Tipos de castração de furões e como são feitas, quanto custa a esterilização

Os furões domésticos têm uma disposição pacífica. Este personagem foi alcançado graças a muitos anos de seleção. Porém, como o animal descende de animais selvagens, os furões tornam-se agressivos durante a época de acasalamento. Isso acontece porque na natureza os machos precisam lutar pela fêmea. Portanto, quando mantidos em casa, é recomendável castrar os furões.


Por que um furão é castrado?

Recomenda-se a castração de todos os animais domésticos, exceto nos casos em que os animais de estimação sejam mantidos para reprodução. Após este procedimento, os furões ficam mais calmos.Porém, a castração não é realizada apenas para esse fim.

O procedimento é indicado nos seguintes casos:

  1. Após o início da puberdade, as mulheres passam por alterações hormonais no corpo. Esse processo em alguns casos causa anemia, perda de peso e calvície. Durante o período do estro, as defesas imunológicas das fêmeas ficam enfraquecidas, o que pode levar à morte do animal.
  2. Os machos durante o período de cio, que dura de 6 a 12 meses, ficam inquietos. Neste momento, os animais adultos podem fugir de casa em busca de uma fêmea. Além disso, os machos necessitam de pelo menos quatro acasalamentos anualmente para se acalmarem. Além disso, cada vez o processo deve ocorrer com mulheres diferentes. Se essa necessidade não for atendida, animais de estimação adultos podem ter problemas nas glândulas supra-renais e na próstata.
  3. Durante o cio, os machos começam a marcar ativamente seu território e a mostrar agressividade, tanto para com outros animais quanto para com o dono. Se mais de dois machos moram na casa, são possíveis brigas, que muitas vezes levam à morte do animal.

Recomenda-se que os furões sejam castrados antes do final da puberdade e antes do início do primeiro cio. Este procedimento é realizado quando os animais atingem 5 ou 6 meses de idade.

A castração precoce não é recomendada, pois aumenta o risco de complicações. Além disso, este procedimento pode ser realizado após o primeiro estro (nas fêmeas) ou cio (nos machos).

Preparando o animal

O procedimento de preparação do furão para o procedimento não depende do sexo do animal ou do tipo de procedimento escolhido. Antes de iniciar a operação, você deve fazer o seguinte:

  1. Uma semana antes da data agendada, faça um exame abrangente. A castração não é realizada se a doença for diagnosticada.
  2. Pare de alimentar 8 horas antes do procedimento e pare de beber 2 horas antes do procedimento.
  3. Enxágue o cômodo onde o animal fica e a gaiola. Isso é feito para excluir a possibilidade de infecção do animal pouco antes da cirurgia.
  4. Remova água e comida da gaiola.

O animal não deve ser alimentado ou dado água durante o período especificado. Caso contrário, complicações, incluindo morte, são possíveis durante a operação.

muitos furões

Ao transportar seu animal de estimação para uma clínica veterinária, é recomendável embrulhar seu furão em um cobertor ou toalha para que o animal se sinta familiarizado. Ao voltar para casa após a cirurgia, evite tremer. Caso contrário, as costuras podem desmoronar.

Como o procedimento é executado?

A castração é realizada cirurgicamente ou quimicamente. A primeira opção é considerada mais ideal para furões. Isso se explica pelo fato de o risco de complicações após a cirurgia ser mínimo.

Este procedimento é realizado sob anestesia geral. Mas o método é escolhido levando-se em consideração o sexo do animal. Durante o procedimento, as glândulas seminais do homem são removidas. Devido ao fato dos órgãos estarem localizados externamente, a operação não leva mais de 20 minutos.

O útero e os ovários da mulher são removidos ao mesmo tempo. Nesse caso, é necessária uma cirurgia abdominal, durante a qual é feito um corte no abdômen. O procedimento leva até meia hora. Se necessário, durante a castração, as glândulas localizadas próximas ao ânus são removidas. Depois disso, o animal deixa de secretar uma secreção, com a qual o animal adquire um odor característico.

