertilizante mineral de origem natural.
Mecanismo de ação e finalidade do produto
A mistura de cinzas de tabaco é usada para repelir pragas no jardim e na horta. Você pode preparar uma solução e regar as plantas ou usá-la seca para pulverizar nas plantas e no solo. Usado em culturas crucíferas, repolho e rabanete, cebola, groselha, groselha e framboesa. Repele besouros pulgas crucíferos, claras de repolho, traças de repolho, moscas e pulgões, moscas de cebola em cebolas e pulgões em arbustos.
O tabaco repele os insetos quando cai sobre eles durante a polinização e também funciona como pesticida intestinal. As cinzas também repelem pragas e nutrem adicionalmente as plantas, dissolvendo-se no solo.
Taxa de consumo e uso de "Tabazol"
As plantas devem ser polinizadas com pó em tempo seco e sem vento. Aplicar o produto uniformemente em todas as partes das plantas, mas principalmente naquelas onde são visíveis aglomerados de pragas.
Taxa de aplicação conforme instruções (em g por cem metros quadrados):
- repolho, vegetais crucíferos – 200;
- cebola – 200-300;
- arbustos – 300-600.
Quando as pragas são detectadas, as culturas são polinizadas 3 vezes durante a estação de crescimento, os arbustos – 2 vezes (antes e depois da floração). O período de espera é de 20 dias. O "Tabazol" não causa queimaduras nas folhas das plantas.
Outros métodos de aplicação: local ao plantar mudas (1-2 colheres de sopa diretamente na cova ou 3-5 colheres de sopa na cova de plantio para mudas de arbustos). O “Tabazol” também é usado para desoxidar o solo; é adicionado durante o seu cultivo em solos ligeiramente ácidos por 1 metro quadrado. m 100-200 g, em fortemente ácido 300-400 g.
A velocidade de ação do produto depende do tipo de insetos nocivos, varia de várias horas a 1,5 semanas. Se chover após o tratamento, deve ser repetido. O período de ação protetora do Tabazol é até que as lavouras sejam repovoadas por pragas.
Medidas de precaução
O "Tabazol" não contém produtos químicos, apenas naturais, por isso não é tóxico para o homem. Para abelhas, classe de perigo 3. É proibido o uso da droga em áreas de corpos d'água e pisciculturas.
Recomenda-se trabalhar com a mistura com luvas, respirador e óculos de proteção para proteger os olhos, órgãos respiratórios e pele do pó de cinza de tabaco. Devem ser usadas roupas protetoras para evitar que o pó entre em contato com a pele.
Após a pulverização, lave o rosto e as mãos com água morna e sabão. A mistura geralmente não irrita os olhos ou a pele, mas pode irritar o trato respiratório. Se o pó entrar em contato com os olhos, lave-os com bastante água.
Os sintomas de intoxicação grave com Tabazol são característicos de danos causados por medicamentos contendo nicotina: tontura, disfunção cardíaca, salivação, sudorese, diminuição da temperatura e constrição das pupilas. Em caso de intoxicação grave, deve-se consultar um médico para assistência médica.
Compatibilidade com outras substâncias
“Tabazol” não é recomendado para ser combinado em misturas em tanques com agroquímicos. Se o tratamento com pesticidas for necessário, deve ser feito ao longo do tempo.
Condições e períodos de armazenamento
Sujeito às regras de armazenamento (local seco, escuro, em sacos fechados), Tabazol pode ser armazenado por tempo indeterminado.Durante o armazenamento, deve-se ter cuidado para garantir que o pó permaneça seco para que crianças e animais não possam acessá-lo. Pesticidas e vários fertilizantes podem ser armazenados dentro de casa, próximo ao preparo. Não armazene alimentos, medicamentos, ração para gado, produtos domésticos. É aconselhável utilizar a infusão no dia do preparo.
O que pode substituir o produto?
Para os domicílios, além do Tabazol, produzem produtos agrícolas com a substância ativa nicotina: Antitlin e Pó de Tabaco. Também são produzidos na forma de pó para polinização de plantas, destinado ao processamento não só de brássicas, cebolas e arbustos, mas também de árvores frutíferas.
Os produtos são produzidos pela fábrica de produtos químicos Kostroma. Projetado para destruir as mesmas pragas em canteiros e hortas domésticas, mas com taxas de aplicação e consumo diferentes. O modo de ação e a classe de toxicidade são semelhantes ao Tabazol.
O “Tabazol” é um inseticida natural recomendado para uso em hortas e jardins privados. É inofensivo para plantas, animais e humanos. Tem um efeito repelente pronunciado sobre as pragas. Além disso, funciona como fertilizante mineral e desoxidante do solo, ou seja, traz benefícios duplos. Algumas das desvantagens do produto são que ele não é tão eficaz quanto os pesticidas sintéticos, por isso será necessário aplicar o tratamento várias vezes por temporada caso as pragas voltem a aparecer.
O "Tabazol" não é usado para polinização de plantas em grandes áreas de empresas agrícolas, mas é conveniente para uso em fazendas privadas. A embalagem de 1 kg é conveniente para armazenamento e uso doméstico devido ao seu pequeno volume.