Para que os perus se desenvolvam plenamente, eles precisam ser alimentados com alimentos de alta qualidade. Para fazer isso, você pode usar formulações prontas ou prepará-las você mesmo. Os alimentos compostos para perus diferem nos ingredientes. Recomenda-se escolhê-los levando em consideração o peso e a idade das aves. O cumprimento dos padrões de alimentação não é de pouca importância. Isso promove o pleno desenvolvimento das aves e ajuda a evitar o desenvolvimento de diversas patologias.
Classificação clássica de alimentos compostos
Os alimentos compostos são divididos em várias categorias grandes:
- Entrada - este alimento deve ser dado às aves desde o início da vida até um mês de idade. Normalmente o alimento é produzido na forma seca na forma de grânulos ou cereais. A base de cereais da ração “Start” é milho e trigo. Além disso, a alimentação inclui girassol e farelo de soja. Este componente serve como fonte de fibra. Este tipo de alimento tem uma composição equilibrada. Inclui a quantidade ideal de enzimas, minerais e antioxidantes. Via de regra, cerca de 20% de proteínas estão presentes ali. Aos 14 dias de vida, a taxa de consumo desse alimento é de 600 gramas.
- Médio – necessário para aves mais velhas. Tem aproximadamente a mesma composição da ração inicial. No entanto, o alimento contém menos componentes proteicos. No entanto, inclui um pouco mais de vitaminas e carboidratos. Este alimento é adequado para perus com idade entre 15 e 32 dias. Em 14 dias, 1 ave come 2 quilos desse alimento.
- Acabamento – considerado o principal. Pode ser utilizado para aves que estão em fase final de engorda. Normalmente, esse alimento é consumido a partir dos 2 meses até o abate. A ração final contém maior volume de carboidratos e gorduras quando comparada à composição inicial ou média.
Existem também certos tipos de alimentos que contêm vitaminas e pré-misturas. Eles são adequados para a postura de perus.
Como fazer ração para perus com as próprias mãos
Alimentos prontos podem ser substituídos por alimentos caseiros. Na hora de prepará-los é importante seguir as recomendações de especialistas.
Composto
Receitas específicas de rações dependem da faixa etária das aves e da raça. Para perus com menos de 2 meses de idade, você precisa preparar os seguintes alimentos:
- 32% de farelo de soja;
- 30% de soja extrusada;
- Bolo de girassol 9%;
- 3,5% de giz;
- 5,5% de farinha de peixe;
- 1,5% de fosfato de cálcio.
Ao criar uma dieta para aves de até 4 meses de idade, você deve focar em outras proporções:
- 40% de farelo de milho;
- Bolo de girassol 10,5%;
- 18% de farelo de trigo;
- 9% de farelo de soja;
- 5% de grama, carne e ossos, farinha de peixe e fermento para ração;
- 1,5% de giz.
Ao formar alimentos para aves de 4 a 6 meses de idade, você deve se concentrar nas seguintes proporções:
- 35% cada de farelo de cevada e milho;
- 10% de farelo de trigo;
- 7% de farinha de grama;
- 3,5% de fermento alimentar;
- Bolo de girassol 3%;
- 4% de farinha de peixe;
- 1,5% de giz.
Frangos de corte e cruzes pesadas requerem uma dieta mais calórica. Na elaboração de um cardápio para aves adultas, vale a pena usar 680 gramas de cereais, 130 gramas de farelo de soja e girassol, 40 gramas de fermento, farinha de ervas e peixe, 30 gramas de giz e calcário. Também vale a pena adicionar 10 gramas de sal à mistura.
Preparação
Preparar suas próprias refeições é bastante fácil. Para isso, misture os componentes em um recipiente adequado. Para isso, é permitido o uso de cocho ou outro recipiente. É importante observar rigorosamente as proporções dos componentes e misturá-los bem.
