O pelo dos furões de estimação normais é colorido em diferentes tons de marrom. A cor dos furões brancos é totalmente branca, sem manchas. Esses animais são considerados albinos. Vejamos as vantagens e desvantagens dos animais, as regras para mantê-los e cuidar deles em casa, como arrumar um lar, o que alimentar, como tratar e prevenir doenças.
Características dos furões brancos
Os furões brancos vêm em duas cores: zibelina e albino. Independentemente da cor da pelagem do animal adulto, os filhotes nascem brancos. Então, após 2 a 3 semanas de vida, alguns apresentam cauda e patas mais escuras, focinho e o subpêlo adquire uma tonalidade cinza-amarelada.
Os albinos não apresentam alteração na cor da pelagem; podem ser identificados pelos olhos vermelhos, uma característica dos albinos. Na população nascem não apenas albinos reais, mas também parciais; eles têm olhos escuros.
Vantagens e desvantagens
Os criadores de gado observam as seguintes vantagens dos furões brancos:
- cor original;
- Eles não requerem cuidados especiais e comem alimentos padrão.
Desvantagens dos furões brancos:
- saúde pior do que indivíduos de cor;
- a prole de albinos pode ser colorida, já que o gene responsável pela ausência de pigmento na pelagem é recessivo.
É precisamente por causa da coloração incomum dos furões brancos que os criadores ficam felizes em criá-los em casa como animais de estimação. Com bons cuidados, os animais podem viver de 5 a 7 anos.
Manutenção e cuidados
As regras gerais para a criação de furões brancos são semelhantes às dos animais de pêlo escuro. Para um animal de estimação, é preciso preparar um local onde ele vai morar, calcular e preparar uma dieta alimentar e cuidar do animal.
Habitação
O furão se acostuma rapidamente com as pessoas, é um animal perspicaz e inteligente que aprende rapidamente tudo o que precisa. Mas com outros animais de estimação pode haver problemas. Os furões são predadores e caçam porquinhos-da-índia, aves e répteis. Portanto, os animais dessas espécies só podem ser mantidos separadamente, em ambientes diferentes. Os furões são amigos dos gatos, você pode mantê-los com cães, mas não da raça caçadora.
Você precisa comprar uma gaiola para o seu furão. com barras de metal, nas quais ele se alimentará e dormirá. A gaiola não deve ser pequena, os furões são animais ativos e não gostam de espaços apertados. Você não pode manter um animal em uma gaiola o tempo todo; você precisa deixá-lo sair para passear pela sala todos os dias.
Deve haver um local na gaiola onde colocar comedouro e tigela de água, e no local oposto - uma bandeja, pois os furões são animais limpos e não defecam onde comem. Você também deve pendurar uma rede na gaiola onde o animal irá descansar. Ao caminhar pela sala, certifique-se de que o animal não mexa nos vasos de flores ou os vire, o que os furões fazem prontamente.
Nutrição
A base da dieta dos furões é a alimentação animal - carne e órgãos internos de animais e aves. Eles também comem ovos crus, que podem ser dados, mas não com frequência - não mais do que 2 vezes por semana. Bebem leite, comem requeijão e queijo, vegetais e frutas crus e cozidos, mas em pequenas quantidades. Você pode dar boas variedades de peixes. O animal precisa ser alimentado 2 vezes ao dia. A água deve estar sempre nos bebedouros.
Em vez de alimentos naturais, você pode alimentar seus furões com alimentos preparados destinados a furões e furões. Alimentos para cães e gatos não são adequados. A comida deve ser profissional e de classe premium. Alimentos prontos e baratos têm um efeito negativo na digestão e no desenvolvimento dos furões, por isso não devem ser consumidos.
Higiene
A pelagem branca dos furões requer cuidados constantes. Isto é ainda mais necessário porque, enquanto caminham, os animais gostam de rastejar por todos os tipos de cantos escondidos onde acumulam poeira. Portanto, os animais precisam ser penteados e banhados com xampus especiais. Você pode comprar produtos de higiene em pet shops. O banho ajudará a resolver outro problema: o odor desagradável dos machos não castrados. Os animais não têm medo de nadar, até adoram nadar, mas devem ser ensinados a nadar desde cedo. A água deve estar morna e a lã deve ser bem lavada para que nenhum resíduo permaneça nela.
Uma solução radical para o problema do odor é a castração: se os animais forem esterilizados, não cheirarão mal e o seu pêlo permanecerá branco como a neve. Apenas os machos que não estão planejados para reprodução são esterilizados. Para as fêmeas a esterilização não é necessária, mas também é realizada para deixar os animais mais calmos e dóceis.
É necessário cuidado redobrado com a pelagem durante o período de muda, que nos furões domésticos ocorre duas vezes por ano: no início de março e em outubro-dezembro. Nesse momento, é necessário pentear os cabelos soltos com um pente de dentes finos para que caiam mais rápido.
Prevenção de doença
Os furões podem sofrer de doenças infecciosas, distúrbios alimentares e doenças metabólicas. As razões, na maioria dos casos, são a má nutrição e os cuidados insuficientes.
A prevenção de doenças consiste em monitorar a dieta do animal e incluir apenas alimentos saudáveis. Limpe a gaiola e os equipamentos, dê banho e penteie o pelo do animal em tempo hábil. O banho e a penteação têm outro objetivo – a destruição de parasitas que podem estar no pelo e nas orelhas dos furões. Eles geralmente aparecem em animais de estimação de cães e gatos. Se o banho não ajudar, você precisará comprar medicamentos especiais contra pulgas e piolhos para matá-los.
O furão doméstico branco não necessita de cuidados especiais ou alimentação especial. A manutenção e a dieta alimentar não diferem daquelas exigidas para furões com pelagem colorida. Você pode manter animais de estimação em uma gaiola em um cômodo normal de um apartamento ou casa, ao lado de seus cães e gatos habituais.