Os acaricidas são usados em plantas agrícolas para matar os ácaros. Consideremos a forma de utilização do acaricida Apollo, a dosagem e consumo do medicamento, sua composição e forma de liberação. Como trabalhar de acordo com os cuidados de segurança, com que preparações agrícolas pode ser combinado, em que condições e por quanto tempo pode ser armazenado, que acaricidas podem ser substituídos.
Substância ativa e formulação
O "Apollo" é um acaricida seletivo de ação de contato, o fabricante o produz na forma de suspensão concentrada. A fórmula do medicamento contém o composto ativo clofentesina na quantidade de 500 g por 1 litro. A suspensão é despejada em vasilhames de 1 e 5 litros.
Como funciona o produto e para que é utilizado
"Apollo" destina-se à destruição de ácaros e ácaros de frutas vermelhas. Culturas processadas: frutas, uvas, morangos e lúpulo. O produto destrói pragas em estágios iniciais de desenvolvimento e ovos, mas não controla ácaros adultos. O acaricida não prejudica ácaros e insetos predadores benéficos, que também podem estar presentes nas plantas no momento do tratamento. Tem um efeito duradouro - dentro de 1 mês após o tratamento.
Instruções de uso do medicamento "Apollo"
Macieiras, uvas, lúpulo e morangos podem ser pulverizados durante a estação de crescimento. Taxa de consumo para essas culturas:
- macieira – 0,4-0,6;
- uvas – 0,24-0,36;
- morangos – 0,2-0,4.
Para o lúpulo, o consumo depende da altura da planta:
- 2-3 m – 0,8 l por hectare, por hectare você precisa gastar 500 l de líquido;
- 4-5 m – 1,6 l por hectare (1000 l);
- 5-6 m – 2,4 l por hectare (1500 l);
- 6-7 m – 3,2 l por hectare (2.000 l).
Para cada hectare de morangos são necessários 400 litros de solução, em pomares de maçã e vinhedos - 600-1500 litros por hectare.
A solução Apollo é rosa e é claramente visível nas folhas. O líquido não é absorvido pelas folhas, o medicamento é mais eficaz quando as folhas estão uniformemente distribuídas e molhadas. As superfícies das folhas devem ser completamente umedecidas, nas macieiras a casca também deve ser pulverizada. A solução permanece eficaz apenas durante o dia em que foi preparada.
As videiras são pulverizadas no início da primavera, durante o período de inchaço dos botões, as macieiras - também no início da primavera, até que comecem a aparecer gerações de ácaros, ou seja, o mais tardar no início da fase de cone verde. Os arbustos de morango são pulverizados preventivamente antes da floração, o lúpulo também é pulverizado na primavera, antes do aparecimento de uma nova geração de pragas.
As plantas Apollo são tratadas uma vez; se o tratamento for repetido, isso pode fazer com que os ácaros se acostumem à clofentesina. Para evitar que isso aconteça, o acaricida é combinado com outros agentes.
Precauções de segurança ao usar inseticida
Apollo, como muitos pesticidas, pertence a preparações agrícolas com classe de perigo 3. Possui baixa toxicidade para humanos, mas apesar disso, para minimizar a possibilidade de envenenamento, é preciso trabalhar preparando a solução e pulverizando as plantas com roupas grossas de proteção, luvas, óculos de proteção e respirador. Não os tire durante o trabalho, não fume, coma ou beba.
Primeiro socorro
Durante o trabalho, você precisa tentar evitar que o líquido entre em contato com a pele, rosto, olhos ou trato respiratório. Se isso acontecer, você deve enxaguar a pele, os olhos e a garganta com água morna e limpa. Enxágue os olhos por 15 minutos. Caso apareçam sinais de intoxicação - náuseas, fraqueza, tontura - é necessário beber carvão ativado na quantidade de 1 g por 10 kg de peso, beber com água e após 15 minutos. induzir artificialmente o vômito. Se a autoajuda for ineficaz, você deve consultar imediatamente um médico.
Compatibilidade com outras ferramentas
O "Apollo" pode ser combinado com inseticidas, exceto aqueles que apresentam reação alcalina e aqueles que contêm cobre ou enxofre. Pode ser combinado com reguladores de crescimento. Apesar da boa compatibilidade, cada vez que você mistura um novo medicamento com Apollo, é preciso verificar se haverá alguma reação indesejável. Para isso, primeiro deve-se mexer um pequeno volume de cada produto em um recipiente comum. Se nenhuma reação química ocorrer, eles são compatíveis.
Condições e períodos de armazenamento
O acaricida Apollo pode ser armazenado em armazéns com fertilizantes e pesticidas por 2 anos, a partir da data de produção. O armazém deve estar seco e escuro, sendo permitida temperatura de -15 a +25 ˚С. Medicamentos, produtos domésticos e ração animal não devem ser mantidos próximos ao acaricida. É necessário limitar o acesso ao pesticida a crianças e animais.
Decorrido o prazo de armazenamento, o acaricida deve ser descartado, pois fica impróprio para uso. Não armazene a solução preparada, ela só pode ser usada 1 dia após o preparo. Os restos não utilizados do líquido acaricida devem ser despejados em local que não será utilizado para o cultivo de plantas agrícolas.
Análogos
O acaricida Apollo não possui análogos da clofentesina, mas as plantas podem ser tratadas com acaricidas específicos que têm efeito seletivo sobre os carrapatos. Estes são “Flumite”, “Neoron”, “Nissoran”, “Omite”, “Ortus”, “Sunmite”. Eles contêm substâncias diferentes, têm dosagens e consumo de soluções diferentes.
"Apollo" destrói estágios iniciais e ovos de ácaros em macieiras, canteiros de morangos, videiras e lúpulo. Tem baixo consumo, por isso é utilizado de forma econômica. Para aumentar a eficácia da solução acaricida, ela deve ser aplicada adequadamente nas folhas, que devem estar molhadas dos dois lados.Os tratamentos são realizados 1 ou 2 vezes, na primavera, antes da abertura dos botões e antes da eclosão da geração de ácaros no inverno.