Consumo e taxas de alimentação de aves com alimentos compostos
Durante o período de postura, as aves necessitam de grandes quantidades de alimento. Portanto, os agricultores não limitam a dieta dos perus. Mas na hora da alimentação, o excesso de comida pode provocar obesidade. Por isso, ao criar um cardápio para pássaros, é importante ter cuidado.
Se os perus apresentarem sinais de obesidade, é importante fazer mudanças na dieta, reduzindo a quantidade de farinha de grama e adicionando diferentes tipos de farelo.
Para perus
Para a alimentação normal dos pintinhos em casa, literalmente desde o primeiro dia, eles devem estar acostumados a comer sistematicamente. Recomenda-se alimentar os pintinhos 8 vezes ao dia. Além disso, isso deve ser feito em intervalos regulares. Os perus com um mês de idade devem ser adaptados para comer 5-6 vezes ao dia. A quantidade de comida nos primeiros 2 meses é dada abaixo:
Idade, semanas | Volume de ração, gramas |
1 | 10 |
2 | 15 |
3 | 22 |
4 | 35 |
5 | 50 |
6 | 75 |
7 | 110 |
8 | 160 |
Posteriormente, até 25-30 semanas, o volume de ração aumenta para 300 gramas. Recomenda-se fazer isso gradualmente.
Para adultos
Os perus requerem 300-400 gramas de comida por dia. Nesse caso, o macho ingere até 500 gramas de ração. Vale a pena dar comida aos pássaros três vezes ao dia. Ao mesmo tempo, é importante monitorar constantemente o ganho de peso e a condição das aves.
É possível alimentar perus com ração para outros animais?
Se você não conseguiu comprar uma composição especializada para pássaros, você mesmo pode fazer a mistura. Ao mesmo tempo, alguns agricultores usam outras composições - por exemplo, carne de porco. Esse alimento é perigoso para os perus, pois pode causar o desenvolvimento de patologias hepáticas. O processamento de alimentos grosseiros causa desgaste neste órgão. Caso não seja possível utilizar ração especializada, é permitido administrar a mistura inicial para bezerros por vários dias. É considerado mais gentil e bem aceito pelas aves.
Às vezes é aceitável usar mistura para frangos para alimentar perus. No entanto, vale a pena fazer alguns ajustes. Para estimular o desenvolvimento do tecido ósseo e muscular, os seguintes componentes devem ser adicionados à composição:
- 3 gramas de queijo cottage por 1 ave;
- 3 gramas de ovo cozido por 1 ave;
- 1 quilograma de farinha de ossos por 1 quilograma de mistura.
Quanto mais velhas as aves, maior será a quantidade de aditivos necessários.Além disso, a dieta deve conter várias verduras. É aconselhável que os perus tenham acesso aos dentes-de-leão. Eles também precisam de urtiga e alfafa.
O que procurar na hora de escolher o feed?
Na hora de escolher a composição ideal, vale considerar a idade das aves. O conteúdo calórico da mistura não é de pouca importância. Se posteriormente você planeja enviar a ave para o abate, você deve escolher alimentos para aumentar rapidamente o peso corporal. Este alimento contém muitas proteínas e vitaminas. Quanto mais velho o peru, mais calórico deve ser o alimento para ele.
Apesar das diferenças de preço, não é recomendável escolher alimentos muito baratos. Além disso, é importante ficar atento ao prazo de validade. O uso de ração vencida para pássaros é estritamente proibido.
A ração não deve conter componentes de origem animal. Eles afetam negativamente a função hepática. Com o uso sistemático desses alimentos, existe o risco de desenvolver diversas patologias. Na alimentação das aves, vale a pena usar alimentos de fácil digestão. Eles proporcionarão ganho de peso.
Se as instruções exigirem que a ração seja dada úmida, recomenda-se cozinhá-la antes de dá-la às aves. Se você fizer a composição com antecedência, ela pode estragar. Os alimentos compostos para perus diferem na composição. Deve ser selecionado levando em consideração a faixa etária das aves. O propósito da criação de aves também é importante.