O tratamento de plantas agrícolas com inseticidas permite cultivar plantas adequadamente e obter uma colheita completa delas. Consideremos a composição e ação do inseticida Proteus, sua finalidade e mecanismo de ação. Quais os benefícios do medicamento, como dosar o medicamento e como utilizá-lo. Com o que pode ser combinado o inseticida, como armazená-lo e como substituí-lo.
Composição e forma farmacêutica de Proteus
Este inseticida tem efeitos de contato e sistêmicos. A fórmula do produto contém 2 substâncias ativas: tiaclopride na quantidade de 100 g por 1 litro e deltametrina na quantidade de 10 g por 1 litro. A forma preparativa na qual o pesticida é produzido é uma dispersão em óleo. O líquido é despejado em latas plásticas de 5 litros.
Para que é usado o medicamento e como funciona?
“Proteus” destina-se ao tratamento de trigo, cevada, colza, ervilha, milho, batata, tomate, cenoura, beterraba de mesa e sacarina contra uma série de pragas comuns.
A substância ativa tiaclopride apresenta atividade translaminar. Ele interage com os receptores das fibras nervosas das pragas, interrompendo a transmissão dos impulsos ao longo das fibras nervosas. A deltametrina também afeta o sistema nervoso central dos insetos, bloqueia os canais de sódio e perturba a permeabilidade das membranas celulares. A morte dos insetos começa algumas horas após o tratamento.
Benefícios de uso
A droga "Proteus" é caracterizada pelas seguintes vantagens:
- proteção confiável contra pragas comedoras de folhas e sugadoras;
- longo período de proteção;
- atua não apenas em larvas e adultos, mas também em ovos de insetos;
- pode ser usado em baixas temperaturas na primavera, funciona bem em temperaturas na faixa de 8-30˚C.
O efeito protetor do tratamento inseticida dura 14 dias.
Taxa de consumo da solução e instruções de uso
Para milho e beterraba, a taxa de aplicação de “Proteus” é de 0,5-1 litros por hectare, para outras culturas – 0,5-0,75 litros por hectare.A pulverização é feita em mudas de trigo, colza, cenoura e beterraba, nas demais culturas - durante todo o período vegetativo. O consumo de líquidos é diferente: para trigo, colza e cenoura - 100-200 litros por ha, para beterraba - 200-300 litros por ha e para outras plantas - 200-400 litros por ha. O processamento de ervilhas e tomates é realizado uma vez, para outras culturas – 2 vezes. O período de carência para cenouras e beterrabas é de 60 dias, para todas as demais – 20 dias.
Você pode trabalhar em canteiros ou campos pulverizados 3 dias após o tratamento.
Precauções para uso
"Proteus" é ligeiramente tóxico para as pessoas. A pulverização deve ser feita com roupas, proteção para os olhos e mãos e respirador. Se a solução entrar em contato com a pele, lave com água. Evitar o contato da solução com mucosas; caso ocorra contato, enxaguar com água. Durante o tratamento com agente inseticida, não beba, coma ou fume.
O medicamento “Proteus” não deve ser usado próximo a reservatórios e nascentes, enxaguar o restante da solução com água e enxaguar os recipientes de trabalho. Os compostos ativos do produto são tóxicos para peixes e abelhas.
Não há restrições à rotação de culturas para Proteus. É proibido o uso em fazendas privadas; É proibido pulverizar de avião. O inseticida não é tóxico para plantas e insetos quando utilizado na dosagem recomendada pelo fabricante. Para prevenir a resistência dos insetos ao Proteus, recomenda-se alternar seu uso com outros agrotóxicos de efeito semelhante.
Compatibilidade com outros pesticidas
Proteus pode ser combinado com muitos fungicidas e inseticidas populares, mas a pré-mistura é necessária para determinar a reação química geral antes da mistura.Se os medicamentos não reagirem entre si, eles poderão ser misturados em um recipiente e usados para pulverização. Ao fazer misturas em tanque, evite misturar produtos sem primeiro diluí-los com água.
Como armazená-lo corretamente?
O produto é armazenado por 4 anos em vasilhames de fábrica com tampas fechadas. Condições de armazenamento: escuro, seco e fresco. Os preparados agrícolas e os fertilizantes podem ser armazenados no mesmo armazém que um inseticida; não podem ser armazenados alimentos, rações, medicamentos e produtos domésticos.
Durante o armazenamento a longo prazo, o líquido pode separar-se e nenhum sedimento se formará. As propriedades são preservadas, mas antes de preparar a solução neste caso é necessário primeiro agitar o líquido. Ao pulverizar, as gotas de óleo com a substância ativa serão distribuídas uniformemente na solução. Após o término do período de armazenamento, o produto inseticida deve ser descartado. A solução deve ser utilizada em até 1 dia, após o qual perde gradativamente sua eficácia.
O que pode ser substituído?
Para o tiaclopride, “Proteus” possui análogos: “Aspid”, “Biskaya”, “Calypso”, “Pondus” e “Thea”. Para deltametrina – “Atom”, “Decis Profi”, “Especialista Decis", "K-Obiol". Estas preparações são adequadas para o tratamento de plantas na agricultura. Em lotes residenciais particulares você pode usar produtos Decis Profi e FAS.
“Proteus” é um agente inseticida eficaz que pode ser usado em campos agrícolas para pulverizar grãos, tubérculos, batatas, legumes, colza e tomates. O medicamento tem baixo índice de aplicação e consumo, sendo economicamente rentável para uso em grandes áreas. A solução adere firmemente às folhas e não é lavada pela água de irrigação e pela chuva, por isso não há necessidade de tratar novamente as plantações.Praticamente não tóxico para pessoas, plantas tratadas e colheitas subsequentes, animais e solo.