Apesar de sua aparência atraente, os furões selvagens têm uma disposição agressiva. Isso se explica pelo fato do animal pertencer à categoria dos predadores. No entanto, manter furões em casa está ganhando popularidade hoje. Isto se deve em parte ao desenvolvimento de uma raça especial de furões conhecida como furões. Esses animais de estimação são menos agressivos e mais fáceis de treinar.
- Descrição do animal
- Variedade de cores
- Albino
- Furão branco
- Chama
- champanhe
- Canela
- Canela com marcações
- Dálmata
- Cor chocolate
- Chocolate com marcações
- Cor preta
- Cor prata
- Cor dourada
- Classificação por tipo de pelagem
- Raças de furões
- Vista da estepe
- Do Extremo Oriente
- Vista da floresta
- Fretka
- Dourado
- Olhar americano
- Honorik
Descrição do animal
Como outros membros da família dos mustelídeos, o furão tem um corpo alongado e atarracado. Graças a essa estrutura, o animal consegue penetrar em tocas, roubando ovos. As seguintes características são características de um furão:
- o comprimento médio do corpo não ultrapassa 50 centímetros;
- dependendo do tipo, o peso varia de 300 gramas a dois quilos;
- patas fortes e garras alongadas;
- pescoço longo coroado por cabeça oval;
- O comprimento da cauda chega a 20 centímetros.
A popularidade dos furões se deve em parte ao fato de os animais terem pelos grossos e fofos, cuja cor pode mudar dependendo da estação.
Na hora de adquirir esse animal de estimação, é preciso levar em consideração que existem glândulas especiais próximas à cauda que secretam um líquido de odor desagradável que afugenta os inimigos. Em casa, como mencionado acima, eles contêm uma subespécie especial conhecida como furões. Os representantes desta espécie parecem furões da floresta. A semelhança externa se deve ao fato de estes últimos terem sido os ancestrais dos trastes.
Variedade de cores
Dependendo da região de residência, a cor da pelagem dos furões varia de tons claros (brancos) a escuros (pretos). Essa diversidade se deve ao desenvolvimento evolutivo do animal. A cor da pelagem “ajusta-se” às características da área em que vive o furão.
Albino
Os albinos (ou furos) são descendentes de animais da floresta. Os cabelos desses corpos furões brancos, mas às vezes há inclusões de tons creme. Furo tem nariz rosa e olhos vermelhos. Esta espécie raramente é encontrada na natureza.
Furão branco
Os furões brancos lembram os albinos na aparência.Mas esta espécie tem olhos pretos ou azuis. Apesar de esses animais de estimação sofrerem frequentemente de surdez devido à predisposição genética, os furões brancos continuam em demanda entre os criadores.
Chama
Os representantes desta variedade distinguem-se por uma variedade de cores. Uma característica distintiva desses animais de estimação é uma faixa branca que vai do nariz e ao longo do pescoço. Nas patas dianteiras existem “luvas” de cor semelhante.
champanhe
Esta variedade é caracterizada por um toque de chocolate ao leite. Mas o subpêlo tem uma cor branca ou dourada clara. À medida que você avança em direção à cauda e aos membros, a cor do cabelo escurece gradualmente. A cor dos olhos também muda de preto para rosa.
Canela
Canela (canela) é uma cor marrom-cobre rara, razão pela qual os furões com esta pelagem são muito populares entre os criadores. Como no caso anterior, o cabelo escurece à medida que se move em direção à cauda. As canelas têm olhos pretos ou bordô e o subpêlo é cremoso ou bege.
Canela com marcações
Esta variedade difere da anterior pela presença de manchas brancas nos membros.
Dálmata
Este tipo de furão é caracterizado pela presença de pêlo branco, que se “dilui” com manchas pretas na cabeça e no corpo. O nariz desses animais é rosa. Mas são possíveis inclusões de manchas pretas.
Cor chocolate
Externamente, os furões cor de chocolate lembram sabres. Porém, os primeiros apresentam subpêlo bege ou trigo. Há um padrão em forma de T no nariz dos furões, os olhos são pretos e o focinho é coberto por uma máscara pronunciada. A cor da pelagem escurece na cauda e nas pernas.
Chocolate com marcações
Esta variedade difere da anterior pela presença de “luvas” brancas nos membros.
Cor preta
Essa cor é conhecida como preto sólido.Os furões com esse pelo se distinguem pelos pelos pretos, cuja tonalidade praticamente não muda em todo o corpo e na cabeça. O nariz e os olhos têm uma cor semelhante.
