Se furão mantido como animal de estimação, ele, como todos os animais, deve ser vacinado contra doenças infecciosas comuns e perigosas. Algumas das doenças são perigosas não só para os furões, mas também para os humanos. Vejamos quando e como vacinar um furão, com que idade e como preparar o animal. Quais vacinas você pode escolher, quais efeitos colaterais e contra-indicações elas apresentam?
Preparando o animal
Todos os furões mantidos em casa são vacinados, mesmo que não saiam para passear.Um animal ainda pode ser infectado; a infecção entra nas instalações através das roupas, sapatos e pertences do proprietário.
Eles começam a vacinar furões aos 3-4 meses de idade. Não é recomendado vacinar antes dessa idade, pois o organismo de um animal jovem ainda não é capaz de responder corretamente ao medicamento. É possível vacinar após 4 meses, mas neste caso o furão, se não for vacinado, estará em risco de infecção. Apenas animais de estimação saudáveis são vacinados.
Antes de vacinar, é necessário examinar o animal, verificar se há febre, inflamação e danos. 2 semanas antes da vacinação agendada deve ser feita a desparasitação, mesmo que não seja necessária. Trate também o pelo contra pulgas e carrapatos. A destruição dos parasitas é obrigatória, caso contrário o efeito da vacinação será reduzido. Os parasitas internos e externos afetam significativamente o funcionamento do sistema imunológico, reduzem a resistência geral e o desenvolvimento de uma resposta imunológica é mais lento do que o necessário.
Antes da vacinação e durante algum tempo depois, o furão não deve entrar em contacto com outros animais. Isso reduzirá o risco de complicações. Recomenda-se tomar um medicamento imunomodulador antes da vacinação para preparar o corpo do furão para a carga. Embora esta etapa não seja obrigatória.
Calendário de vacinação e precauções
Existem diferenças na vacinação por idade. Na primeira etapa da vacinação, os furões com menos de 8 meses de idade são vacinados contra cinomose canina, enterite por parvovírus, leptospirose, parainfluenza e hepatite infecciosa.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Não se deve vacinar furões doentes, fêmeas grávidas e lactantes, bem como aqueles animais que apresentam hipersensibilidade aos componentes do medicamento. Após a vacinação, o organismo do animal pode reagir ao medicamento com diminuição da atividade e leve dor no local da injeção. Em 1-2 dias tudo deverá voltar ao normal. Se forem observadas letargia, sonolência e indigestão, também são possíveis reações como coceira e vermelhidão da pele - uma manifestação típica de uma reação alérgica. Nesse caso, é necessário levar o furão ao veterinário para exame, pois são possíveis complicações.
Período pós-vacinação
Durante 1,5 semanas, é necessário manter o furão em temperatura e umidade constantes, evitar o estresse e não permitir que ele entre em contato com animais. Não se deve tomar banho nem trabalhar demais, para não sobrecarregar o corpo. Isto é necessário para o desenvolvimento da imunidade. Se o animal foi vacinado com sucesso, após o período pós-vacinação você pode mudar para o regime habitual e permitir que o furão seja mais ativo.
Preço e tipos de vacinas
Na Rússia, não são utilizadas vacinas especializadas para furões. Na prática veterinária, são utilizadas vacinas multicomponentes Nobivac e Eurican. Na primeira fase, quando o furão tem 2,5-3 meses de idade, utiliza-se NobivacDHPP+L. 3-4 semanas após a utilização da vacina NobivacDHPP+RL. O mesmo princípio se aplica à vacinação com Eurican. A injeção é administrada na região cervical ou entre as omoplatas.
Se o risco de infecção for alto, a vacina Nobivac Puppyc pode ser usada em furões de 1,5 a 2 meses de idade. Os adultos são vacinados uma vez por ano com NobivacDHPP+RL, ou seja, o complexo completo. Se o histórico de vacinação for desconhecido, o animal é vacinado 2 vezes e repetido todos os anos.
Custo aproximado das vacinas: Nobivac – 300 rublos. e Euricano – 500 esfregar.A imunidade é formada 1,5 semanas após a administração repetida do medicamento ao usar Nobivac e 2-3 semanas após o uso de Eurican. Válido por 1 ano a partir da data de introdução.
Seringas estéreis são usadas para injeção; a vacina colocada na seringa é administrada ao animal imediatamente. A vacina é aplicada no volume de 1 ml (1 dose) por via subcutânea na região da escápula ou no músculo da coxa.
Os medicamentos são transportados e armazenados em local escuro, seco e fresco, com temperatura de 2 a 8 °C. A droga não deve congelar. A vida útil do Eurican é de 1 ano, do Nobivac é de 2 anos. Após o vencimento do prazo de validade, os medicamentos não devem ser utilizados em hipótese alguma, pois não terão efeito.
Os medicamentos usados para vacinar furões são altamente eficazes (cerca de 95%), de alta qualidade e seguros quando usados corretamente. Raramente seu uso causa efeitos colaterais ou complicações. A imunidade se desenvolve rapidamente e dura todo o período especificado pelo fabricante.
A vacinação dos furões contra infecções perigosas é obrigatória, assim como a vacinação de todos os carnívoros. Sem imunidade, que se desenvolve após a vacinação, os animais, na maioria dos casos, ficam gravemente doentes e morrem. Isto se aplica tanto a furões adultos quanto a animais jovens. Portanto, não se pode pular as etapas da vacinação e muito menos ignorá-la completamente. Os animais podem ficar doentes a qualquer momento, mesmo sem se comunicarem com sua própria espécie ou com outras criaturas vivas. Com imunidade eles estarão seguros.