Criar qualquer animal é um assunto complexo e responsável que deve ser abordado com a máxima atenção. A preparação exigirá uma preparação extensa e variada, porque estamos a falar da saúde dos furões e dos futuros descendentes. Antes de começar a criar furões domésticos ou furões, furos, é preciso avaliar antecipadamente todas as dificuldades que virão, bem como a necessidade de “colocar” os futuros filhotes em boas mãos.
Coincidindo
Criar furões em casa é um pouco diferente do acasalamento em viveiros, onde 5 a 6 fêmeas são “designadas” para um macho. Em casa, os proprietários tentam selecionar um par para seus animais de estimação de acordo com os seguintes princípios:
- Cor da pelagem. Para produzir descendentes, é melhor que os pais tenham a mesma cor de pelagem, caso contrário poderão ocorrer efeitos indesejáveis.
- Caráter flexível. Se em um par um dos furões ou ambos os pais tiverem uma disposição agressiva, pouco pacífica e briguenta, há uma chance de que tais características negativas sejam transmitidas aos descendentes.
- Saúde. Isto é muito importante, principalmente para a fêmea, pois ela terá que gerar, dar à luz e alimentar descendentes fortes e saudáveis.
- Aceitação de um homem por uma mulher. A seletividade está presente nesses animais; uma fêmea ou um macho podem reagir negativamente ao par proposto, o que em alguns casos os obriga a trocar furões previamente selecionados para reprodução com base em outros parâmetros.
Furões fêmeas são boas mães. Eles cuidam dos filhotes e podem até aceitar os cachorrinhos de outras pessoas que ficam sem ama de leite.
Como saber quando é hora de acasalar?
Os furões atingem a maturidade aos 7-12 meses, a atividade sexual dos machos dura até 5 anos, as fêmeas podem dar à luz por 3-4 anos. O ciclo sexual dura de março a setembro e está associado ao aumento do horário de verão.
Para a mulher
O início do estro em um furão é determinado por mudanças no tamanho e na cor do órgão genital externo, chamado de alça. Ele se enche gradualmente, aumenta de tamanho, primeiro fica rosa e depois fica vermelho. A secreção surge da alça, facilitando a relação sexual. Se a secreção for transparente e não apresentar odor desagradável, está tudo em ordem com a saúde do animal.Se o corrimento for turvo, seroso, purulento ou com cheiro ruim, o animal está com infecção e deve ser levado imediatamente ao veterinário. Tal animal não pode ser acasalado.
Para o homem
O início da época reprodutiva em furões machos é caracterizado por aumento da excitabilidade. Ele se esfrega em todos os objetos que de alguma forma provocam seu interesse sexual, por exemplo, seus brinquedos, travesseiros, chinelos, pés de pessoas e assim por diante. O animal pode ficar irritado e até agressivo.
Os sinais externos de prontidão para o acasalamento são o aumento e o inchaço dos testículos. O momento mais desagradável é marcar o território com urina, que tem um odor forte e pungente.
Preparação para o acasalamento
Antes de começar a criar furões, você deve realizar os seguintes procedimentos:
- Verifique os documentos médicos do “parceiro” do furão, descubra o que ele estava doente e se há algum desvio de comportamento ou de saúde.
- Seja examinado por um veterinário em busca de infecções ou doenças ocultas (aplica-se tanto a homens quanto a mulheres).
- Realize as vacinas necessárias (raiva, peste) pelo menos 2 semanas antes do acasalamento.
- Livre-se dos vermes para ambos os animais.
- Elimine o risco de endogamia. Para fazer isso, você também precisa verificar os documentos de ambos os furões.
- Pense com antecedência em como criar condições confortáveis para os animais acasalarem.
- Faça um ninho para a fêmea que servirá de toca para ela e para os filhotes durante todo o período de alimentação dos filhotes.
Se devidamente preparado, o procedimento de acasalamento não será estressante nem para os animais nem para seus donos. A fêmea acasala com o macho aproximadamente 2 semanas após o início do estro, quando a fertilização bem-sucedida é mais provável.
Como funciona o processo
O acasalamento de furões pode ser intimidante para proprietários novatos porque parece uma luta violenta com gritos, guinchos e uma tentativa do macho de agarrar a fêmea pela cernelha. Não há necessidade de ter medo de uma manifestação tão violenta de paixões: o processo prossegue como a natureza pretendia. O acasalamento dura até duas horas, os animais são deixados juntos na mesma sala por 1-3 dias. Normalmente a fêmea é trazida para o território do macho, caso contrário ela pode considerá-lo um “invasor”.
Retricô
O sucesso do acasalamento é avaliado pela redução no tamanho da alça. Deve desaparecer completamente em cerca de 7 a 10 dias. Se isso não acontecer, será necessário um segundo acasalamento, talvez com outro macho, caso o “velho” se revele insustentável.
Quando é necessária a intervenção humana?
Não há necessidade de interferir no processo de acasalamento, mas é imperativo examinar os animais após uma tempestuosa “noite de amor”. Dentes e garras afiadas podem ferir as membranas mucosas ou a pele, por isso as lesões são tratadas com medicamentos anti-sépticos veterinários. No futuro, a assistência humana consistirá apenas no acompanhamento do curso da gravidez, proporcionando condições para o parto e alimentação dos bebês e, se necessário, assistência em obstetrícia.
Gravidez em furões
Se após o acasalamento a alça diminuiu e ficou invisível, então a barriga aumentou e os mamilos ficaram inchados, o dono pode estar de parabéns. O processo de geração de filhotes em furões dura de 42 a 45 dias, há de 6 a 9 filhotes por ninhada.
Para que um animal tenha sucesso na geração de descendentes saudáveis durante uma gravidez múltipla e não se esgote, é necessário organizar uma alimentação adequada e planejar uma dieta alimentar. É composto pelos seguintes produtos:
- Carne crua fresca (os furões são carnívoros obrigatórios, alimentando-se exclusivamente de carne).
- Queijo cottage com alto teor de cálcio.
- A adição de óleos vegetais e manteiga aos alimentos é bem-vinda.
- A dose padrão de vitaminas e minerais é duplicada.
Durante a gravidez, limite o contacto com outros furões e outros animais domésticos ou selvagens, pois podem ser fontes de infecção.
Sinais de aproximação do parto
Antes do parto, a chorikha começa a “arrumar” o ninho, agita-se, preocupa-se, depois tenta não sair de casa e recusa comida.
O parto dura até 12 horas, caso contrário é chamado o veterinário. A mãe não começa a alimentar até que todos os filhotes nasçam. Os filhotes nascem cegos, surdos e completamente indefesos.
Erros de novato
Pessoas que tenham experiência na criação desses animais e que estejam moral e financeiramente preparadas para as provações e custos deveriam começar a criar furões. Os seguintes erros ocorrem neste caso:
- Configuração incorreta de um par de furões.
- Falta de formação veterinária – os animais não são vacinados, não são examinados e não são desparasitados.
- Há pouco tempo alocado para o acasalamento.
- A recriação não foi realizada, a gravidez não foi monitorada.
- O macho é trazido para o território da fêmea.
Antes de começar a criar furões, você deve avaliar seus pontos fortes e capacidades. Se for difícil dar à mãe e aos filhotes os cuidados e condições necessários, é melhor esterilizar os furões. Isso será mais humano com os animais de estimação.