Cor prata
A pelagem desses animais é bege claro ou branca. Mas a pelagem se distingue por uma cor cinza acinzentada. Furões com essa pelagem são apreciados entre os criadores. As características especiais dos bichinhos também incluem “luvas” brancas nas patas e nariz rosa.
Cor dourada
A pelagem desta espécie de animal varia do branco na base, ao subpêlo amarelo ou laranja e ponta marrom ou preta. O nariz e os olhos do animal são pretos.
Classificação por tipo de pelagem
Dependendo do tipo de pelagem, distinguem-se os seguintes tipos de furões domésticos:
- Angorá. Caracterizado por cabelos longos com fios de até 12 centímetros. Os machos angorá têm pêlo mais fofo que as fêmeas. Externamente, esses animais também se destacam pelas narinas retorcidas.
- Meio angorá. Esta espécie tem pêlos de 5 cm de comprimento nas costas.
- Pelagem normal. O comprimento do cabelo não ultrapassa 3,5 centímetros. Além disso, esta variedade apresenta subpêlo espesso e denso.
Furões com pelagem de zibelina são populares entre os criadores. Também em alta demanda está uma variedade chamada panda. Esse nome foi dado devido ao fato da cabeça, pontas das patas, ombros e peito dos animais serem brancos. No entanto, os furões panda, como vários outros animais de estimação criados artificialmente, sofrem de surdez geneticamente determinada.
Entre os criadores, a gradação é utilizada com base no tipo de marca na pelagem. A cor das manchas, neste caso, varia bastante. Mas apenas os furões perolados apresentam manchas cinzentas.
Raças de furões
Os furões selvagens são geralmente agrupados em três grandes grupos. No entanto, os investigadores distinguem 7 raças destes animais.
Vista da estepe
Ambas as desvantagens complicam a manutenção das espécies estepárias em cativeiro.
Do Extremo Oriente
As espécies do Extremo Oriente são caracterizadas por tamanho e peso corporal semelhantes às espécies das estepes.
Esta raça vive em estado selvagem no Extremo Oriente Russo, e é por isso que recebeu esse nome.
Vista da floresta
O furão da floresta (comum, preto, escuro) atrai não só pelo seu corpo pequeno, cujo comprimento não ultrapassa 50 centímetros, mas também:
- peso leve, chegando a 1,5 quilo;
- cauda alongada (até 20 centímetros);
- cores contrastantes.
Os furões da floresta não são criados em casa porque:
- a dieta inclui muitos animais pequenos, incluindo coelhos;
- Os animais preferem se instalar no cinturão florestal.
Esta espécie vive em climas temperados.
Fretka
Ferret é um furão florestal domesticado, que se distingue pelas seguintes características:
- disposição amigável;
- capacidade de conviver com outros animais;
- suscetibilidade ao treinamento.
Ao manter furões, você precisa considerar que:
- o animal muda ativamente na primavera;
- Aves e roedores não devem ser mantidos com animais.
Os furões não são inferiores em tamanho aos furões da floresta.Mas os animais domesticados pesam 1,5 a 2 vezes mais do que seus parentes selvagens.
Dourado
A aparência dourada é caracterizada pelas seguintes características:
- subpêlo laranja;
- pêlo sedoso e fofo;
- dimensões compactas (comprimento – até 50 centímetros).
Os animais dourados distinguem-se pelo facto de:
- derramou ativamente;
- não tolera estar perto de outros roedores.
Devido ao fato de os furões dourados descenderem dos furões da floresta, ambos os tipos de animais possuem traços de caráter semelhantes.
Olhar americano
As vantagens do tipo americano são consideradas as seguintes:
- peso corporal - até um quilograma;
- comprimento do corpo - até 40 centímetros, cauda - até 15 centímetros;
- Na base existem pelos brancos, que ficam pretos à medida que sobem.
Ao planejar manter furões americanos, você precisa considerar que:
- os animais requerem muito território livre;
- Os animais se alimentam de esquilos e ratos.
Esta espécie também está adaptada para viver em latitudes temperadas com invernos longos.
Honorik
As homenagens são atraentes porque:
- assemelham-se externamente a um vison;
- tem pelo preto brilhante;
- sinta-se bem na água.
As desvantagens deste tipo incluem o seguinte:
- disposição agressiva;
- não conseguem viver em cativeiro.
Honoriki adquiriu essas características pelo fato de esta espécie ter sido obtida pelo cruzamento de furões da floresta e das estepes com visons.