Hoje é impossível prescindir do uso de acaricidas no processo de cultivo das plantas. Consideremos a classificação dessas drogas, o mecanismo de ação e forma de penetração, a frequência de uso, quanto tempo dura o efeito das drogas e como elas afetam o meio ambiente. Como usar acaricidas conforme instruções, vantagens e desvantagens dos melhores medicamentos modernos.
- O que é acaricida
- Classificação de acaricidas
- Insectoacaricidas
- Piretróides
- Medicamentos contendo enxofre
- Preparações de bromo
- Heterociclos com nitrogênio
- Método de penetração e mecanismo de ação
- Quanto tempo dura o efeito?
- Frequência de aplicação
- Resistência Ambiental
- Impacto no meio ambiente, pessoas e animais de estimação
- Instruções para uso de acaricidas
- As melhores drogas modernas
- "Sunmite"
- "Apolo"
- "Oberão"
- "Masai"
- "Acaril"
- "Milbiol"
- "Akarosano"
O que é acaricida
Este é o nome geral para agentes agroquímicos de controle de ácaros. Os medicamentos acaricidas são divididos em 3 grupos:
- Insectoacaricidas que podem matar simultaneamente ácaros e insetos. Estes incluem FOS, alguns piretróides e produtos que contêm enxofre inorgânico.
- Os acaricidas específicos atuam apenas nos carrapatos. Estes incluem medicamentos com enxofre, bromo e heterociclos com nitrogênio.
- Os acarofungicidas podem destruir ácaros e fungos patogênicos.
Os acaricidas são usados para plantas cultivadas em empresas agrícolas, em lotes de agricultores e em fazendas particulares.
Classificação de acaricidas
Os produtos possuem diferentes substâncias ativas em sua composição e, portanto, apresentam efeitos distintos sobre os carrapatos. Consideremos as principais classes de acaricidas e preparações típicas.
Insectoacaricidas
Eles são químicos e biológicos. As principais culturas tratadas com insectoacaricidas são grãos, hortaliças, melão, culturas industriais, frutas e batata. Estes incluem as drogas “Aktara”, “Force”, “Karate Zeon”, “Vertimek”, “Enzhio” e outras. Os insectoacaricidas não se acumulam nos tecidos vegetais, não permanecem no solo e se decompõem rapidamente.
Piretróides
Os piretróides estão contidos nas flores da camomila dálmata, seus análogos são reproduzidos artificialmente piretróides sintéticos, cuja estrutura e mecanismo de ação são semelhantes aos naturais. Preparações com piretróides são usadas para exterminar carrapatos em hortas e culturas hortícolas, pragas de gado, carrapatos em casa e são usados para tratar animais contra parasitas.Exemplos de drogas: “Iskra”, “Altair”, “Alfabel”, “Alfashance”, “Tsunami”, “Fatrin”, “Pinocid”.
Medicamentos contendo enxofre
Além de acaricidas, têm efeito fungicida. Medicamentos do tipo contato. Exemplos: enxofre coloidal, “Propargit”, “Cumulus”, “Tiovit Jet”.
Preparações de bromo
Esta classe inclui produtos com bromopropilato (Neoron, Polisan), utilizados em uvas, frutas vermelhas, árvores frutíferas e arbustos contra frutas e ácaros. Os produtos atuam por contato, intestinal e como fumigantes.
Heterociclos com nitrogênio
Além dos produtos com bromopropilato, essa classe de acaricidas se destaca pela funcionalidade e notável eficácia. Os heterociclos atuam nos ovos; as pragas adultas não são destruídas, mas tornam-se inférteis. Por causa disso, o crescimento do número de ticks desacelera drasticamente. Os heterociclos incluem os medicamentos Piridabeno, Fenazakhin e Clofentezina.
Método de penetração e mecanismo de ação
Os acaricidas atuam principalmente como agentes de contato, mas seu mecanismo de ação difere dependendo da influência da substância ativa. Existem também fumigantes, por exemplo, produtos com fosforeto de magnésio ou brometo de metilo, que são usados para tratar grãos contra ácaros do pão. Eles emitem gases tóxicos que paralisam as pragas. O brometo de metila atua não apenas nos carrapatos, mas também nos seus ovos.
Os carrapatos são suscetíveis a toxinas imediatamente após a eclosão dos ovos e quando estão na fase de larva júnior. Em idades mais avançadas, os adultos também adquirem alguma resistência, por isso é preciso tentar tratá-los o mais cedo possível.
Quanto tempo dura o efeito?
Se houver muitos ácaros nas plantas, é necessário usar produtos com toxicidade inicial pronunciada.Use medicamentos pouco tóxicos simultaneamente com FOS ou acaricidas altamente tóxicos (“Pyridaben”).
Frequência de aplicação
Para que os acaricidas tenham a máxima eficácia, é necessário tratar as plantas para que as folhas e caules fiquem completamente umedecidos. A frequência da pulverização varia de 1 a 2-3 vezes. O período antes da colheita dos frutos também varia - de vários dias a 2 meses, tudo depende da toxicidade da substância, dosagem e consumo da solução.
Resistência Ambiental
A eficácia do uso de acaricidas específicos e o número de pulverizações dependem da durabilidade do medicamento e do tempo de sua preservação na superfície das plantas.
Impacto no meio ambiente, pessoas e animais de estimação
Entre os acaricidas populares existem muitos medicamentos que atuam não apenas no objeto de sua aplicação - carrapatos, mas também em insetos - nocivos e benéficos, principalmente abelhas, bem como entomófagos. É preciso estar atento a este parâmetro ao escolher um medicamento para processamento.
A toxicidade para humanos e animais é expressa em efeitos irritantes na pele e nas membranas mucosas, bem como em efeitos tóxicos após ingestão. O grau de toxicidade é expresso em classes de perigo de 1 a 4, onde 1 é o maior perigo e 4 é o menor. Para uso doméstico são produzidos produtos com classe 4, para tratamento de plantas domésticas - 3 e 4.
Instruções para uso de acaricidas
A eficácia dos medicamentos acaricidas depende do uso correto. Primeiro você precisa preparar adequadamente a solução.Recipientes de plástico, vidro ou esmalte são adequados para mexer, exceto os de metal. Para evitar danificar a pele das mãos, use luvas de borracha.
O método de preparação de muitos acaricidas é semelhante: primeiro dilua a quantidade necessária do medicamento em um terço ou metade do volume de água até dissolver completamente. Em seguida, adicione o volume restante e mexa novamente. Despeje no tanque do pulverizador. A dosagem, assim como o consumo, estão indicados para cada produto nas instruções, que devem ser rigorosamente seguidas e não ultrapassar a norma.
Use a solução preparada imediatamente e na íntegra, guarde no máximo 1 dia. Não use a solução após o prazo de validade. Não use produtos vencidos, cuja eficácia seja drasticamente reduzida.
As plantas não devem ser pulverizadas em dias ensolarados, nublados, antes da chuva ou pela manhã após o orvalho. O mesmo vale para o vento: é preciso trabalhar nos dias em que não há vento para que a solução não escorra para o lado. A temperatura média na qual a maioria dos acaricidas funciona bem é de 15 a 25 ˚С. Se processado abaixo deste intervalo, pode-se esperar uma eficácia reduzida.
Trate as plantas com cuidado, por todos os lados, as folhas e caules devem estar completamente umedecidos. A eficácia do medicamento depende do rigor da pulverização.
Os acaricidas só podem ser misturados com outros produtos agrícolas se houver certeza de que não interferirão na ação uns dos outros. Mas, na maioria dos casos, eles são usados separadamente. Ao processar plantas de interior, aplicam-se as seguintes regras: retirar pessoas e animais das instalações. Use respirador, óculos de proteção e luvas de borracha.Após o tratamento, é aconselhável ventilar o ambiente.
As melhores drogas modernas
Os novos acaricidas têm ação rápida, podem ser usados para tratar muitos tipos de plantas e não são tão tóxicos para o meio ambiente quanto os medicamentos anteriormente populares. Consideremos as vantagens e desvantagens dos acaricidas modernos.
"Sunmite"
Vantagens da droga:
- ativo contra carrapatos em todos os estágios de desenvolvimento;
- não é viciante;
- tem um efeito prejudicial sobre os insetos sugadores;
- ação rápida - os carrapatos param de se alimentar após 1,5 horas e morrem após 3-4 dias;
- ativo em qualquer temperatura permitida;
- a chuva caindo 2 horas após o tratamento não afeta mais o resultado.
Desvantagens: utilizado apenas em macieiras.
"Apolo"
Vantagens:
- ação prolongada;
- destrói ovos;
- eficaz contra ácaros;
- efeito tóxico a longo prazo (pelo menos 1 mês);
- não mata ácaros benéficos.
Desvantagens: alto consumo da solução quando utilizada em frutas e uvas.
"Oberão"
Vantagens da droga:
- amplo espectro de ação;
- mata pragas em todas as fases;
- o mecanismo de ação é único;
- destrói ovos;
- efeito “nocaute”;
- não é viciante;
- compatível com produtos biológicos.
Desvantagens do produto: alto consumo de tomates e pepinos em estufa.
"Masai"
Vantagens:
- atua sobre larvas, pragas adultas e oviposição;
- toxicidade inicial grave;
- proteção fitossanitária a longo prazo;
- não destrói ácaros benéficos predadores;
- pode ser usado em uma ampla faixa de temperaturas;
- permitido para uso em plantas com flores;
- compatível em misturas de trabalho.
Contras: usado apenas em macieiras e uvas.
"Acaril"
Produto antiácaros para lavar roupa na máquina de lavar. Vantagens:
- Saúde e Segurança;
- elimina pragas em todas as fases.
Desvantagens: alto custo.
"Milbiol"
Produto para tratamento de móveis. Vantagens:
- fácil de usar;
- de forma natural;
- interrompe o desenvolvimento e interrompe a alimentação de pragas.
Contras: tem leve cheiro de cebola, requer aplicações repetidas.
"Akarosano"
Spray acaricida para tratamento de tecidos, carpetes, travesseiros, colchões. Vantagens:
- mata pragas rapidamente;
- destrói alérgenos;
- ação longa;
- seguro para pessoas e animais.
Contras: São necessários tratamentos repetidos para matar completamente os ácaros.
Os acaricidas são um grupo específico de medicamentos desenvolvidos especificamente para exterminar muitos tipos de carrapatos. Pertencem a classes diferentes, a classificação é baseada no mecanismo de ação e nas substâncias ativas da composição. Eles diferem no nível de efeitos tóxicos nas pessoas, insetos benéficos, animais e plantas.
Existem diferenças na velocidade de ação, duração do efeito protetor, frequência dos tratamentos e período que deve decorrer antes da colheita permitida dos frutos. Os medicamentos possuem diferentes dosagens e consumos, havendo particularidades no seu uso. Informações sobre isso podem ser encontradas nas instruções do fabricante.
Para todos os acaricidas, as regras de preparo da solução e seu uso estão corretas. Durante o trabalho, você deve seguir as precauções de segurança, trabalhar com equipamentos de proteção para evitar danos à pele ou envenenamento.