A castração química é realizada com medicamentos especiais. Neste caso aplica-se o seguinte:

  1. Medicamentos hormonais. Esses produtos são utilizados para castração de mulheres. Este método dá um efeito temporário. Após a introdução de medicamentos hormonais, a duração do estro é reduzida.Mas depois de 1-2 meses, o processo é retomado, o que exigirá terapia hormonal repetida. Este método é perigoso porque depois de tomar esses medicamentos aumenta o risco de desenvolver tumores.
  2. Esteróides. Essas drogas são usadas para castrar homens e mulheres. Os esteróides são considerados mais eficazes que os medicamentos hormonais. Porém, este método é utilizado desde que os animais estejam livres de doenças. Além disso, muitas vezes ocorrem complicações após o uso de esteróides.
  3. Implantes. Este método envolve a implantação de estruturas especiais (implantes) que previnem o risco de gravidez. Este método é considerado o mais eficaz, pois não causa complicações. No entanto, os implantes precisam ser substituídos a cada 2 anos. E esses designs são caros.

A castração química é proibida quando:

  • doenças hepáticas;
  • patologias do aparelho geniturinário;
  • tumores de vários tipos;
  • doenças crônicas.

Após a castração química, os machos continuam a marcar o seu território. E a pele dos animais emite um cheiro característico.

muitos furões

Pós-operatório

Após a cirurgia, o funcionamento do sistema músculo-esquelético dos furões é perturbado. Essa complicação é típica da anestesia geral. Geralmente a condição do animal volta ao normal dentro de 24 horas após o procedimento.

Depois que o animal acordar, o animal pode receber água. No entanto, você pode alimentar seu furão quando ele estiver totalmente recuperado da anestesia. A princípio, é recomendado manter o animal em uma gaiola, limitando sua mobilidade. O período de reabilitação dura de 10 a 14 dias. Todo esse tempo o animal deve ficar em uma gaiola sem cama.

Especialista:
Até a cicatrização completa, recomenda-se tratar a sutura com água oxigenada, clorexidina ou outro produto prescrito pelo médico veterinário.O animal não deve tomar banho por 2 a 3 semanas.

Após a cirurgia, o metabolismo dos animais fica mais lento. Nesse sentido, os criadores precisam ajustar a dieta diária dos furões. Recomenda-se fornecer ração premium especializada para animais castrados. Fórmulas baratas são contra-indicadas para animais, uma vez que tais produtos geralmente contêm substâncias cancerígenas e outras substâncias tóxicas que podem matar um animal de estimação.

Com alimentação e cuidados adequados, a castração não afeta em nada o nível e a qualidade de vida do animal. Os furões após o procedimento tornam-se menos agressivos, mas permanecem ativos e brincalhões. Por esta razão, após a castração o peso do animal não muda.

Possíveis complicações

Após a castração, aumenta o risco de desenvolver hiperadrenocorticismo, ou tumor adrenal. De acordo com os resultados da pesquisa, tal neoplasia é detectada em 20-80% dos homens que foram submetidos a tal procedimento.

Uma taxa tão elevada se deve ao fato de que após a castração a glândula pituitária continua a produzir o hormônio luteinizante. Este último em animais comuns afeta os testículos e os ovários. Mas em animais castrados, esse hormônio irrita as glândulas supra-renais e promove o aparecimento de tumores.

Em média, o tumor se forma 3-4 anos após a cirurgia. Os hiperadrenocorticismos também ocorrem após a castração química. A razão para o aparecimento do tumor neste caso é semelhante. No entanto, os riscos de desenvolver tumor após a castração química são menores.

As possíveis complicações deste procedimento também incluem:

  • infecção de feridas;
  • sangramento interno;
  • endocrinopatia adrenal (partes de órgãos permanecem na cavidade abdominal);
  • obesidade;
  • patologias do trato gastrointestinal;
  • hiperplasia da glândula mamária.

Após a castração química com uso de hormônios ou esteróides, o número de possíveis complicações aumenta significativamente.

Quanto custa a esterilização?

O custo do procedimento depende do tipo de cirurgia escolhida e do sexo do animal. A intervenção cirúrgica em homens é estimada em 1,6-2,2 mil rublos. A remoção dos ovários e do útero de uma mulher custa de 3,2 a 4 mil rublos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim