Apesar de os perus terem chegado bastante tarde ao continente europeu como aves de capoeira, rapidamente quebraram recordes de popularidade entre os agricultores. E ainda são considerados os mais rentáveis em termos de manutenção e lucros subsequentes. E as razões para isso são a resistência e a grande massa das aves. E entre eles existem verdadeiros gigantes - maior raça de carne de peru foi criado na terra natal do pássaro - a América.
As maiores raças de perus
Os perus foram domesticados pela primeira vez pelos astecas há vários milhares de anos.Desde então, os criadores têm trabalhado arduamente no ancestral dos perus modernos.
Hoje existem vários pesos pesados desta espécie no mercado avícola:
Peru canadense
Pelo nome, fica claro que essas aves foram criadas no continente americano. E isso aconteceu há relativamente pouco tempo. A raça pertence ao tipo frango. O canadense é facilmente reconhecível, graças às suas diferenças externas características, em relação aos seus homólogos. Sua plumagem é preta ou branca, como se estivesse polvilhada com uma cor marrom clara. Existe uma tonalidade bronze. As pernas são longas, fortes e poderosas. O queixo (corte) é pronunciado, na forma de um apêndice carnudo de cor vermelha brilhante. Estas aves são completamente despretensiosas na alimentação e às 4 semanas já pesam 5 kg. Os canadenses engordam por três meses. Neste momento já atingiram o peso de abate (machos - 25-29 kg, fêmeas - 14-17 kg). A raça também se distingue pela alta produção de ovos e alta taxa de eclosão.
Big-6, ou cruz de carne pesada
Uma raça muito famosa e difundida na Rússia e no exterior. Foi criado na Grã-Bretanha através do cruzamento de machos Big-5 e fêmeas But-8. Os novos Bigs revelaram-se mais fortes e maiores que os seus homólogos, pois têm forte imunidade já na fase de pintinho. Isso melhorou significativamente as taxas de sobrevivência das aves. A cor da plumagem é exclusivamente branca, a cabeça e o pescoço são cinza-azulados e o crescimento da colheita é rosa-avermelhado. O peso dos machos adultos é de até 35 kg, das fêmeas – até 11 kg. As aves atingem o peso de abate aos 4-5 meses.
Conversor Haybrid
Esta raça é puramente americana, mas há muito que se enraizou nas fazendas dos agricultores russos e europeus. A plumagem das aves é branco-creme, não lisa, mas ligeiramente enrugada, “terry”. A pele ao redor dos olhos tem um tom uniforme de azul.As aves distinguem-se pela grande massa muscular e peito largo, a sua carne é um pouco mais cara que a de outras raças, por ser considerada de melhor qualidade e mais saudável. Esta espécie é resistente e possui boa saúde, adequada para cultivo em regiões frias e quentes. Com alimentação mista, os perus estão prontos para o abate entre 16 e 17 semanas. O peso de um peru adulto chega a 25 kg, um peru - 12 kg.
Quanto pesa o maior peru?
Existe um Recorde Mundial do Guinness documentado para o maior peru. O campeão em 1998 foi um homem chamado Tyson. Seu peso no momento da pesagem era de 39 kg e 90 G. A ave pertencia à granja Lycroft Turkey e foi criada em Cambridge, no Reino Unido.
Tyson é um membro do peru branco de peito largo. Esta é uma das raças de peso pesado mais antigas (criada em 1960), que foi posteriormente usada para criar cruzamentos de carne modernos. Uma característica desta espécie é a mancha preta em forma de agulha no peito. Enquanto isso, o resto da plumagem da ave é totalmente branca. O recorde do Farmer Cook ainda permanece oficialmente ininterrupto, embora mais de 20 anos tenham se passado. Tyson ainda é considerado o maior e mais pesado peru do mundo.